O que fazer em Adis Abeba: roteiro de um dia

por   Natalia Manczyk
0 Comentários
O que fazer em Adis Abeba: igreja ortodoxa redonda na etiopia

Descubra neste post o que fazer em Adis Abeba em um dia. A Ethiopian oferece voos com conexão em Adis Abeba, então saiba as principais atrações, o melhor tour, o que comer e o que visitar em Adis Abeba, na Etiópia.

Foi na Etiópia que tomei o melhor café desses meus 30 anos de vida. Foi lá também que aprendi a tradição de comer com a mão a injera (a comida de todo dia) dos etíopes e inexistente em outros cantos do mundo. Também ali vi pela primeira vez as túnicas brancas usadas com orgulho por aquele povo com tradições quase intactas.

Organize a sua viagem:

Isso tudo nas 36 horas em que passei na capital do país, Adis Abeba (ou Adis Ababa), por conta de uma conexão de um voo da Ethiopian Airlines. A companhia etíope voa em 11 horas de São Paulo até Adis (como é apelidada pelos íntimos), e de lá oferece rotas que chegam em poucas horas a outras partes da África e à Ásia. E já que o voo para na Etiópia, por que não conhecer mais um país, especialmente esse com uma cultura tão singular?

o que fazer em adis abeba

A beleza de Adis Abeba não é perceptível logo de cara. Adis Abeba é um pouco caótica e falta estrutura nas ruas: você poderia pensar que não há o que fazer em Adis Abeba. Engano. A beleza da cidade fica impressa meio secreta na cultura do país, que foi o único da África a escapar da colonização europeia. Por isso, do alfabeto à comida e aos trajes, Adis apresenta, enfim, os mais puros hábitos africanos.

Rua de Adis Abeba

As ruas são assim

Como funciona a conexão com a Ethiopian

Quem voa com a Ethiopian e faz uma conexão de mais de 8 horas em Adis Abeba tem direito a hospedagem, alimentação, transfer entre o aeroporto e o hotel e isenção de visto. Caso queira passar mais tempo na Etiópia, é possível fazer um stopover de até 72 horas sem custo a mais na passagem.

O passageiro deve então arcar com o visto, a hospedagem e os outros extras. A classe do hotel disponibilizado depende da casse da passagem. Para a classe econômica, o hotel é bem simples, e o café da manhã no meu caso, era apenas pães, café e manteiga. Mas pra conhecer mais uma cidade (Adis Abeba) durante a sua conexão vale a pena. Para solicitar o hotel, é preciso pasar em um guichê na chegada à Etiópia, antes de passar pela imigração.

Nas redondezas do aeroporto está a área nova da cidade, a Bole, com prédios de escritórios e hotéis em prediões (claro que nada como Nova York ou mesmo São Paulo). Mas não é ela a região que mais interessa aos turistas. Para chegar às atrações é preciso caminhar pela cidade, que não é perigosa. É possível perambular por ela sozinho, mas as muitas ruas sem pavimentação e o trânsito pesado, tanto de carros quanto de gente, podem intimidar.

O que fazer em Adis Abeba

As ruas são assim: só simples

O que fazer em Adis Abeba

e assim

Leia mais:

Para quem não quer se aventurar tanto assim vale a pena investir em um tour: fiz com a Go Addis Tours e recomendo. A empresa montou roteiros de cerca de 5 horas pelos destaques de Adis (US$ 85) justamente pensando na quantidade de turistas que chegam em conexões e precisam saber o que fazer em Adis Abeba. Um guia etíope o acompanhará no mercado, nos restaurantes, nos museus… e é essa a chance de perguntar sobre a cultura e entender o dia a dia etíope, algo tão longe e tão perto de nós.

Veja mais: 

O que fazer em Adis Abeba

Meu tour em Adis começou com o Shola Market, mercado a céu aberto que vende de tudo. Há grãos de café por todos os lados e de todos os tons. E tudo o que faz parte da tradição do café na Etiópia também.

Shola Market em Adis Abeba

A entrada do mercado é assim, mas o legal é ir descobrindo as vendinhas lá dentro

Há uma vendinha só para os incensos – eles são sempre queimados ao lado do bule para dar um aroma especial – , outra só para os armários onde são guardados os grãos (alguns vêm até com luzinhas embutidas), outra só de xícaras, uma vendinha especializada em bandejas e outra só para vender os bules, sempre de barro. Se café não for o seu forte (sem trocadilhos), você também pode comprar ervas para chá e especiarias.

Não esqueça o seguro viagem

Assim como a cidade, os hospitais de Adis Abeba são bem simples. Então nem pense em viajar para lá sem seguro viagem. Compare os melhores seguros, escolha o seu e ainda tenha 5% de desconto. É só digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

 

Nessas poucas horas em Adis, não perca por nada a oportunidade de tomar café – aliás, a planta surgiu na Etiópia, na ci- dade de Kaffa. Se estiver com o tour, você irá ao Tomoca, a cafeteria mais famosa da Etiópia. Provavelmente nada mudou no estabelecimento desde que ele foi aberto em 1953. Entre balanças antigas e pôsteres da época, os etíopes fazem uma pausa na rotina, pedem um café preto, um macchiatto ou ainda um chá com café, e tomam de pé mesmo, lendo jornal.

O que fazer em Adis Abeba

O que fazer em Adis Abeba

Museus de Adis Abeba

A Etiópia é dona das maiores descobertas arqueológicas do continente, portanto é especial a coleção do Museu Nacional da Etiópia. O esqueleto do mais antigo humano primitivo está lá: Lucy, de 3,3 milhões de anos. Também estão exibidos os ossos de Ardi, nosso ancestral ainda mais antigo: primata com 4,4 milhões de anos, mas que ganhou menos holofotes.

O que fazer em Adis Abeba O que fazer em Adis Abeba

No conforto de um carro, olhando o caos da cidade pela janelinha, segui para a catedral Holy Trinity, com todo jeitão de europeia, mas a semelhança fica por aí. O costume dos ortodoxos etíopes é acessar a catedral por três portas diferentes: uma para os padres, outra para as mulheres e mais uma para os homens, sempre tirando os sapatos ao entrar.

Catedral Holy Thrinity em Adis AbebaCatedral Holy Thrinity em Adis Abeba

Mas igreja diferente mesmo é a que está no alto da montanha verdejante Entoto, outra atração incluída no tour. O caminho até lá é longo. Leva cerca de uma hora, mas você passará pela vida etíope. Na base da montanha, homens costuram e vendem a Habesha, túnica de algodão usada por todos. E as mulheres levam lenha nas costas para cima e para baixo.

o que fazer em adis abeba

A cada curva da montanha, de 1.500 metros de altura, a vista é sensacional. O cume é enfeitado pela igreja, a Entoto Maryam. Ela é octogonal, azul-clara, com detalhes em vermelho, amarelo e verde. Enfim, uma estrutura diferente de qualquer outra.

O que fazer em Adis Abeba

O que fazer em Adis Abeba - igreja

Ao lado, mais um palácio diferentão: o do imperador Menelik, que governou no século 19. Mais parece um casebre do sertão nordestino, e não reflete a importância do fundador de Adis. Todos os dias, o lugar está cheio de crianças em excursões escolares. A molecada adora interagir e tirar fotos junto com os turistas.

O que fazer em Adis Abeba

Comidas típicas

Todas essas atrações podem ser conhecidas em  só cerca de cinco horas. Assim, se você tiver um dia inteiro em Adis Abeba, vale a pena combinar o circuito turístico com o food tour (US$ 65) e assim ver  mais atrações em Adis Abeba.

Você provará a injera. O pessoal a come no almoço e no jantar, em casa e na rua, e degustá-la é uma experiência. É uma espécie de crepe, sem glúten, fina e aberta, feita com farinha de tefe (cereal que só há na Etiópia), e fermentada por três dias. A forma de comê-la é especial.

Injera, comida tipica de Adis Abeba

As várias pessoas da mesa vão rasgando (sempre com a mão direita) pedaços da massa, e com eles, agarram a comida disposta sobre a injera, como grão de bico, salada e batata. Uma variação são os tibs, picadinho de carne geralmente servido com a injera. Os sucos, que eles chamam de spris, na realidade são smoothies de vários sabores (abacaxi, abacate, manga e papaia) colocados em camadas em um único copo, formando uma bebida multicolorida a e linda. Já os doces não são tão comuns. A sobremesa etíope é o café, bebida que vira motivo para rodas de amigos se encontrarem e para uma boa paradinha dos turistas em Adis Abeba.

Melhor hotel em Addis Abeba

Fiquei em Adis Abeba durante a conexão para a minha viagem para Seychelles. Na ida, resolvi não usar o hotel disponibilizado pela Ethiopian porque queria ficar um dia e meio na capital da Etiópia e mostrar o que fazer em Adis Abeba em um dia inteiro.

o que fazer em adis abeba

Resolvi então ficar no Hilton Adis Abeba, que está na região nova da cidade e a só 15 minutos do aeroporto. É daqueles hotéis quese esparramam por uma grande área e tem de tudo: piscina aquecida, lojas, quatro restaurantes, casa de câmbio, quadra de tênis, campo de golfe e muito verde. Os quartos não são dos mais modernos. Uma dica é pegar os quartos executivos, que são bem espaçosos e dão direito a um lounge com petiscos e bebidas.

Gostou do conteúdo que você leu? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

Você também pode gostar de

Deixe um comentário