Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
DestinosEuropa

Comida alemã: 20 pratos típicos para você provar

por   Natalia Manczyk 18 de junho de 2020
por   Natalia Manczyk 18 de junho de 2020 2 comentários
weisswurst comida alema

A comida alemã vai muito além das salsichas. Tudo bem que a Alemanha é a terra dos embutidos, mas o país também é famoso pelos pães, batatas, conservas e doces. Cada comida típica da Alemanha vai bem com um acompanhamento específico e os ingredientes variam de região para região do país. Para provar a variedade da comida alemã, confiram nosso guia com 20 pratos típicos da Alemanha.

Wurst

A primeira comida alemã da lista só poderia ser a salsicha. São mais de mil tipos do embutido no país, e mesmo em uma vida é pouco possível provar todas as variações. Mas, em alguns dias de viagem você consegue experimentar pelo menos as principais. Seja com pão, em rodelas ou a Currywurst, salsicha servida em rodelas com molho de tomate e pó de curry, perfeita para aquela fominha da tarde. Aqui vai uma explicação básica de cada salsicha, afinal, é bom seguirmos a frase do príncipe alemão Otto von Bismarck: “Quanto menos as pessoas souberem como se fazem as salsichas e as leis, melhor dormirão à noite”.

1.Bratwurst 

É a mais típica das salsichas alemãs. É assada, servida nas barraquinhas de rua dentro de um pão, ou, no caso de  restaurantes, vem acompanhada de salada de batata. É  feita com carne moída de porco e vitela (em menor quantidade) , já o formato e o tamanho variam conforme a região da Alemanha.

bratwurst-prato tipico-Alemanha

2.Wienerwurst / Frankfurterwurst

As duas salsichas alemãs são bem semelhantes, crocantes, finas e avermelhadas como as salsichas de cachorro-quente. Mas enquanto a Frankfurter (famosa em registros já no século 13) é feita só de carne suína, a Wiener é formada por carne suína e bovina.

3.Bockwurst

Enquanto a Bratwurst vem com mais carne de porco que de vitela, a Bockwurst é feita com mais carne de vitela que suína. É a mais consumida da Alemanha, e tem esse nome porque era consumida com cerveja do tipo bock. O acompanhamento mais comum para a Bockwurst é a mostarda quente.

Siga o @portadeembarque no Instagram um subtitulo x px

4.Weisswurst

A salsicha típica da Baviera é feita de carne de vitela e porco, temperada com cebola e salsa fresca e, consumida, vejam só, no café da manhã. A tradição é comê-la antes do meio-dia, acompanhada de mostarda doce, pretzel e cerveja. Aliás, nós estrangeiros, acabamos comendo a Weisswurst de garfo e faca, já os alemães comem a salsicha sem tirar a pele, chupando a carne por uma das pontas, o que chamam de “zuzeln”.

comida alema weisswurst

 

5.Eisbein – a mais típica comida alemã

É o prato mais típico da Alemanha: o famoso joelho de porco. Apesar da tradução, a carne na verdade é o pedaço entre o joelho e o tornozelo do animal. Faz sentido, afinal, em alemão, bein é perna. Mas e o “eis?”. Confundindo mais um pouco, eis significa gelo, e dizem que pode ser chamado assim por conta da camada branca de gordura ao redor da carne, ou porque antigamente caçadores sem o sapato apropriado para andar na neve usariam ossos de joelho de porcos amarrados aos sapatos para conseguir fincar os pés e caminhar sem problemas na neve.

Organize a sua viagem:

  • Oferta de hotéis em Berlim

Além da divergência histórica, fique atento porque o nome do prato também muda conforme a região da Alemanha. Enquanto em Berlin é conhecido por Eisbein mesmo, na Baviera é chamado de Schweinshax, e no norte da Alemanha é conhecido como Bötel.

eisbein comida alema

Se a origem do nome tem divergências, uma garantia você pode esperar: o prato é bem generoso. Tanto que em muitos restaurantes de comida alemã é apresentada a opção de meio eisbein – e ainda assim o prato é para os fortes.  Em Berlim, o Eisbein costuma ser cozido, enquanto na Baviera é grelhado, assado ou mesmo cru, e geralmente vem acompanhado tanto de chucrute (sauerkraut) quanto de uma das muitas variações de batata, como purê de batata (kartoffelpüree) e salada de batata (kartoffelsalat).

Se inspire com mais posts sobre a Europa:

  • Os melhores mercados de Natal na Alemanha
  • O que fazer em Berlim: os 30 melhores passeios
  • Oktoberfest de…Stuttgart
  • A incrível mina de sal de Wieliczka, na Polônia
  • York: a cidade mais histórica da Inglaterra

6. Schnitzel

O nome dessa comida alemã é refinado, mas o schnitzel nada mais é que o nosso milanesa, ou, carne em fatias finas sem ossos empanada. O mais clássico é austríaco, o Wiener Schnitzel, feito de vitela, mas o schnitzel pode ser também de carne de boi e porco. Teoricamente, todo schnitzel de vitela é o Wiener Schnitzel, e deve ser anunciado desse jeito nos menus. Mas até os alemães já deram uma relaxada, e é mais comum encontrar nos cardápios, simplesmente, schnitzel. Eles foram adaptados e podem também vir recheados de queijo e presunto ou mesmo cobertos com rodelas de limão e salsinha.

Faça um tour da cerveja em Munique com guia em espanhol

schnitzel comida alema

7. Sauerkraut

O Sauerkraut, ou para nós brasileiros, chucrute, é dos pratos mais conhecidos da culinária alemã. Trata-se de repolho fermentado, e costuma sempre acompanhar o joelho de porco ou as salsichas brancas. O interessante é que o prato tipicamente alemão nasceu na China, no século 3 a.C, quando o repolho fatiado e fermentado em vinho de arroz era “a ração fornecida aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China”, segundo Maria Lucia Gomensoro no Pequeno Dicionário de Gastronomia. Se repolho azedo faz você torcer o nariz, saiba que essa comida é bem saudável. É rico em vistaminas C e B, e por ser em conserva e duradouro, foi bem usado pelos alemães no inverno para manterem os nutirentes.

repolho prato tipico alemanha

8.Kartoffelsalat

A salada de batata na Alemanha também serve como acompanhamento para as carnes – no caso as salsichas –, mas a diferença na gastronomia alemã é que nem sempre ela é feita com maionese como no Brasil. A receita desse prato alemão varia conforme a região ou mesmo a família. No sul da Alemanha, a salada de batata não vem com maionese, pode ser fria ou morna, e a batata é temperada com caldo de carne, vinagre e mostarda. Na Renânia, onde está Colônia, as batatas são misturadas a maionese, pepino em conserva e maçã. E no norte, maçãs e ovos cozidos são comum. Experimente e eleja a sua variação preferida entre os pratos alemães.

salada de batata comida alema

Salada de batata com o boulette, bolinho de carne berlinense

9. Leberkäseleberkase comida alema

Ao pé da letra, esse embutido clássico da Bavária significa queijo de fígado, mas calma: a iguaria da culinária alemã não leva nenhum dos dois. É um bolo de carne assado, e cortado em fatias como de pão. A carne é de porco – geralmente o lombo e a barriga – e pode ser misturada à carne bovina magra. Nos restaurantes da Bavária você vai encontrar essa comida alemã servida com pão, como um cachorro-quente, ou como refeição.

10. Reibekuchen (ou Kartoffelpüffer)reibekuchen comida alema

O Reibeküchen é uma comida alemã que se resume a panquecas abertas de batata ralada frita. São oferecidos em banquinhas pelas ruas, feiras, mercados, e claro, estão à venda nos supermercados. No norte e no oeste da Alemanha, são chamadas também de Kartoffelpuffer, enquanto na Baviera a comida alemã é conhecida como Reiberdatschi ou Erdäpfelpuffer. Independentemente do nome, o acompanhamento costuma ser o apfelmus (purê de maçã), mas os bávaros têm a tradição de comer o erdäpfelpuffer mais com chucrute. Está aí uma ideia para quem não curte muito misturar doce e salgado.

11. Spätzle

O spätzle é uma boa comida da culinária alemã para aquele momento que dá saudade de uma comidinha caseira, com todo o jeito de prato de vó. É uma massa feita de ovos, farinha e sal (às vezes também com água e leite), com jeito de pequenos nhoques. É tradicional do sul, mas especialmente na época dos mercados de Natal pode ser encontrado em diversas regiões. Geralmente o Spätzle acompanha pratos de carne e pode também ser servido com (muito) queijo derretido. Nesse caso, se torna o käsespätzle, um ótimo prato quentinho especialmente para o inverno.

[poll id=”7″]

Spätzle prato tipico Alemanha

12. Flammkuchen

A pizza alemã é especialidade das regiões próximas da fronteira com a França: Alsácia, Baden e Pfaz, por isso é comum também encontrá-la pelo nome não alemanizado, tarte flambée. Todos os nomes significam torta cozida na chama. A massa é fininha, assada em forno à lenha e pode ser tanto no formato redondo, quanto retangular. A cobertura mais comuns é de crème fraîche misturado a fromage blanc ou quark (semelhante à coalhada seca), com cebola e bacon.

14. Schwarzwälder Kirschtorte

O doce típico da Alemanha significa, literalmente, bolo de cereja Floresta Negra, ou, o nosso velho conhecido bolo Floresta Negra. São camadas de bolo de chocolate, com chantilly e cerejas entre cada camada, e, depois, o bolo é coberto com mais creme chantilly, cereja marrasquino, e raspas de chocolate. Segundo as tradições alemãs, o bolo só pode ser consideado o Floresta Negra quando é adicionada a Kirschwasser (um licor claro, destilado de cerejas negras). Em outras culturas, houve uma adaptação e o bolo pode ter rum ou mesmo não levar bebida alcoolica, como nos Estados Unidos.

Uma curiosidade: o nome do bolo é em referência ao licor produzido na região da Floresta Negra (no sul da Alemanha) feito com a destilação da cereja ginja.

15. Aplfelstrudel

Os alemães e os austríacos dividem a fama do doce.Tanto faz o território original: pode ir preparado para comer deliciosos Apfelstrudel na Alemanha – alias, eles são vendidos em qualquer lugar, de simples padarias a restaurantes renomados. O doce alemão é uma massa folhada fina (como um folhado), polvilhada com açúcar e recheada com maçãs, passas e canela. Tem aquele acalento de comida de vó, e quanto mais quentinha essa comida alemã vem à mesa, mais gostosa fica. É servida com sorvete de creme ou chantilly, e é perfeita para quem não gosta de doces muito doces.

Apfelstrudel comida alemanha

16. Kasslerkassler comida alema

Mais uma comida alemã com origens na Áustria. Trata-se de corte de carne de porco, salgado e defumado. Geralmente são usados o lombo, a barriga e a costela , e a carne é servida com chucrute e purê de batata.

17. Lebkuchen

É uma espécie de pão de mel e comida típica dos mercados de Natal da Alemanha, que acontecem do fim de novembro a dezembro pela Alemanha. Os formatos e as receitas são muitos, mas o Lebkuchen mais tradicional é o de Nuremberg, no sul da Alemanha, que costuma ser redondo, coberto de glacê ou chocolate. O lebkuchen de Nuremberg é tão tradicional, que inclusive tem denominação de origem, o que significa que só pode ser chamado de Lebkuchen de Nuremberg o doce feito na cidade.

Lebkuchen comida alema
lebkuchen oktoberfest

18. Fischbrötchen

A tradução literal é “sanduíche de peixe”, e não é que essa comida alemã é isso mesmo? é mais consumida no norte da Alemanha por conta da proximidade com o Mar do Norte e o Mar Báltico e, além de peixe, o sanduíche geralmente acompanha também cebola, pickles e molho remoulade. O peixe geralmente é o Arenque, bem típico na Alemanha, marinado com vinagre, azeite e cebola.

19. Königsberger Klöpsekonisberger klopse comida alemanha

Klöpse, em alemão, significa almôndegas. Na gastronomia alemã, elas são preparadas um pouco diferente: com carne suína e bovina, e servidas com molho branco, alcaparras (pois é, as alcaparras não precisam sempre acompanhar peixes) e muitas vezes até anchovas. Esta comida alemã surgiu na antiga Prússia, em uma região hoje entre a Polônia e a Lituânia, e é mais consumida no Norte da Alemanha e em Berlim. As almôndegas à moda alemã vêm acompanhadas de arroz ou, mais comum, batatas.

20. Bretzel

Na Alemanha, se escreve Bretzel, mas nada mais é que o nosso Pretzel. O Bretzel é originário do sul da Alemanha, e consiste em um pão assado, em formato de nó entrelaçado, vendido doce ou salgado.

pretzel prato alemanha

Gostou do conteúdo que você leu sobre a comida alemã? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

AlemanhaComidaEuropagastronomiapratos alemães
2 comentários
3
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
O parque e o hotel Xcaret já têm data para a reabertura: 15 de junho
Próximo post
Karlovy Vary: conheça a cidade tcheca pelos olhos de Beethoven

Você também pode gostar de

Astypalea: a ilha grega que virou laboratório de...

25 de agosto de 2025

Vero Beach, a praia perto de Orlando que...

8 de agosto de 2025

New Smyrna Beach: o que fazer na cidade...

30 de junho de 2025

O que fazer em Daytona Beach, na Flórida

16 de maio de 2025

Qual é o melhor Seguro Viagem para Europa?...

24 de fevereiro de 2025

2 comentários

smeteling 19 de outubro de 2022 - 8:54 am

cade as receitas como que faz odiei nota 10 negativo

Reply
Natalia Manczyk 20 de outubro de 2022 - 2:45 pm

Esse não é um site de receitas, e sim de viagem. Postei as comidas típicas, a história e onde encontrá-las para o turista que vai para a Alemanha. Quem quer receita deve entrar em um site de receitas

Reply

Deixe um comentário

Salvar meu nome e email para a próxima vez em que eu comentar

Encontre aqui

Novidades

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Tem mais no Instagram

Em Copenhagen, é impressionante: os carros quase Em Copenhagen, é impressionante: os carros quase desaparecem mesmo das ruas. 

Ela é uma cidade anti-carros, no bom sentido, claro. Foi feita para as bicicletas, para pedestres e para andar de transporte público. Aliás, é uma das poucas capitais com metrô 24h. 

Com tanta gente de bicicleta e a calmaria sem trânsito, stress e buzinas, Copenhaguen mostra como uma cidade pode funcionar sem depender de carros. 

#dinamarca #copenhagen🇩🇰 #copenhagen #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes
Vai um drink assim? Essa é a bloody mary do est Vai um drink assim? 

Essa é a bloody mary do estado do Wisconsin, nos Estados Unidos. Só um coquetel bem levinho! Brincadeiras à parte, vem com os cheese curds, os queijos empanados super típicos desse estado famoso pelos queijos! Não deixe de provar no mercado de Milwaukee! 

*viagem a convite do Travel Wisconsin e do Brand USA

#viajantesbrasileiros  #viagemnoseua #wisconsin #brasileirosnoseua #travelWI #visiteosUSA
Você já ouviu falar nas Montanhas Tatras? A ca Você já ouviu falar nas Montanhas Tatras? 

A cadeia de montanhas está a duas horas de Cracóvia e a quatro horas de Varsóvia, bem na fronteira da Polônia com a Eslováquia.

É conhecida como mini Alpes, e são muitas as trilhas para fazer por aqui. São entre riachos, lagos e vales no pé das montanhas. 

Mas, um dos bons jeitos de ver essas montanhas é assim: pegando um bondinho em Zakopane até o alto da colina Gubałówka. Dá para passar o dia aí nessa colina já que é cheia de bares e restaurantes.

No inverno, o cenário é outro. As montanhas ficam cobertas de neve e viram estação de esqui. Manda para quem ia adorar esse lugar! 

#Zakopane #gubałówka #polonia #cracovia #varsovia #brasileirosnaeuropa #invernonaeuropa
Você precisa ir nessa atração de Daytona Beach! Você precisa ir nessa atração de Daytona Beach! ⁣ ⁣ 

Pois é.. o posto de gasolina Buc-ee’s merece ser visitado! Se a gente já fica louco em qualquer loja dos Estados Unidos, imagina só em uma das maiores lojas de conveniência do mundo? daytona Beach fica a só 1h15 minutos de Orlando e está cheia de outras atrações! ⁣ ⁣ ⁣ 

* Viagem a convite do Visit Florida⁣ ⁣ ⁣ 

⁣ #LoveFL #AmoFlorida #LoveDaytonaBeach #brasileirosnaflorida #brasileirosemorlando #brasileirosnosEUA #mulheresviajantes #daytonabeach #brasileirospelomundo #viajantesbrasileiros
Resort a duas horas da Cidade do Panamá! Se voc Resort a duas horas da Cidade do Panamá! 

Se você vai para o Panamá (seja como destino seja como conexão) vale muito a pena sair da capital, pegar duas horas de estrada e chegar em Buenaventura para passar uns dias no hotel The Buenaventura Golf & Beach Resort (@thebuenaventurahotel ). É daqueles hotéis para realmente descansar e se dividir entre ótimos restaurantes, as piscinas, a praia, os bares e o spa. Você vai sair de lá renovado! 

*Viagem a convite da Marriott Hotels

#cidadefopanama #panama #buenaventurapanama #buenaventura #dicasdeviagem #viajantesbrasileiros #mulheresviajantes
Ataque na Polônia? Hoje a Polônia, com o apoio Ataque na Polônia? 

Hoje a Polônia, com o apoio de caças da Otan, abateu drones militares russos. Quem vê nas notícias pode até imaginar que o país está em clima de guerra, mas não é bem assim. 

Olhem só as imagens de hoje, 10 de setembro. Todo mundo vivendo a vida normalmente. O aeroporto reabriu, e não tem sinal algum de guerra por aqui. 

#varsovia #polonia🇵🇱 #poloniatravel #mulheresviajantes #ataquerusso #brasileirosnaeuropa #dicasdeviagem
Você já tinha ouvido falar nesse lugar? É a na Você já tinha ouvido falar nesse lugar?

É a nascente de rio a 50 km de São Miguel do Gostoso e um dos muitos passeios por lá. E, para aproveitar, a dica é ir no Tao Paradise, que tem esse conceito bem interessante. 

É um day use, com direito a cabana, almoço completo delicioso e a passar o dia aproveitando essa água verdinha e transparente. E o melhor: com tranquilidade já que aceita o máximo de 30 pessoas. Custa R$ 290 para entrar e você deve fazer a reserva com antecedência.

*Viagem a convite do @visitgostoso 

#saomigueldogostoso #visitgostoso #riograndedonorte #taoparadise #viajantesbrasileiros  #dicasdeviagem
O QUE VOCÊ ACHOU DESSA AÇÃO?⁣ ⁣ No aeroport O QUE VOCÊ ACHOU DESSA AÇÃO?⁣
⁣
No aeroporto de Salt Lake City, a só meia hora da estação de esqui de Park City, é proibido vender produtos e comidas mais caros do que nas mesmas lojas na cidade. ⁣
⁣
É um alívio saber que caso a gente não tenha conseguido fazer compras na cidade ou queira comer algo nos restaurantes, não vai pagar mais caro. Mais aeroportos poderiam fazer isso, né? ⁣
⁣
⁣
*Viagem a convite do Turismo de Park City⁣
⁣
⁣
#visiteparkcity  #visitparkcity #parkcityutah #brasileirosnoseua #viajantesbrasileiros #brasileirosnosestadosunidos #mulheresviajantes #viajantespelomundo #viajenaviagem #brasileirosporai  #saltlakecity
O que a cultura pode fazer por uma cidade? 
Na P O que a cultura pode fazer por uma cidade?

Na Polônia, Łódź é a prova de que é possível renascer. Foi de “patinho feio” com passado industrial a Cidade Criativa da UNESCO. Transformou fábricas abandonadas em centros culturais com cinema, lojas e shows; trouxe arte para os muros, revitalizou ruas históricas e criou festivais para todos os gostos celebrando a diversidade de culturas (até carnaval brasileiro tem espaço por aqui).

Hoje, recebe 2,5 milhões de visitantes por ano, é cidade segura e símbolo de como uma cidade pode se transformar valorizando a inovação, a memória e a cultura.

#lodz #polonia #viajantesbrasileiros #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes #polônia #dicasdeviagem

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato