Descubra neste post o que fazer em Adis Abeba em um dia. A Ethiopian oferece voos com conexão em Adis Abeba, então saiba as principais atrações, o melhor tour, o que comer, se Adis Abeba é perigoso e o que visitar em Adis Abeba, na Etiópia.
Foi na Etiópia que tomei o melhor café desses meus 30 anos de vida. Foi lá também que aprendi a tradição de comer com a mão a injera (a comida de todo dia) dos etíopes e inexistente em outros cantos do mundo. Também ali vi pela primeira vez as túnicas brancas usadas com orgulho por aquele povo com tradições quase intactas.
Organize a sua viagem:
Isso tudo nas 36 horas em que passei na capital do país, Adis Abeba (ou Adis Ababa), por conta de uma conexão de um voo da Ethiopian Airlines. A companhia etíope voa em 11 horas de São Paulo até Adis (como é apelidada pelos íntimos), e de lá oferece rotas que chegam em poucas horas a outras partes da África e à Ásia. E já que o voo para na Etiópia, por que não conhecer mais um país, especialmente esse com uma cultura tão singular?
A beleza de Adis Abeba não é perceptível logo de cara. Adis Abeba é um pouco caótica e falta estrutura nas ruas: você poderia pensar que não há o que fazer em Adis Abeba. Engano. A beleza da cidade fica impressa meio secreta na cultura do país, que foi o único da África a escapar da colonização europeia. Por isso, do alfabeto à comida e aos trajes, Adis apresenta, enfim, os mais puros hábitos africanos.
Dica: Faça esse tour guiado por Addis Abeba para não se preocupar com nada
Como funciona a conexão com a Ethiopian
Quem voa com a Ethiopian e faz uma conexão de mais de 8 horas em Adis Abeba tem direito a hospedagem, alimentação, transfer entre o aeroporto e o hotel e isenção de visto. Caso queira passar mais tempo na Etiópia, é possível fazer um stopover de até 72 horas sem custo a mais na passagem.
O passageiro deve então arcar com o visto, a hospedagem e os outros extras. A classe do hotel disponibilizado depende da casse da passagem. Para a classe econômica, o hotel é bem simples, e o café da manhã no meu caso, era apenas pães, café e manteiga. Mas pra conhecer mais uma cidade (Adis Abeba) durante a sua conexão vale a pena. Para solicitar o hotel, é preciso pasar em um guichê na chegada à Etiópia, antes de passar pela imigração.
Nas redondezas do aeroporto está a área nova da cidade, a Bole, com prédios de escritórios e hotéis em prediões (claro que nada como Nova York ou mesmo São Paulo). Mas não é ela a região que mais interessa aos turistas. Para chegar às atrações é preciso caminhar pela cidade, que não é perigosa. É possível perambular por ela sozinho, mas as muitas ruas sem pavimentação e o trânsito pesado, tanto de carros quanto de gente, podem intimidar.
Organize a sua viagem:
Reserve um city tour guiado completo saindo do aeroporto ou do seu hotel
Para quem não quer se aventurar tanto assim vale a pena investir em um tour: fiz com a Go Addis Tours e recomendo. A empresa montou roteiros de cerca de 5 horas pelos destaques de Adis (US$ 85) justamente pensando na quantidade de turistas que chegam em conexões e precisam saber o que fazer em Adis Abeba. Um guia etíope o acompanhará no mercado, nos restaurantes, nos museus… e é essa a chance de perguntar sobre a cultura e entender o dia a dia etíope, algo tão longe e tão perto de nós.
O que fazer em Adis Abeba
Meu tour em Adis começou com o Shola Market, mercado a céu aberto que vende de tudo. Há grãos de café por todos os lados e de todos os tons. E tudo o que faz parte da tradição do café na Etiópia também.
Há uma vendinha só para os incensos – eles são sempre queimados ao lado do bule para dar um aroma especial – , outra só para os armários onde são guardados os grãos (alguns vêm até com luzinhas embutidas), outra só de xícaras, uma vendinha especializada em bandejas e outra só para vender os bules, sempre de barro. Se café não for o seu forte (sem trocadilhos), você também pode comprar ervas para chá e especiarias.
Não esqueça o seguro viagem
Assim como a cidade, os hospitais de Adis Abeba são bem simples. Então nem pense em viajar para lá sem seguro viagem. Compare os melhores seguros, escolha o seu e ainda tenha 5% de desconto. É só digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.
Nessas poucas horas em Adis, não perca por nada a oportunidade de tomar café – aliás, a planta surgiu na Etiópia, na ci- dade de Kaffa. Se estiver com o tour, você irá ao Tomoca, a cafeteria mais famosa da Etiópia. Provavelmente nada mudou no estabelecimento desde que ele foi aberto em 1953. Entre balanças antigas e pôsteres da época, os etíopes fazem uma pausa na rotina, pedem um café preto, um macchiatto ou ainda um chá com café, e tomam de pé mesmo, lendo jornal.
Museus de Adis Abeba
A Etiópia é dona das maiores descobertas arqueológicas do continente, portanto é especial a coleção do Museu Nacional da Etiópia. O esqueleto do mais antigo humano primitivo está lá: Lucy, de 3,3 milhões de anos. Também estão exibidos os ossos de Ardi, nosso ancestral ainda mais antigo: primata com 4,4 milhões de anos, mas que ganhou menos holofotes.
Leia mais:
- Vinte coisas que vivi na Tanzânia
- Roteiro de quatro dias em Cape Town
- As melhores Vinícolas perto de Cape Town
- A incrível migração dos animais na Tanzânia
No conforto de um carro, olhando o caos da cidade pela janelinha, segui para a catedral Holy Trinity, com todo jeitão de europeia, mas a semelhança fica por aí. O costume dos ortodoxos etíopes é acessar a catedral por três portas diferentes: uma para os padres, outra para as mulheres e mais uma para os homens, sempre tirando os sapatos ao entrar.
Mas igreja diferente mesmo é a que está no alto da montanha verdejante Entoto, outra atração incluída no tour. O caminho até lá é longo. Leva cerca de uma hora, mas você passará pela vida etíope. Na base da montanha, homens costuram e vendem a Habesha, túnica de algodão usada por todos. E as mulheres levam lenha nas costas para cima e para baixo.
A cada curva da montanha, de 1.500 metros de altura, a vista é sensacional. O cume é enfeitado pela igreja, a Entoto Maryam. Ela é octogonal, azul-clara, com detalhes em vermelho, amarelo e verde. Enfim, uma estrutura diferente de qualquer outra.
Ao lado, mais um palácio diferentão: o do imperador Menelik, que governou no século 19. Mais parece um casebre do sertão nordestino, e não reflete a importância do fundador de Adis. Todos os dias, o lugar está cheio de crianças em excursões escolares. A molecada adora interagir e tirar fotos junto com os turistas.
Comidas típicas
Todas essas atrações podem ser conhecidas em só cerca de cinco horas. Assim, se você tiver um dia inteiro em Adis Abeba, vale a pena combinar o circuito turístico com o food tour (US$ 65) e assim ver mais atrações em Adis Abeba.
Você provará a injera. O pessoal a come no almoço e no jantar, em casa e na rua, e degustá-la é uma experiência. É uma espécie de crepe, sem glúten, fina e aberta, feita com farinha de tefe (cereal que só há na Etiópia), e fermentada por três dias. A forma de comê-la é especial.
As várias pessoas da mesa vão rasgando (sempre com a mão direita) pedaços da massa, e com eles, agarram a comida disposta sobre a injera, como grão de bico, salada e batata. Uma variação são os tibs, picadinho de carne geralmente servido com a injera. Os sucos, que eles chamam de spris, na realidade são smoothies de vários sabores (abacaxi, abacate, manga e papaia) colocados em camadas em um único copo, formando uma bebida multicolorida a e linda. Já os doces não são tão comuns. A sobremesa etíope é o café, bebida que vira motivo para rodas de amigos se encontrarem e para uma boa paradinha dos turistas em Adis Abeba.
Melhor hotel em Addis Abeba
Fiquei em Adis Abeba durante a conexão para a minha viagem para Seychelles. Na ida, resolvi não usar o hotel disponibilizado pela Ethiopian porque queria ficar um dia e meio na capital da Etiópia e mostrar o que fazer em Adis Abeba em um dia inteiro.
Resolvi então ficar no Hilton Adis Abeba, que está na região nova da cidade e a só 15 minutos do aeroporto. É daqueles hotéis quese esparramam por uma grande área e tem de tudo: piscina aquecida, lojas, quatro restaurantes, casa de câmbio, quadra de tênis, campo de golfe e muito verde. Os quartos não são dos mais modernos. Uma dica é pegar os quartos executivos, que são bem espaçosos e dão direito a um lounge com petiscos e bebidas.
Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo
Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros. Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.