Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
    • Hospedagem

      Onde se hospedar em Key Largo

      3 de fevereiro de 2022

      Hospedagem

      Dica de hotel na Barra: o Laghetto Stilo

      21 de julho de 2021

      Hospedagem

      Pousada do Sandi, em Paraty: dica de onde…

      3 de abril de 2021

      Hospedagem

      Dica de hotel em Noronha: o Dolphin Noronha

      16 de agosto de 2020

      Hospedagem

      Viagem romântica perto de São Paulo: hotel Nau…

      10 de julho de 2019

  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Nat, me ajuda
  • Sobre
  • Contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
    • Hospedagem

      Onde se hospedar em Key Largo

      3 de fevereiro de 2022

      Hospedagem

      Dica de hotel na Barra: o Laghetto Stilo

      21 de julho de 2021

      Hospedagem

      Pousada do Sandi, em Paraty: dica de onde…

      3 de abril de 2021

      Hospedagem

      Dica de hotel em Noronha: o Dolphin Noronha

      16 de agosto de 2020

      Hospedagem

      Viagem romântica perto de São Paulo: hotel Nau…

      10 de julho de 2019

  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Nat, me ajuda
  • Sobre
  • Contato
DestinosEuropa

Comida alemã: 20 pratos típicos para você provar

por   Natalia Manczyk 18 de junho de 2020
por   Natalia Manczyk 18 de junho de 2020 2 comentários
weisswurst comida alema

A comida alemã vai muito além das salsichas. Tudo bem que a Alemanha é a terra dos embutidos, mas o país também é famoso pelos pães, batatas, conservas e doces. Cada comida típica da Alemanha vai bem com um acompanhamento específico e os ingredientes variam de região para região do país. Para provar a variedade da comida alemã, confiram nosso guia com 20 pratos típicos da Alemanha.

Wurst

A primeira comida alemã da lista só poderia ser a salsicha. São mais de mil tipos do embutido no país, e mesmo em uma vida é pouco possível provar todas as variações. Mas, em alguns dias de viagem você consegue experimentar pelo menos as principais. Seja com pão, em rodelas ou a Currywurst, salsicha servida em rodelas com molho de tomate e pó de curry, perfeita para aquela fominha da tarde. Aqui vai uma explicação básica de cada salsicha, afinal, é bom seguirmos a frase do príncipe alemão Otto von Bismarck: “Quanto menos as pessoas souberem como se fazem as salsichas e as leis, melhor dormirão à noite”.

1.Bratwurst 

É a mais típica das salsichas alemãs. É assada, servida nas barraquinhas de rua dentro de um pão, ou, no caso de  restaurantes, vem acompanhada de salada de batata. É  feita com carne moída de porco e vitela (em menor quantidade) , já o formato e o tamanho variam conforme a região da Alemanha.

bratwurst-prato tipico-Alemanha

2.Wienerwurst / Frankfurterwurst

As duas salsichas alemãs são bem semelhantes, crocantes, finas e avermelhadas como as salsichas de cachorro-quente. Mas enquanto a Frankfurter (famosa em registros já no século 13) é feita só de carne suína, a Wiener é formada por carne suína e bovina.

3.Bockwurst

Enquanto a Bratwurst vem com mais carne de porco que de vitela, a Bockwurst é feita com mais carne de vitela que suína. É a mais consumida da Alemanha, e tem esse nome porque era consumida com cerveja do tipo bock. O acompanhamento mais comum para a Bockwurst é a mostarda quente.

Siga o @portadeembarque no Instagram um subtitulo x px

4.Weisswurst

A salsicha típica da Baviera é feita de carne de vitela e porco, temperada com cebola e salsa fresca e, consumida, vejam só, no café da manhã. A tradição é comê-la antes do meio-dia, acompanhada de mostarda doce, pretzel e cerveja. Aliás, nós estrangeiros, acabamos comendo a Weisswurst de garfo e faca, já os alemães comem a salsicha sem tirar a pele, chupando a carne por uma das pontas, o que chamam de “zuzeln”.

comida alema weisswurst

 

5.Eisbein – a mais típica comida alemã

É o prato mais típico da Alemanha: o famoso joelho de porco. Apesar da tradução, a carne na verdade é o pedaço entre o joelho e o tornozelo do animal. Faz sentido, afinal, em alemão, bein é perna. Mas e o “eis?”. Confundindo mais um pouco, eis significa gelo, e dizem que pode ser chamado assim por conta da camada branca de gordura ao redor da carne, ou porque antigamente caçadores sem o sapato apropriado para andar na neve usariam ossos de joelho de porcos amarrados aos sapatos para conseguir fincar os pés e caminhar sem problemas na neve.

Organize a sua viagem:

  • Oferta de hotéis em Berlim

Além da divergência histórica, fique atento porque o nome do prato também muda conforme a região da Alemanha. Enquanto em Berlin é conhecido por Eisbein mesmo, na Baviera é chamado de Schweinshax, e no norte da Alemanha é conhecido como Bötel.

eisbein comida alema

Se a origem do nome tem divergências, uma garantia você pode esperar: o prato é bem generoso. Tanto que em muitos restaurantes de comida alemã é apresentada a opção de meio eisbein – e ainda assim o prato é para os fortes.  Em Berlim, o Eisbein costuma ser cozido, enquanto na Baviera é grelhado, assado ou mesmo cru, e geralmente vem acompanhado tanto de chucrute (sauerkraut) quanto de uma das muitas variações de batata, como purê de batata (kartoffelpüree) e salada de batata (kartoffelsalat).

Se inspire com mais posts sobre a Europa:

  • Os melhores mercados de Natal na Alemanha
  • O que fazer em Berlim: os 30 melhores passeios
  • Oktoberfest de…Stuttgart
  • A incrível mina de sal de Wieliczka, na Polônia
  • York: a cidade mais histórica da Inglaterra

6. Schnitzel

O nome dessa comida alemã é refinado, mas o schnitzel nada mais é que o nosso milanesa, ou, carne em fatias finas sem ossos empanada. O mais clássico é austríaco, o Wiener Schnitzel, feito de vitela, mas o schnitzel pode ser também de carne de boi e porco. Teoricamente, todo schnitzel de vitela é o Wiener Schnitzel, e deve ser anunciado desse jeito nos menus. Mas até os alemães já deram uma relaxada, e é mais comum encontrar nos cardápios, simplesmente, schnitzel. Eles foram adaptados e podem também vir recheados de queijo e presunto ou mesmo cobertos com rodelas de limão e salsinha.

Faça um tour da cerveja em Munique com guia em espanhol

schnitzel comida alema

7. Sauerkraut

O Sauerkraut, ou para nós brasileiros, chucrute, é dos pratos mais conhecidos da culinária alemã. Trata-se de repolho fermentado, e costuma sempre acompanhar o joelho de porco ou as salsichas brancas. O interessante é que o prato tipicamente alemão nasceu na China, no século 3 a.C, quando o repolho fatiado e fermentado em vinho de arroz era “a ração fornecida aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China”, segundo Maria Lucia Gomensoro no Pequeno Dicionário de Gastronomia. Se repolho azedo faz você torcer o nariz, saiba que essa comida é bem saudável. É rico em vistaminas C e B, e por ser em conserva e duradouro, foi bem usado pelos alemães no inverno para manterem os nutirentes.

repolho prato tipico alemanha

8.Kartoffelsalat

A salada de batata na Alemanha também serve como acompanhamento para as carnes – no caso as salsichas –, mas a diferença na gastronomia alemã é que nem sempre ela é feita com maionese como no Brasil. A receita desse prato alemão varia conforme a região ou mesmo a família. No sul da Alemanha, a salada de batata não vem com maionese, pode ser fria ou morna, e a batata é temperada com caldo de carne, vinagre e mostarda. Na Renânia, onde está Colônia, as batatas são misturadas a maionese, pepino em conserva e maçã. E no norte, maçãs e ovos cozidos são comum. Experimente e eleja a sua variação preferida entre os pratos alemães.

salada de batata comida alema

Salada de batata com o boulette, bolinho de carne berlinense

9. Leberkäseleberkase comida alema

Ao pé da letra, esse embutido clássico da Bavária significa queijo de fígado, mas calma: a iguaria da culinária alemã não leva nenhum dos dois. É um bolo de carne assado, e cortado em fatias como de pão. A carne é de porco – geralmente o lombo e a barriga – e pode ser misturada à carne bovina magra. Nos restaurantes da Bavária você vai encontrar essa comida alemã servida com pão, como um cachorro-quente, ou como refeição.

10. Reibekuchen (ou Kartoffelpüffer)reibekuchen comida alema

O Reibeküchen é uma comida alemã que se resume a panquecas abertas de batata ralada frita. São oferecidos em banquinhas pelas ruas, feiras, mercados, e claro, estão à venda nos supermercados. No norte e no oeste da Alemanha, são chamadas também de Kartoffelpuffer, enquanto na Baviera a comida alemã é conhecida como Reiberdatschi ou Erdäpfelpuffer. Independentemente do nome, o acompanhamento costuma ser o apfelmus (purê de maçã), mas os bávaros têm a tradição de comer o erdäpfelpuffer mais com chucrute. Está aí uma ideia para quem não curte muito misturar doce e salgado.

11. Spätzle

O spätzle é uma boa comida da culinária alemã para aquele momento que dá saudade de uma comidinha caseira, com todo o jeito de prato de vó. É uma massa feita de ovos, farinha e sal (às vezes também com água e leite), com jeito de pequenos nhoques. É tradicional do sul, mas especialmente na época dos mercados de Natal pode ser encontrado em diversas regiões. Geralmente o Spätzle acompanha pratos de carne e pode também ser servido com (muito) queijo derretido. Nesse caso, se torna o käsespätzle, um ótimo prato quentinho especialmente para o inverno.

[poll id=”7″]

Spätzle prato tipico Alemanha

12. Flammkuchen

A pizza alemã é especialidade das regiões próximas da fronteira com a França: Alsácia, Baden e Pfaz, por isso é comum também encontrá-la pelo nome não alemanizado, tarte flambée. Todos os nomes significam torta cozida na chama. A massa é fininha, assada em forno à lenha e pode ser tanto no formato redondo, quanto retangular. A cobertura mais comuns é de crème fraîche misturado a fromage blanc ou quark (semelhante à coalhada seca), com cebola e bacon.

14. Schwarzwälder Kirschtorte

O doce típico da Alemanha significa, literalmente, bolo de cereja Floresta Negra, ou, o nosso velho conhecido bolo Floresta Negra. São camadas de bolo de chocolate, com chantilly e cerejas entre cada camada, e, depois, o bolo é coberto com mais creme chantilly, cereja marrasquino, e raspas de chocolate. Segundo as tradições alemãs, o bolo só pode ser consideado o Floresta Negra quando é adicionada a Kirschwasser (um licor claro, destilado de cerejas negras). Em outras culturas, houve uma adaptação e o bolo pode ter rum ou mesmo não levar bebida alcoolica, como nos Estados Unidos.

Uma curiosidade: o nome do bolo é em referência ao licor produzido na região da Floresta Negra (no sul da Alemanha) feito com a destilação da cereja ginja.

15. Aplfelstrudel

Os alemães e os austríacos dividem a fama do doce.Tanto faz o território original: pode ir preparado para comer deliciosos Apfelstrudel na Alemanha – alias, eles são vendidos em qualquer lugar, de simples padarias a restaurantes renomados. O doce alemão é uma massa folhada fina (como um folhado), polvilhada com açúcar e recheada com maçãs, passas e canela. Tem aquele acalento de comida de vó, e quanto mais quentinha essa comida alemã vem à mesa, mais gostosa fica. É servida com sorvete de creme ou chantilly, e é perfeita para quem não gosta de doces muito doces.

Apfelstrudel comida alemanha

16. Kasslerkassler comida alema

Mais uma comida alemã com origens na Áustria. Trata-se de corte de carne de porco, salgado e defumado. Geralmente são usados o lombo, a barriga e a costela , e a carne é servida com chucrute e purê de batata.

17. Lebkuchen

É uma espécie de pão de mel e comida típica dos mercados de Natal da Alemanha, que acontecem do fim de novembro a dezembro pela Alemanha. Os formatos e as receitas são muitos, mas o Lebkuchen mais tradicional é o de Nuremberg, no sul da Alemanha, que costuma ser redondo, coberto de glacê ou chocolate. O lebkuchen de Nuremberg é tão tradicional, que inclusive tem denominação de origem, o que significa que só pode ser chamado de Lebkuchen de Nuremberg o doce feito na cidade.

Lebkuchen comida alema
lebkuchen oktoberfest

18. Fischbrötchen

A tradução literal é “sanduíche de peixe”, e não é que essa comida alemã é isso mesmo? é mais consumida no norte da Alemanha por conta da proximidade com o Mar do Norte e o Mar Báltico e, além de peixe, o sanduíche geralmente acompanha também cebola, pickles e molho remoulade. O peixe geralmente é o Arenque, bem típico na Alemanha, marinado com vinagre, azeite e cebola.

19. Königsberger Klöpsekonisberger klopse comida alemanha

Klöpse, em alemão, significa almôndegas. Na gastronomia alemã, elas são preparadas um pouco diferente: com carne suína e bovina, e servidas com molho branco, alcaparras (pois é, as alcaparras não precisam sempre acompanhar peixes) e muitas vezes até anchovas. Esta comida alemã surgiu na antiga Prússia, em uma região hoje entre a Polônia e a Lituânia, e é mais consumida no Norte da Alemanha e em Berlim. As almôndegas à moda alemã vêm acompanhadas de arroz ou, mais comum, batatas.

20. Bretzel

Na Alemanha, se escreve Bretzel, mas nada mais é que o nosso Pretzel. O Bretzel é originário do sul da Alemanha, e consiste em um pão assado, em formato de nó entrelaçado, vendido doce ou salgado.

pretzel prato alemanha

Gostou do conteúdo que você leu sobre a comida alemã? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

AlemanhaComidaEuropagastronomiapratos alemães
2 comentários
3
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
O parque e o hotel Xcaret já têm data para a reabertura: 15 de junho
Próximo post
Karlovy Vary: conheça a cidade tcheca pelos olhos de Beethoven

Você também pode gostar de

Como se locomover em Dubai: como é e...

25 de novembro de 2023

O que fazer em San Antonio, no Texas

8 de agosto de 2023

O que fazer em Dubai: roteiro completo dia...

30 de junho de 2023

Rota dos Direitos Civis nos EUA: o sul...

15 de fevereiro de 2023

O que fazer em Estocolmo

23 de dezembro de 2022

2 comentários

smeteling 19 de outubro de 2022 - 8:54 am

cade as receitas como que faz odiei nota 10 negativo

Reply
Natalia Manczyk 20 de outubro de 2022 - 2:45 pm

Esse não é um site de receitas, e sim de viagem. Postei as comidas típicas, a história e onde encontrá-las para o turista que vai para a Alemanha. Quem quer receita deve entrar em um site de receitas

Reply

Deixe um comentário

Salvar meu nome e email para a próxima vez em que eu comentar

Encontre aqui

Novidades

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Casamento em Trancoso: hotel oferece estrutura para a festa

Tem mais no Instagram

QUATRO DICAS PARA ALUGAR CARRO NOS ESTADOS UNIDOS⁣
⁣
4. Confira sempre se a franquia é zero. Você vai economizar bastante caso tenha um imprevisto⁣
3. Confira se o seu carro tem airbag lateral. É bem importante para a segurança⁣
2. Mesmo que os cartões de crédito ofereçam o seguro gratuito, recomendo usar o seguro da própria locadora⁣
1. Aluguei meu carro em Orlando com a Avis pela plataforma da Mobility, e recomendo. O atendente tirou todas as minhas dúvidas e foi bem sincero, sem ficar empurrando mil e um serviços. Na Mobility, você consegue comparar o preço em todas as locadoras e ainda pagar em até 10x⁣
⁣
*uma correção: o upgrade saiu 7 dolares por dia e nao 5. Mas ainda assim vale a pena, né? 
⁣
⁣
#Avisbudget #avisbrasil #mobility #alugueldecarro #visitflorida #amoflorida #brasileirosemorlando #brasileirosnaflorida #mulheresviajantes #viajandoando #viajantesbrasileiros #viajenaviagem
UMA FOTO NO ALTO DO MUNDO PORQUE… Somos aqui 24 UMA FOTO NO ALTO DO MUNDO PORQUE…

Somos aqui 241 mil apaixonados por viagem e por esses infinitos pontos que podemos conhecer! Essa foto é mais especificamente no alto da Capadócia no inverno, uma das paisagens mais bonitas desse mundo.

Alguns amigos me dizem que ficam impressionados que eu viajo tanto e não deixo de me surpreender e me animar com cada lugar que eu vejo. Podermos nos alegrar vendo cenários (e não precisa ser longe, não!) e, principalmente, aprendendo sobre eles, é, para mim (e aposto que para muitos viajantes) uma das principais engrenagens da vida. Meu desejo: que os olhos de todos nunca deixem de brilhar diante de tantos cenários que esbarramos por aí. 

#apaixonadosporviagem #mulheresviajantes #viajantesbrasileiros #brasileirospelomundo #viajenaviagem #viajarepreciso #viajareviver #viajanteindependente #viajantespelomundo #capadocia
COMO VISITAR UMA DAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS MAIS F COMO VISITAR UMA DAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS MAIS FAMOSAS DA SUÍÇA!⁣
⁣
O Landwasser Viaduct é um dos maiores símbolos da Suíça e você vai passar por ele durante a rota de trem no Bernina Express. Se estiver no trem local, você pode descer em Filisur e chegar mais perto do viaduto, fazendo a trilha até o mirante e pegando o trenzinho Landwasser Express, que chega até a base dos pilares. O Landwasser Viaduct tem mais de 120 anos e foi uma inovação na engenharia na época!⁣
⁣
*Viagem a convite do Turismo da Suíça (@myswitzerlandbr )⁣
⁣
⁣
⁣
⁣ 
#ineedswitzerland #inLOVEwithSWITZERLAND #Suíça #brasileirosnasuiça #viagemromantica #viagemdetrem #berninaexpress #brasileirosnaeuropa #viagememcasal #filisur #suiça #landwasserviadukt
Você sabia dessas praias a duas horas e meia de O Você sabia dessas praias a duas horas e meia de Orlando?⁣
⁣
A gente se diverte nos parques de Orlando, mas não tem como negar que ficamos acabados também. Dá para voltar renovado das férias ficando uns dias nas praias da região de St Pete e Clearwater.⁣
⁣
É bem aquele clima praiano, com o mar verdinho, uma das areias mais brancas e finas do mundo, pôr do sol maravilhoso e frutos do mar na beira da praia. Me hospedei em Clearwater, no hotel @jwmarriottclearwaterbeach , mas passeava entre todas as praias da península. Clearwater é mais badalada, enquanto St Pete também tem a praia linda, muita cultura (é lá o ótimo museu do Salvador Dali e o museu do Chihuly, por exemplo)e o pier inaugurado em 2020 cheio de restaurantes e mais um cenário para o pôr do sol. Também é perto de St Pete, o parque Fort De Soto, com quase 5 km de praias virgens e onde eu fiz esse passeio gostoso de bicicleta. Que região gostosa da Flórida! ⁣
⁣
⁣
⁣
*Viagem a convite do VisitFlorida⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
⁣
#LoveFl #AmoFlorida #adv #LetsShineSPC #clearwaterflorida #clearwaterbeach #stpetebeach #stpete #brasileirosnaflorida #brasileirosemorlando #viajantesbrasileiros #mulheresviajantes #orlandofl #orlandoflorida⁣
Cinco hotéis históricos na Suíça:⁣ ⁣ 1: Ho Cinco hotéis históricos na Suíça:⁣
⁣
1: Hotel em Chur⁣
2: hotel em Flims ⁣
3: hotel em Bergün ⁣
4: hotel em Poschiavo⁣
5: hotel nos arredores de Lugano⁣
⁣
Os hotéis históricos da Suíça são um grupo de hotéis (não pertencem a uma rede específica) que devem ter pelo menos 30 anos e autenticidade. Apesar dessa exigência, o hotel mais novo do grupo fica em uma casa de 90 anos atrás. Vão desde um bed & breakfast até os cinco estrelas. Aí vão algumas sugestões de hoteis na Suíça testadas e aprovadas 😊⁣
⁣

*Viagem a convite do Turismo da Suíça (@myswitzerlandbr )

⁣
⁣
#ineedswitzerland #inLOVEwithSWITZERLAND #Suíça #brasileirosnasuiça #viagemromantica #viagemdetrem #berninaexpress #brasileirosnaeuropa #viagememcasal #viagemperfeita #suiça #hoteisincriveis
QUANTO CUSTA O TREM NA SUÍÇA BERNINA EXPRESS:⁣ QUANTO CUSTA O TREM NA SUÍÇA BERNINA EXPRESS:⁣
⁣
Aviso 1:Lembrando que os preços variam conforme a época do ano (no verão os preços são um pouco mais altos). ⁣

Aviso número 2: as imagens do vídeo são da primeira classe porque eu tinha o Swiss Travel Pass para a primeira classe - mas as duas são bem confortáveis! ⁣
 
Aviso 3: a rota nos trens convencionais não tem a janelona de vidro, mas tem uma vantagem: a janela abre e você pode fazer imagens sem o reflexo.⁣
⁣
Aviso 4: viagem a convite do Turismo da Suíça (@myswitzerlandbr )⁣
⁣
O que mais você gostaria de saber? ⁣
⁣
⁣
⁣ 
#ineedswitzerland #inLOVEwithSWITZERLAND #Suíça #brasileirosnasuiça #viagemromantica #viagemdetrem #berninaexpress #brasileirosnaeuropa #viagememcasal #viagemperfeita #suiça #zurique
UMA DAS ROTAS DE TREM MAIS BONITAS DA EUROPA! ⁣ UMA DAS ROTAS DE TREM MAIS BONITAS DA EUROPA! ⁣
⁣
É assim a viagem no trem Bernina Express, na Suíça! A rota vai de Chur a Tirano, na Itália, e são 122 km que poderiam ser feitos em 4 horas. Eu fiz em três dias porque o negócio é parar no caminho e dormir nas cidadezinhas em meio aos Alpes. Se você tiver o Swiss Travel Pass tem direito a pegar qualquer trem na Suíça, e então é só pegar o trem no próximo dia. Atenção: apenas o vagão panorâmico é preciso reservar por uma média de 24 francos suíços (o preço varia conforme o mês). ⁣
⁣
* Viagem a convite do Turismo da Suíça (@myswitzerlandbr )⁣
⁣
⁣
⁣ 
##ineedswitzerland #inLOVEwithSWITZERLAND #Suíça #brasileirosnasuiça #viagemromantica #viagemdetrem #berninaexpress #brasileirosnaeuropa #viagememcasal #viagemperfeita #suiça #zurique
A SUÍÇA É UM QUADRO E EU POSSO PROVAR⁣ ⁣ Qu A SUÍÇA É UM QUADRO E EU POSSO PROVAR⁣
⁣
Qual foto você prefere de 1 a 5? Todas são sem nadinha de tratamento e são cidades em que eu parei no roteiro de trem pela Suíça com o Bernina Express indo de Chur a Tirano (e depois com o ônibus do Bernina Express até Lugano). ⁣
⁣
Esse último trecho é sempre feito de ônibus (com exceção do inverno) porque não tem linha de trem entre as duas cidades. Mas é mais uma rota cênica porque a estrada vai contornando o Lago di Como (dica extra: pegue a janela da esquerda nessa rota).⁣
⁣
Foto 1: Bergün⁣
Foto 2: Flims (na região de Chur)⁣
Foto 3: Bergün (de novo porque não consegui escolher uma só) ⁣
Foto 4: Poschiavo (foto by @yourtravelguide.nl )⁣
Foto 5: Lugano⁣
⁣
*Viagem a convite do Turismo da Suíça (@myswitzerlandbr ) ⁣
⁣
⁣
⁣
⁣
#inLOVEwithSWITZERLAND #ineedswitzerland #luganocity #suíça #brasileirosnasuiça #brasileirosnaeuropa #viagemperfeita #poschiavo #bergün #viagememcasal #chur
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE POSCHIAVO, NA SUÍÇA?⁣ VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE POSCHIAVO, NA SUÍÇA?⁣
⁣
Ela tem só 4500 habitantes, e é como uma vila italiana no meio dos alpes suíços. É facil chegar de trem: é que Poschiavo está na rota do trem Bernina Express, o trem que faz a rota panorâmica na Suíça. A cidade fica na região italiana: você vai ser recebido com um buongiorno nos restaurantes, vai ver o pessoal falar da vida uns com os outros nas ruas e aproveitar as massas e risotos. Algumas atrações, além dessa paisagem: a Casa Tomé, uma casa de 700 anos mantida com a mesma estrutura, a praça principal e o Spanish Quarter, com casarões dos moradores que montaram cafeterias em outras partes da Europa no século 19 e voltaram para Poschiavo.⁣
⁣
⁣

*viagem a convite do Turismo da Suíça! ⁣
⁣
⁣
⁣
#ineedswitzerland #inLOVEwithSWITZERLAND #Suíça #brasileirosnasuiça #viagemromantica #poschiavo #viagensincriveis #brasileirosnaeuropa #viagememcasal #viagemperfeita #suiça #italia

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • Contato
  • Sobre
  • Nat, me ajuda

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
    • Hospedagem

      Onde se hospedar em Key Largo

      3 de fevereiro de 2022

      Hospedagem

      Dica de hotel na Barra: o Laghetto Stilo

      21 de julho de 2021

      Hospedagem

      Pousada do Sandi, em Paraty: dica de onde…

      3 de abril de 2021

      Hospedagem

      Dica de hotel em Noronha: o Dolphin Noronha

      16 de agosto de 2020

      Hospedagem

      Viagem romântica perto de São Paulo: hotel Nau…

      10 de julho de 2019

  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Nat, me ajuda
  • Sobre
  • Contato