Comida alemã: 20 pratos típicos para você provar

por   Natalia Manczyk
0 Comentários
weisswurst comida alema

A comida alemã vai muito além das salsichas. Tudo bem que a Alemanha é a terra dos embutidos, mas o país também é famoso pelos pães, batatas, conservas e doces. Cada comida típica vai bem com um acompanhamento específico e os ingredientes variam de região para região do país. Para provar a variedade da comida alemã, confiram nosso guia com 20 pratos típicos da Alemanha.

Wurst

A primeira comida alemã da lista só poderia ser a salsicha. São mais de mil tipos do embutido no país, e mesmo em uma vida é pouco possível provar todas as variações. Mas, em alguns dias de viagem você consegue experimentar pelo menos as principais. Seja com pão, em rodelas ou a Currywurst, salsicha servida em rodelas com molho de tomate e pó de curry, perfeita para aquela fominha da tarde. Aqui vai uma explicação básica de cada salsicha, afinal, é bom seguirmos a frase do príncipe alemão Otto von Bismarck: “Quanto menos as pessoas souberem como se fazem as salsichas e as leis, melhor dormirão à noite”.

1.Bratwurst 

É a mais típica das salsichas alemãs. É assada, servida nas barraquinhas de rua dentro de um pão, ou, no caso de  restaurantes, vem acompanhada de salada de batata. É  feita com carne moída de porco e vitela (em menor quantidade) , já o formato e o tamanho variam conforme a região da Alemanha.

bratwurst-prato tipico-Alemanha

2.Wienerwurst / Frankfurterwurst

As duas salsichas são bem semelhantes, crocantes, finas e avermelhadas como as salsichas de cachorro-quente. Mas enquanto a Frankfurter (famosa em registros já no século 13) é feita só de carne suína, a Wiener é formada por carne suína e bovina.

3.Bockwurst

Enquanto a Bratwurst vem com mais carne de porco que de vitela, a Bockwurst é feita com mais carne de vitela que suína. É a mais consumida da Alemanha, e tem esse nome porque era consumida com cerveja do tipo bock. O acompanhamento mais comum para a Bockwurst é a mostarda quente.

4.Weisswurst

A salsicha típica da Baviera é feita de carne de vitela e porco, temperada com cebola e salsa fresca e, consumida, vejam só, no café da manhã. A tradição é comê-la antes do meio-dia, acompanhada de mostarda doce, pretzel e cerveja. Aliás, nós estrangeiros, acabamos comendo a Weisswurst de garfo e faca, já os alemães comem a salsicha sem tirar a pele, chupando a carne por uma das pontas, o que chamam de “zuzeln”.

comida alema weisswurst

 

5.Eisbein – a mais típica comida alemã

É o famoso joelho de porco. Apesar da tradução, a carne na verdade é o pedaço entre o joelho e o tornozelo do animal. Faz sentido, afinal, em alemão, bein é perna. Mas e o “eis?”. Confundindo mais um pouco, eis significa gelo, e dizem que pode ser chamado assim por conta da camada branca de gordura ao redor da carne, ou porque antigamente caçadores sem o sapato apropriado para andar na neve usariam ossos de joelho de porcos amarrados aos sapatos para conseguir fincar os pés e caminhar sem problemas na neve.

Organize a sua viagem:

Além da divergência histórica, fique atento porque o nome do prato também muda conforme a região da Alemanha. Enquanto em Berlin é conhecido por Eisbein mesmo, na Baviera é chamado de Schweinshax, e no norte da Alemanha é conhecido como Bötel.

eisbein comida alema

Se a origem do nome tem divergências, uma garantia você pode esperar: o prato é bem generoso. Tanto que em muitos restaurantes de comida alemã é apresentada a opção de meio eisbein – e ainda assim o prato é para os fortes.  Em Berlim, o Eisbein costuma ser cozido, enquanto na Baviera é grelhado, assado ou mesmo cru, e geralmente vem acompanhado tanto de chucrute (sauerkraut) quanto de uma das muitas variações de batata, como purê de batata (kartoffelpüree) e salada de batata (kartoffelsalat).

Se inspire com mais posts sobre a Europa:

6. Schnitzel

O nome dessa comida alemã é refinado, mas o schnitzel nada mais é que o nosso milanesa, ou, carne em fatias finas sem ossos empanada. O mais clássico é austríaco, o Wiener Schnitzel, feito de vitela, mas o schnitzel pode ser também de carne de boi e porco. Teoricamente, todo schnitzel de vitela é o Wiener Schnitzel, e deve ser anunciado desse jeito nos menus. Mas até os alemães já deram uma relaxada, e é mais comum encontrar nos cardápios, simplesmente, schnitzel. Eles foram adaptados e podem também vir recheados de queijo e presunto ou mesmo cobertos com rodelas de limão e salsinha.

schnitzel comida alema

7. Sauerkraut

O Sauerkraut, ou para nós brasileiros, chucrute, é dos pratos mais conhecidos da culinária alemã. Trata-se de repolho fermentado, e costuma sempre acompanhar o joelho de porco ou as salsichas brancas. O interessante é que o prato tipicamente alemão nasceu na China, no século 3 a.C, quando o repolho fatiado e fermentado em vinho de arroz era “a ração fornecida aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China”, segundo Maria Lucia Gomensoro no Pequeno Dicionário de Gastronomia. Se repolho azedo faz você torcer o nariz, saiba que essa comida é bem saudável. É rico em vistaminas C e B, e por ser em conserva e duradouro, foi bem usado pelos alemães no inverno para manterem os nutirentes.

repolho prato tipico alemanha

8.Kartoffelsalat

A salada de batata na Alemanha também serve como acompanhamento para as carnes – no caso as salsichas –, mas a diferença é que nem sempre ela é feita com maionese como no Brasil. A receita varia  conforme a região ou mesmo a família. No sul da Alemanha, a salada de batata não vem com maionese, pode ser fria ou morna, e a batata é temperada com caldo de carne, vinagre e mostarda. Na Renânia, onde está Colônia , as batatas são misturadas a maionese, pepino em conserva e maçã. E no norte, maçãs e ovos cozidos são comum. Experimente e eleja a sua preferida.

salada de batata comida alema

Salada de batata com o boulette, bolinho de carne berlinense

9. Leberkäseleberkase comida alema

Ao pé da letra, esse embutido clássico da Bavária significa queijo de fígado, mas calma: a iguaria não leva nenhum dos dois.
É um bolo de carne assado, e cortado em fatias como de pão. A carne é de porco – geralmente o lombo e a barriga – e pode ser misturada à carne bovina magra. Nos restaurantes da Bavária você vai encontrar essa comida alemã servida com pão, como um cachorro-quente, ou como refeição.

10. Reibekuchen (ou Kartoffelpüffer)reibekuchen comida alema

O Reibeküchen se resume a panquecas abertas de batata ralada frita. São oferecidos em banquinhas pelas ruas, feiras, mercados, e claro, estão à venda nos supermercados. No norte e no oeste da Alemanha, são chamadas também de Kartoffelpuffer, enquanto na Baviera a comida alemã é conhecida como Reiberdatschi ou Erdäpfelpuffer. Independentemente do nome, o acompanhamento costuma ser o apfelmus (purê de maçã), mas os bávaros têm a tradição de comer o erdäpfelpuffer mais com chucrute. Está aí uma ideia para quem não curte muito misturar doce e salgado.

11. Spätzle

O spätzle é uma boa comida alemã para aquele momento que dá saudade de uma comidinha caseira, com todo o jeito de prato de vó. É uma massa feita de ovos, farinha e sal (às vezes também com água e leite), com jeito de pequenos nhoques. É tradicional do sul, mas especialmente na época dos mercados de Natal pode ser encontrado em diversas regiões. Geralmente o Spätzle acompanha pratos de carne e pode também ser servido com (muito) queijo derretido. Nesse caso, se torna o käsespätzle, um ótimo prato quentinho especialmente para o inverno.

Se convenceu a provar as comidas alemãs?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Spätzle prato tipico Alemanha

12. Flammkuchen

A pizza alemã é especialidade das regiões próximas da fronteira com a França: Alsácia, Baden e Pfaz, por isso é comum também encontrá-la pelo nome não alemanizado, tarte flambée. Todos os nomes significam torta cozida na chama. A massa é fininha, assada em forno à lenha e pode ser tanto no formato redondo, quanto retangular. A cobertura mais comuns é de crème fraîche misturado a fromage blanc ou quark (semelhante à coalhada seca), com cebola e bacon.

14. Schwarzwälder Kirschtorte

Significa, literalmente, bolo de cereja Floresta Negra, ou, o nosso velho conhecido bolo Floresta Negra. São camadas de bolo de chocolate, com chantilly e cerejas entre cada camada, e, depois, o bolo é coberto com mais creme chantilly, cereja marrasquino, e raspas de chocolate. Segundo as tradições alemãs, o bolo só pode ser consideado o Floresta Negra quando é adicionada a Kirschwasser (um licor claro, destilado de cerejas negras). Em outras culturas, houve uma adaptação e o bolo pode ter rum ou mesmo não levar bebida alcoolica, como nos Estados Unidos.

Uma curiosidade: o nome do bolo é em referência ao licor produzido na região da Floresta Negra (no sul da Alemanha) feito com a destilação da cereja ginja.

15. Aplfelstrudel

Os alemães e os austríacos dividem a fama do doce.Tanto faz o território original: pode ir preparado para comer deliciosos Apfelstrudel na Alemanha – alias, eles são vendidos em qualquer lugar, de simples padarias a restaurantes renomados. O doce é uma massa folhada fina (como um folhado), polvilhada com açúcar e recheada com maçãs, passas e canela. Tem aquele acalento de comida de vó, e quanto mais quentinha essa comida alemã vem à mesa, mais gostosa fica. É servida com sorvete de creme ou chantilly, e é perfeita para quem não gosta de doces muito doces.

Apfelstrudel comida alemanha

16. Kasslerkassler comida alema

Mais uma comida alemã com origens na Áustria. Trata-se de corte de carne de porco, salgado e defumado. Geralmente são usados o lombo, a barriga e a costela , e a carne é servida com chucrute e purê de batata.

17. Lebkuchen

É uma espécie de pão de mel e comida típica dos mercados de Natal que acontecem do fim de novembro a dezembro pela Alemanha. Os formatos e as receitas são muitos, mas o Lebkuchen mais tradicional é o de Nuremberg, no sul da Alemanha, que costuma ser redondo, coberto de glacê ou chocolate. O lebkuchen de Nuremberg é tão tradicional, que inclusive tem denominação de origem, o que significa que só pode ser chamado de Lebkuchen de Nuremberg o doce feito na cidade.

18. Fischbrötchen

A tradução literal é “sanduíche de peixe”, e não é que essa comida alemã é isso mesmo? é mais consumida no norte da Alemanha por conta da proximidade com o Mar do Norte e o Mar Báltico e, além de peixe, o sanduíche geralmente acompanha também cebola, pickles e molho remoulade. O peixe geralmente é o Arenque, bem típico na Alemanha, marinado com vinagre, azeite e cebola.

19. Königsberger Klöpsekonisberger klopse comida alemanha

Klöpse, em alemão, significa almôndegas. Na Alemanha, elas são preparadas um pouco diferente: com carne suína e bovina, e servidas com molho branco, alcaparras (pois é, as alcaparras não precisam sempre acompanhar peixes) e muitas vezes até anchovas. Esta comida alemã surgiu na antiga Prússia, em uma região hoje entre a Polônia e a Lituânia, e é mais consumida no Norte da Alemanha e em Berlim. As almôndegas à moda alemã vêm acompanhadas de arroz ou, mais comum, batatas.

20. Bretzel

Na Alemanha, se escreve Bretzel, mas nada mais é que o nosso Pretzel. O Bretzel é originário do sul da Alemanha, e consiste em um pão assado, em formato de nó entrelaçado, vendido doce ou salgado.

pretzel prato alemanha

Gostou do conteúdo que você leu sobre a comida alemã? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

Você também pode gostar de