Tour para as Ilhas Ballestas, no Peru

por   Natalia Manczyk
0 Comentários
Tour para as ilhas Ballestas, no Peru: realmente vale a pena?

Fazer o tour para as Ilhas Ballestas no Peru(ou islas ballestas, em espanhol) é um passeio imprescindível para quem vai a Paracas, a só 3 horas de Lima. Saiba então como é o tour, qual é a empresa que faz, quanto tempo leva…

Vejam mais:

Como é o tour para as Ilhas Ballestas

Paracas tem tantos animais que até ganhou o apelido de Galápagos Peruana. Assim, são 100 mil aves, 3 mil leões marinhos, além de golfinhos, baleias, tartarugas (cinco das seis espécies do mundo nadam naquelas águas) e outras 1.560 espécies de animais e plantas.

Desse modo, podemos dizer que a biodiversidade marinha da região é maior que a população de muita capital por aí.

Toda essa turma se encontra na Ilha Ballestas, as ilhas rochosas que ao mesmo tempo são o endereço desse monte de animais.

Como é o passeio?

Da agência da Paracas Explorer fui a pé com uma guia até o porto (são só alguns passos de distância) e ali ela me entregou o ingresso do passeio de barco.

Há duas saídas por dia, e peguei a primeira, às 8h da manhã, porque à tarde eu ainda iria para Ica e Huacachina. Dica: não importa o calor que faça em Paracas, a ventania nesse passeio é grande.

Então, levem um bom casaco, óculos de sol e, no caso das mulheres, elásticos  para prevenir nós que não saiam nunca mais do cabelo.

tour para as ilhas ballestas

 

A paisagem é surpreendente e misteriosa nas Ilhas Ballestas

No caminho entre as Islas Ballestas e a vila de Paracas, uma montanha arenosa causa rebuliço no barco – tentem pegar um assento do lado esquerdo para conseguir as melhores fotos.

A montanha é marcada por um desenho que está entre os mais curiosos da história: o “candelabro”.

Ninguém sabe como aquela figura foi parar ali. Foi descoberto em 1851 e sabe-se lá desde quando enfeita a região.

Uns dizem que foi feito por navegadores, outros dizem que foi desenhado por grupos ancestrais e até tem os que juram ser sinal de extraterrestres.

Do barco não parece, mas a figura é gigantesca: tem 170 metros de altura, 78 metros de largura e 60 cm de profundidade.

Em Názca, a área onde estão as figuras é protegida. Mas ali,  ninguém mantém o desenho e nem o vento nem a chuva chegam a ele. Mistério!

tour para as ilhas ballestas

 

A biodiversidade também é incrível

Depois, começa praticamente um safári aquático. Tem bicho para todo lado. Em uma ilhota à direita aparecem milhares de leões-marinhos, do outro lado, vêm os pinguins-de-humboldt.

Quando os turistas têm sorte dá para ver até golfinhos pulando livremente no mar.  E milhares de  gaivotas e pelicanos voam o tempo todo acompanhando o barco  ( por isso também é útil um chapéu.. vá que uma delas resolva fazer as necessidades…).

As aves são tantas nesse passeio que elas chegam a formar uma mancha só. Segundo o guia, em uma das ilhotas, 20 mil pássaros descansavam.

Na pedra da frente, outros 40 mil formavam a tal da mancha de aves.  Um dos pontos altos é quando o barco se aproxima da ilha-berçário dos leões-marinhos.

Até um leão-marinho recém-nascido eu vi (inclusive com a bolsa). É uma cena para nunca esquecer.

tour para as ilhas ballestas tour para as ilhas ballestas tour para as ilhas ballestas

Vendo tanto animal na frente, o que todo mundo quer é levantar do barco, mas é preciso se contentar. O guia, um biólogo que sabe muito e repete cada frase em espanhol, inglês e francês, está sempre chamando a atenção para que todos fiquem sentados.

O passeio dura duas horas. Achei o tempo ideal para conseguir observar os animais com calma e ao mesmo tempo não ficar exausto com o balanço do barco ou o sol na cabeça.

tour para as ilhas ballestas tour para as ilhas ballestas tour para as ilhas ballestas

Como chegar em Paracas

O ônibus de Lima para Paracas leva só 3h20 minutos e é o melhor ônibus que já peguei na vida. Tem tela touchscreen, filme e até “rodomoça”! Está tudo explicadinho neste post .

 

Gostou do conteúdo que você leu? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Faça seu seguro viagem e evite pagar caro em caso de acidentes ou perda da mala. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem.

 

 

 

0 Comentários
15

Você também pode gostar de