Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
DestinosEuropa

Comida alemã: 20 pratos típicos para você provar

por   Natalia Manczyk 18 de junho de 2020
por   Natalia Manczyk 18 de junho de 2020 2 comentários
weisswurst comida alema

A comida alemã vai muito além das salsichas. Tudo bem que a Alemanha é a terra dos embutidos, mas o país também é famoso pelos pães, batatas, conservas e doces. Cada comida típica da Alemanha vai bem com um acompanhamento específico e os ingredientes variam de região para região do país. Para provar a variedade da comida alemã, confiram nosso guia com 20 pratos típicos da Alemanha.

Wurst

A primeira comida alemã da lista só poderia ser a salsicha. São mais de mil tipos do embutido no país, e mesmo em uma vida é pouco possível provar todas as variações. Mas, em alguns dias de viagem você consegue experimentar pelo menos as principais. Seja com pão, em rodelas ou a Currywurst, salsicha servida em rodelas com molho de tomate e pó de curry, perfeita para aquela fominha da tarde. Aqui vai uma explicação básica de cada salsicha, afinal, é bom seguirmos a frase do príncipe alemão Otto von Bismarck: “Quanto menos as pessoas souberem como se fazem as salsichas e as leis, melhor dormirão à noite”.

1.Bratwurst 

É a mais típica das salsichas alemãs. É assada, servida nas barraquinhas de rua dentro de um pão, ou, no caso de  restaurantes, vem acompanhada de salada de batata. É  feita com carne moída de porco e vitela (em menor quantidade) , já o formato e o tamanho variam conforme a região da Alemanha.

bratwurst-prato tipico-Alemanha

2.Wienerwurst / Frankfurterwurst

As duas salsichas alemãs são bem semelhantes, crocantes, finas e avermelhadas como as salsichas de cachorro-quente. Mas enquanto a Frankfurter (famosa em registros já no século 13) é feita só de carne suína, a Wiener é formada por carne suína e bovina.

3.Bockwurst

Enquanto a Bratwurst vem com mais carne de porco que de vitela, a Bockwurst é feita com mais carne de vitela que suína. É a mais consumida da Alemanha, e tem esse nome porque era consumida com cerveja do tipo bock. O acompanhamento mais comum para a Bockwurst é a mostarda quente.

Siga o @portadeembarque no Instagram um subtitulo x px

4.Weisswurst

A salsicha típica da Baviera é feita de carne de vitela e porco, temperada com cebola e salsa fresca e, consumida, vejam só, no café da manhã. A tradição é comê-la antes do meio-dia, acompanhada de mostarda doce, pretzel e cerveja. Aliás, nós estrangeiros, acabamos comendo a Weisswurst de garfo e faca, já os alemães comem a salsicha sem tirar a pele, chupando a carne por uma das pontas, o que chamam de “zuzeln”.

comida alema weisswurst

 

5.Eisbein – a mais típica comida alemã

É o prato mais típico da Alemanha: o famoso joelho de porco. Apesar da tradução, a carne na verdade é o pedaço entre o joelho e o tornozelo do animal. Faz sentido, afinal, em alemão, bein é perna. Mas e o “eis?”. Confundindo mais um pouco, eis significa gelo, e dizem que pode ser chamado assim por conta da camada branca de gordura ao redor da carne, ou porque antigamente caçadores sem o sapato apropriado para andar na neve usariam ossos de joelho de porcos amarrados aos sapatos para conseguir fincar os pés e caminhar sem problemas na neve.

Organize a sua viagem:

  • Oferta de hotéis em Berlim

Além da divergência histórica, fique atento porque o nome do prato também muda conforme a região da Alemanha. Enquanto em Berlin é conhecido por Eisbein mesmo, na Baviera é chamado de Schweinshax, e no norte da Alemanha é conhecido como Bötel.

eisbein comida alema

Se a origem do nome tem divergências, uma garantia você pode esperar: o prato é bem generoso. Tanto que em muitos restaurantes de comida alemã é apresentada a opção de meio eisbein – e ainda assim o prato é para os fortes.  Em Berlim, o Eisbein costuma ser cozido, enquanto na Baviera é grelhado, assado ou mesmo cru, e geralmente vem acompanhado tanto de chucrute (sauerkraut) quanto de uma das muitas variações de batata, como purê de batata (kartoffelpüree) e salada de batata (kartoffelsalat).

Se inspire com mais posts sobre a Europa:

  • Os melhores mercados de Natal na Alemanha
  • O que fazer em Berlim: os 30 melhores passeios
  • Oktoberfest de…Stuttgart
  • A incrível mina de sal de Wieliczka, na Polônia
  • York: a cidade mais histórica da Inglaterra

6. Schnitzel

O nome dessa comida alemã é refinado, mas o schnitzel nada mais é que o nosso milanesa, ou, carne em fatias finas sem ossos empanada. O mais clássico é austríaco, o Wiener Schnitzel, feito de vitela, mas o schnitzel pode ser também de carne de boi e porco. Teoricamente, todo schnitzel de vitela é o Wiener Schnitzel, e deve ser anunciado desse jeito nos menus. Mas até os alemães já deram uma relaxada, e é mais comum encontrar nos cardápios, simplesmente, schnitzel. Eles foram adaptados e podem também vir recheados de queijo e presunto ou mesmo cobertos com rodelas de limão e salsinha.

Faça um tour da cerveja em Munique com guia em espanhol

schnitzel comida alema

7. Sauerkraut

O Sauerkraut, ou para nós brasileiros, chucrute, é dos pratos mais conhecidos da culinária alemã. Trata-se de repolho fermentado, e costuma sempre acompanhar o joelho de porco ou as salsichas brancas. O interessante é que o prato tipicamente alemão nasceu na China, no século 3 a.C, quando o repolho fatiado e fermentado em vinho de arroz era “a ração fornecida aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China”, segundo Maria Lucia Gomensoro no Pequeno Dicionário de Gastronomia. Se repolho azedo faz você torcer o nariz, saiba que essa comida é bem saudável. É rico em vistaminas C e B, e por ser em conserva e duradouro, foi bem usado pelos alemães no inverno para manterem os nutirentes.

repolho prato tipico alemanha

8.Kartoffelsalat

A salada de batata na Alemanha também serve como acompanhamento para as carnes – no caso as salsichas –, mas a diferença na gastronomia alemã é que nem sempre ela é feita com maionese como no Brasil. A receita desse prato alemão varia conforme a região ou mesmo a família. No sul da Alemanha, a salada de batata não vem com maionese, pode ser fria ou morna, e a batata é temperada com caldo de carne, vinagre e mostarda. Na Renânia, onde está Colônia, as batatas são misturadas a maionese, pepino em conserva e maçã. E no norte, maçãs e ovos cozidos são comum. Experimente e eleja a sua variação preferida entre os pratos alemães.

salada de batata comida alema

Salada de batata com o boulette, bolinho de carne berlinense

9. Leberkäseleberkase comida alema

Ao pé da letra, esse embutido clássico da Bavária significa queijo de fígado, mas calma: a iguaria da culinária alemã não leva nenhum dos dois. É um bolo de carne assado, e cortado em fatias como de pão. A carne é de porco – geralmente o lombo e a barriga – e pode ser misturada à carne bovina magra. Nos restaurantes da Bavária você vai encontrar essa comida alemã servida com pão, como um cachorro-quente, ou como refeição.

10. Reibekuchen (ou Kartoffelpüffer)reibekuchen comida alema

O Reibeküchen é uma comida alemã que se resume a panquecas abertas de batata ralada frita. São oferecidos em banquinhas pelas ruas, feiras, mercados, e claro, estão à venda nos supermercados. No norte e no oeste da Alemanha, são chamadas também de Kartoffelpuffer, enquanto na Baviera a comida alemã é conhecida como Reiberdatschi ou Erdäpfelpuffer. Independentemente do nome, o acompanhamento costuma ser o apfelmus (purê de maçã), mas os bávaros têm a tradição de comer o erdäpfelpuffer mais com chucrute. Está aí uma ideia para quem não curte muito misturar doce e salgado.

11. Spätzle

O spätzle é uma boa comida da culinária alemã para aquele momento que dá saudade de uma comidinha caseira, com todo o jeito de prato de vó. É uma massa feita de ovos, farinha e sal (às vezes também com água e leite), com jeito de pequenos nhoques. É tradicional do sul, mas especialmente na época dos mercados de Natal pode ser encontrado em diversas regiões. Geralmente o Spätzle acompanha pratos de carne e pode também ser servido com (muito) queijo derretido. Nesse caso, se torna o käsespätzle, um ótimo prato quentinho especialmente para o inverno.

[poll id=”7″]

Spätzle prato tipico Alemanha

12. Flammkuchen

A pizza alemã é especialidade das regiões próximas da fronteira com a França: Alsácia, Baden e Pfaz, por isso é comum também encontrá-la pelo nome não alemanizado, tarte flambée. Todos os nomes significam torta cozida na chama. A massa é fininha, assada em forno à lenha e pode ser tanto no formato redondo, quanto retangular. A cobertura mais comuns é de crème fraîche misturado a fromage blanc ou quark (semelhante à coalhada seca), com cebola e bacon.

14. Schwarzwälder Kirschtorte

O doce típico da Alemanha significa, literalmente, bolo de cereja Floresta Negra, ou, o nosso velho conhecido bolo Floresta Negra. São camadas de bolo de chocolate, com chantilly e cerejas entre cada camada, e, depois, o bolo é coberto com mais creme chantilly, cereja marrasquino, e raspas de chocolate. Segundo as tradições alemãs, o bolo só pode ser consideado o Floresta Negra quando é adicionada a Kirschwasser (um licor claro, destilado de cerejas negras). Em outras culturas, houve uma adaptação e o bolo pode ter rum ou mesmo não levar bebida alcoolica, como nos Estados Unidos.

Uma curiosidade: o nome do bolo é em referência ao licor produzido na região da Floresta Negra (no sul da Alemanha) feito com a destilação da cereja ginja.

15. Aplfelstrudel

Os alemães e os austríacos dividem a fama do doce.Tanto faz o território original: pode ir preparado para comer deliciosos Apfelstrudel na Alemanha – alias, eles são vendidos em qualquer lugar, de simples padarias a restaurantes renomados. O doce alemão é uma massa folhada fina (como um folhado), polvilhada com açúcar e recheada com maçãs, passas e canela. Tem aquele acalento de comida de vó, e quanto mais quentinha essa comida alemã vem à mesa, mais gostosa fica. É servida com sorvete de creme ou chantilly, e é perfeita para quem não gosta de doces muito doces.

Apfelstrudel comida alemanha

16. Kasslerkassler comida alema

Mais uma comida alemã com origens na Áustria. Trata-se de corte de carne de porco, salgado e defumado. Geralmente são usados o lombo, a barriga e a costela , e a carne é servida com chucrute e purê de batata.

17. Lebkuchen

É uma espécie de pão de mel e comida típica dos mercados de Natal da Alemanha, que acontecem do fim de novembro a dezembro pela Alemanha. Os formatos e as receitas são muitos, mas o Lebkuchen mais tradicional é o de Nuremberg, no sul da Alemanha, que costuma ser redondo, coberto de glacê ou chocolate. O lebkuchen de Nuremberg é tão tradicional, que inclusive tem denominação de origem, o que significa que só pode ser chamado de Lebkuchen de Nuremberg o doce feito na cidade.

Lebkuchen comida alema
lebkuchen oktoberfest

18. Fischbrötchen

A tradução literal é “sanduíche de peixe”, e não é que essa comida alemã é isso mesmo? é mais consumida no norte da Alemanha por conta da proximidade com o Mar do Norte e o Mar Báltico e, além de peixe, o sanduíche geralmente acompanha também cebola, pickles e molho remoulade. O peixe geralmente é o Arenque, bem típico na Alemanha, marinado com vinagre, azeite e cebola.

19. Königsberger Klöpsekonisberger klopse comida alemanha

Klöpse, em alemão, significa almôndegas. Na gastronomia alemã, elas são preparadas um pouco diferente: com carne suína e bovina, e servidas com molho branco, alcaparras (pois é, as alcaparras não precisam sempre acompanhar peixes) e muitas vezes até anchovas. Esta comida alemã surgiu na antiga Prússia, em uma região hoje entre a Polônia e a Lituânia, e é mais consumida no Norte da Alemanha e em Berlim. As almôndegas à moda alemã vêm acompanhadas de arroz ou, mais comum, batatas.

20. Bretzel

Na Alemanha, se escreve Bretzel, mas nada mais é que o nosso Pretzel. O Bretzel é originário do sul da Alemanha, e consiste em um pão assado, em formato de nó entrelaçado, vendido doce ou salgado.

pretzel prato alemanha

Gostou do conteúdo que você leu sobre a comida alemã? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

AlemanhaComidaEuropagastronomiapratos alemães
2 comentários
3
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
O parque e o hotel Xcaret já têm data para a reabertura: 15 de junho
Próximo post
Karlovy Vary: conheça a cidade tcheca pelos olhos de Beethoven

Você também pode gostar de

Astypalea: a ilha grega que virou laboratório de...

25 de agosto de 2025

Vero Beach, a praia perto de Orlando que...

8 de agosto de 2025

New Smyrna Beach: o que fazer na cidade...

30 de junho de 2025

O que fazer em Daytona Beach, na Flórida

16 de maio de 2025

Qual é o melhor Seguro Viagem para Europa?...

24 de fevereiro de 2025

2 comentários

smeteling 19 de outubro de 2022 - 8:54 am

cade as receitas como que faz odiei nota 10 negativo

Reply
Natalia Manczyk 20 de outubro de 2022 - 2:45 pm

Esse não é um site de receitas, e sim de viagem. Postei as comidas típicas, a história e onde encontrá-las para o turista que vai para a Alemanha. Quem quer receita deve entrar em um site de receitas

Reply

Deixe um comentário

Salvar meu nome e email para a próxima vez em que eu comentar

Encontre aqui

Novidades

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Tem mais no Instagram

ONDE COMER EM ORLANDO ALÉM DOS PARQUES: Esse rest ONDE COMER EM ORLANDO ALÉM DOS PARQUES:

Esse restaurantes de Orlando são bem locais e é aonde vão os moradores. Já salva:

First Watch: para brunch e café da manhã
Sofrito Latin Café: para almoço
Foxtail: para café à tarde ou de manhã
The Stubborn Mule: para o janta e um drink no fim do dia

Viagem a convite do @visitorlando 

#brasileirosnaflorida #viajantesbrasileiros #brasileirosemorlando #dicasdeorlando #dicadeorlando #mulheresviajantes
E DE REPENTE… 38! 🎉🎂 Me sinto tão grata por poder E DE REPENTE… 38! 🎉🎂

Me sinto tão grata por poder ver, viver, inspirar e dividir com vocês o tanto que existe nesse mundo. Sempre senti que o que eu via e o que eu aprendia não deveria ficar guardado só comigo. 

Dizem que se impressionam com o fato de que mesmo viajando tanto eu ainda me encanto com cada lugar. E se eu rio, sorrio e gargalho por aí encantada com tantos cenários, culturas e momentos é por essa alegria de, não só vivenciar, como de querer sempre transmitir o que tem de mais interessante nessa terra.

Selecionei só algumas fotos das muitas viagens desse ano. Sem tratamento, sem pensar muito e que me trazem boas energias e boas memórias. Como deve ser a vida, né? Obrigada por estarem comigo em tantos momentos! ❤️
O que eu achei de mais curioso no Mercado Ver-o-Pe O que eu achei de mais curioso no Mercado Ver-o-Peso, em Belém! 

Todas as tradições que envolvem o açaí com peixe, aprender mais da arte marajoara, as muitas polpas de frutas, os muitos aromas… e tanto que não coube aqui

O que faltou? 

#belem #para #cop30 #mercadoveropeso #belemdopará  #veropeso #visitbrasil #visitbrazil
O MELHOR CARTÃO PARA USAR NA SUA VIAGEM! Descobri O MELHOR CARTÃO PARA USAR NA SUA VIAGEM!

Descobri um cartão que não cobra IOF, spread nem taxa alguma: é o cartão da Picnic. Por isso, sai muito mais barato comprar com o cartão da @usepicnicbr do que com outras plataformas.

Quer ganhar US$ 10? Com o cupom PORTADEEMBARQUE você recebe US$ 10 gastando os primeiros US$ 50 com o cartão Picnic. 

E não precisa ser só nos Estados Unidos. A bandeira é Visa e funciona em 180 países. Aproveitem porque dá para economizar muito!

p u b li

#brasileirosemorlando #brasileirosnaflorida #dicasdeviagem #mulheresviajantes
SABIA QUE VOCÊ PODE FURAR A FILA NA SEGURANÇA DO A SABIA QUE VOCÊ PODE FURAR A FILA NA SEGURANÇA DO AEROPORTO DE ORLANDO?

É o serviço MCO Reserve, que faz você economizar um tempão de fila. É gratuito e é só reservar pelo site do aeroporto de Orlando. Você vai receber um QR Code e então basta mostrar para o oficial na entrada da segurança. Manda para quem precisa saber disso!

Viagem a convite do @visitorlando 

#brasilerosemorlando #visitorlando #brasileirosnaflorida #visitflorida #brasileirosemmiami #mulheresviajantes
O QUE FAZER EM ORLANDO ALÉM DOS PARQUES Esses lug O QUE FAZER EM ORLANDO ALÉM DOS PARQUES

Esses lugares em Orlando vão te surpreender. É claro que é divertido ir nos parques da Universal, Disney e do SeWorld, mas Orlando também tem museus, teatros, festivais e regiões gostosas para caminhar, comer e passar tardes bem agradáveis. 

Viagem a convite do @visitorlando

#brasileirosnaflorida #viajantesbrasileiros #brasileirosemorlando #brasileirosnoseua #orlandoparabrasileiros #visitorlando
Você já tinha visto uma comida feita com o calor d Você já tinha visto uma comida feita com o calor do vulcão? 

Esse é o Cozido das Furnas, um dos pratos típicos dos Açores, o arquipélago de Portugal a duas horas e meia de voo de Lisboa! O lugar para provar o peato é a ikha de Sào Miguel, onde o calor geotérmico cozinha as carnes, a batata, a cenoura e outros legumes. O cozido é servido com um caldo do próprio cozimento e arroz. 

E quem quer fazer o próprio cozido (enterrando a panela e tudo) pode ter essa experiência no hotel @octant.furnas . Os hóspedes cortam os ingredientes, levam  a panela às caldeiras vulcânicas, enterram, desenterram, e , enfim, comem esse prato não só típico como único! 

*viagem a convite do @visitazores 

#acores #açores #saomiguel #octanthotels #octantfurnas #visitazores #brasileirosnaeuropa  #brasileirosemportugal #mulheresviajantes #portugalparabrasileiros
ISSO É…PORTUGAL! É só ir para os Açores para enc ISSO É…PORTUGAL! 

É só ir para os Açores para encontrar essas lagoas em crateras de vulcões! Foram formadas com a água da chuva nas crateras, que formou também uma das paisagens mais incríveis do mundo!

Esse é o cenário típico de São Miguel, uma das ilhas do arquipélago dos Açores, que faz parte de Portugal e está a só duas horas de voo de Lisboa. E, ao contrário do que parece pelas fotos e pelos vídeos, não é preciso fazer trilhas de quilômetros e mais quilômetros para chegar a esses vulcões e ver toda essa grandiosidade. A vista é a partir de mirantes bem estruturados, com estacionamentos praticamente do lado e até passarelas, o que quer dizer que gente de todas as idades consegue ganhar esse presente que a natureza nos deixou.

Fica por aí que vem mais dicas e curiosidades sobre os Açores!

*Viagem a convite do @visitazores

#açores #sãomiguel #setecidades #azores #visitazores #visitportugal #brasileirosnaeuropa
O farol mais bonito da Europa! Essa construção li O farol mais bonito da Europa!

Essa construção linda é o farol de Gonçalo Velho, na ilha de Santa Maria, nos Açores. O arquipélago que faz parte de Portugal está no meio do Oceano Atlântico, e é politicamente e geograficamente parte da Europa. Foi instalado no alto do morro vulcânico e é todo rodeado pelo mar! Você já tinha ouvido falar? 

#mulheresviajantes  #açores #azores #santamaria #portugal #viajantesbrasileiros

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato