Mina de sal de Wieliczka, perto de Cracóvia: todas as dicas

por   Natalia Manczyk
0 Comentários
Mina de Sal de Wieliczka

As cidades do Leste Europeu têm paisagens muito parecidas entre si, com o rio, o castelo e as vielinhas, mas antes de você achar que já viu tudo, Wieliczka, a 14 quilômetros do centro de Cracóvia, revela um cenário completamente diferente (e incrível!): uma mina de sal subterrânea do século 13 com salões e corredores cheios de esculturas feitas em sal pelos próprios mineiros ao longo de todos esses séculos. Estão lá desde figuras religiosas e reis até estátuas de seres fantásticos, como gnomos. Por isso, não é à toa que o lugar faz parte da lista de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Organize a sua viagem:

Os tours são guiados em inglês de meia em meia hora (das 8 da manhã às 7 da noite) por ex-funcionários da mina que funcionou por cerca de 800 anos, até 1997 – é tão antiga que até Copérnico (aquele que provou que a Terra não era centro do universo) a visitou. São 380 degraus até o primeiro salão, a 64 metros de profundidade. Depois, mais labirintos e escadarias levam os turistas a a até 135 metros abaixo da terra (a mina chega a 327 metros, o equivalente a 9 andares subterrâneos). Os corredores labirínticos formam 245 km de trilhas de sal, mas para o bem dos claustrofóbicos e para o mal dos aventureiros, a mina é tão grande que os turistas visitam menos de 2% desse território (3,5 km de trilha).

Na verdade, além do elevador que faz a volta à superfície, não há com o que se preocupar quanto a claustrofobia. O ar lá embaixo, sempre a 17 ou 18ºC,  é puríssimo e serve até como hospital para pessoas com problemas respiratórios que, mesmo atualmente, costumam passar a noite em uma área reservada a elas na mina.

Veja mais:

Em meio a todo aquele sal, há ainda salões de festas para jantares e casamentos, restaurantes e até lojas vendendo colares e enfeites de sal. Toda a imensidão subterrânea e as esculturas surpreendem. Mas nada impressiona mais na mina de sal de Wieliczka do que a chamada Catedral de Santa Ki Kinga, com lustres, altar e desenhos religiosos na parede, tudo esculpido em sal, embaixo da terra.

Mina de Sal de Wieliczka

Como chegar na mina de sal de Wieliczka

O endereço da mina de Wieliczka é Daniłowicza 10. Ela está a 14 km a sudeste do centro da cidade de Cracóvia, perto da saída da estrada A4 no cruzamento de Kraków Wieliczka. Você vai levar cerca de 22 minutos até lá, caso vá de carro alugado (dica: usando o comparador de preços de aluguel de carro Rentcars, você paga em reais, sem IOF e ainda pode parcelar em 10x).

Já para ir à mina de sal de transporte público, você deve pegar o ônibus 304 (eles saem de 20 em 20 minutos durante o dia) em Cracóvia, na Galeria Krakowska (ul. Kurniki) e então descer na parada Wieliczka Salt Mine: o trajeto leva cerca de 40 minutos. Nesse mesmo ponto, do outro lado da rua, você consegue pegar o ônibus para voltar para Cracóvia. O cartão Krakow Card dá direito aos ônibus em Cracóvia e a essa rota.

Leia mais:

Quanto custa a entrada na mina de sal de Wieliczka

A entrada na mina de sal custa a partir de 93 zlotys  (cerca de US$ 22) para uma pessoa, 250 zlotys para uma família de quatro pessoas (cerca de US$ 60), 73 zlotys para crianças e jovens e 84 zlotys para idosos e estudantes de mais de 26 anos. Já crianças de até quatro anos não pagam. às sextas, sábados e domingos o preço aumenta.

Mina de Sal de Wieliczka

 Não esqueça o seguro-viagem para a Polônia

Não viaje sem o seguro-viagem. Acidentes sempre podem acontecer e, caso você tenha que usar um hospital ou mesmo um médico para algo simples, deixará centenas de dólares. Recomendo usar o comparador de preço Seguros Promo, e assim você pode escolher o melhor seguro para você. Mais uma vantagem: com o código PORTADEEMBARQUE5 você ganha 5% de desconto.

Gostou do conteúdo que você leu a mina de sal de Wieliczka? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

Você também pode gostar de

Deixe um comentário