Dicas para a sua viagem para Paracas, no Peru

por   Natalia Manczyk
0 Comentários
Dicas para a sua viagem para Paracas, no Peru

Paracas é perto de Lima, é bonita e é barata. Está a 3h20 de ônibus de Lima, e por isso muita gente até faz um bate-volta. É uma boa esticada para quem quer ver algo mais do que a capital, mas para aproveitar de verdade a viagem para Paracas vale a pena ficar pelo menos uma noite lá.

Como ir a Paracas

Eu não tinha programado a viagem para Paracas com antecedência. Comprei um dia antes mesmo, quando eu já estava em Lima.

Então, podem ficar tranquilos e fazer isso também: dá certo. Meu pacote para a viajar para Paracas não incluia o transporte, então lá fui eu comprar pela internet. Paguei cerca de 300 reais para dois dias e uma noite de viagem.

Veja mais:

 

Como é o ônibus?

A agência (a  Paracas Explorer) indicava a empresa de ônibus Cruz del Sur. Recomendo muito! O ônibus é melhor que os nossos do Brasil, e bem mais confortável do que qualquer classe econômica de avião.

A poltrona é larga, deita bastante, tem tela touchscreen em frente, cobertor, travesseiro, conexão USB para carregar o celular, filme e até “rodomoça” oferecendo lanchinho e bebidas!

É mais caro, mas não é um absurdo: paguei R$ 60 pela passagem, e detalhe: os preços mudam conforme o assento que você escolher. De qualquer forma, os assentos são excelentes em qualquer lugar do ônibus.

Como é a chegada a Paracas?

Assim que cheguei na rodoviária de Paracas, um funcionário me esperava com uma plaquinha com o meu nome (muito chique) e me levou até a agência. Lá eles me indicaram meu hostal, o Los Frayles, bem ao lado. A diária no hotel sai US$ 35, então percebi que se eu tivesse reservado a diária e os passeios separadamente pagaria um pouco mais barato, mas o perrengue para procurar os passeios e o hotel na hora seriam maior.  O hostal é extremamente simples, então se quiserem um melhorzinho, uma dica é ficar no hotel da frente, dos mesmos donos, o Hotel Los Frayles.

Veja mais: 

A vila principal de Paracas, chamada de El Chaco, tem cerca de 2500 pessoas, mas onde o pessoal se concentra é no centrinho, que  tem praticamente duas ruas. O calçadão da praia é uma delas e é uma delícia de caminhar. É bem animado no fim da tarde, cheio de barzinhos e onde a galera se encontra para tomar uma cerveja depois dos tours. A outra é a rua paralela, com um hotel do lado do outro (todos beem simples).

Viagem para Paracas

Viagem para Paracas

Saí às 6h55 de Lima e às 10h20 eu já estava em Paracas. Deu tempo o suficiente para deixar a mochila no hotel e partir para o primeiro tour: para a Reserva Nacional de Paracas.

O que fazer na Reserva Nacional de Paracas

Por volta de meio-dia entrei em uma van para fazer o tour de carro pela Reserva Nacional de Paracas. É uma área desértica gigantesca,  de piso vermelho-amarelado. A sensação de estar em outro planeta só não é completa porque volta e meia o mar emergia no horizonte, lembrando que você ainda está no Planeta Terra. 

Viagem para Paracas

vista da vila de Paracas

Viagem para Paracas

A área do museu: não lembra o Atacama?

A geografia é surreal mesmo: na reserva com 3350 km2, pouco mais da metade dessa área é marítima – e isso em pleno deserto. As explicações sobre esse terreno estão completas no Centro de Interpretación. É um museu pequeno, mas bem informativo. Na saída, uma dica: pegue a passarela. Ela serve de mirante para uma baía lotada de flamingos,  especialmente de junho a agosto. 

Se você já foi para o Atacama, nesse ponto da viagem vai perceber como Paracas é parecida com o deserto chileno. faz sentido: Paracas é uma franja do Atacama, ou seja, as duas regiões estão ligadas!

Viagem para Paracas

Caminho que leva à área dos flamingos

De volta à estrada, chegamos até a Catedral, um arco natural formado pela rocha e pelo vento, que se projeta sobre o mar. Quem esteve na região antes de 2007 conseguiu  vê-lo ainda mais bonito, já que parte da formação ruiu com o terremoto que atingiu Paracas.

Apesar de ter danificado a Catedral, o terremoto foi o grande responsável por desenvolver a região. Até o terremoto, a cidade que concentrava os turistas era Pisco, mas como ela foi destruída,  começaram a surgir grandes construções mais próximas do centrinho, estreladas por hoteis cinco estrelas como o luxuoso Hotel Paracas e o Hilton. 

Viagem para Paracas

Viagem para Paracas Viagem para Paracas

Depois, paramos para almoçar em um trecho simples, a Playa Lagunillas, uma praia bonita mas por ter vários pescadores é só para ser olhada.

Viagem para Paracas

Enfim, a praia de Paracas

Ver aquele tanto de praias desertas sem poder pisar na areia ou entrar no mar seria tortura. Mas tem uma praia onde dá para estender a canga: La Mina.

É a mais famosa pois tem um mar azul brilhante, vista para as montanhas do deserto e fica aos pés de um rochedo.

É linda, e só não é perfeita porque a água é supergelada, fruto da corrente de Humboldt que age na região, e a praia  é lotada nos fins de semana. Tentem ir durante a semana.

Viagem para Paracas Viagem para Paracas

 

Viagem para ParacasVoltei do tour por volta das 16h. Se vocês forem agitados como eu e não fizerem questão de ir para o hotel, aproveitem para ir ver o por do sol no Malecón, o calçadão à beira-mar de El Chaco, e jantar em algum dos restaurantes do calçadão.

Segundo dia em Paracas e as Ilhas Ballestas

No meu segundo dia em Paracas, fiz o passeio para as Ilhas Ballestas. Aqui conto como foi o tour, que é imperdível.

Gostou do conteúdo que você leu? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

0 Comentários
19

Você também pode gostar de