Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
DestinosEuropa

Karlovy Vary: conheça a cidade tcheca pelos olhos de Beethoven

por   Natalia Manczyk 2 de julho de 2020
por   Natalia Manczyk 2 de julho de 2020 0 Comentários
karlovy_vary, na Republica Tcheca, panoramica

Estive em Karlovy Vary em um passeio bate e volta de Praga durante o inverno, quando a cidade fica ainda mais bonita por conta do rio de água quente que corre entre as ruas nevadas. Mas, desta vez, resolvi fazer um texto diferente, com as informações da cidade contada por quem esteve lá mais vezes que eu, é muito mais famoso e importante: Beethoven.

Leia mais:

  • De trem na República Tcheca
  • Dicas para uma viagem com Alemanha e República Tcheca

Karlovy Vary, 20 de setembro de 1812

Sou um velho senhor que compõe sinfonias, e embora tocar piano pareça uma atividade relaxante, visito Karlovy Vary, na República Tcheca, para descansar nas águas termais com poderes curativos que brotam de 12 fontes pela cidade. Dizem por aqui que eu ainda estarei conhecido nos próximos 300 anos ou mesmo 500 anos. Caso você esteja lendo esta minha carta no futuro, lá pelo ano 2020, e bem provavelmente não saberá quem sou, me chamo Ludwig von Beethoven. Escrevo no ano de 1812, em minha segunda vez nesta cidade a só 130 km de Praga, sentado em um banco, olhando o movimento de gente para lá e para cá no calçadão Stará Louka que segue ao longo do Rio Teplá.

Siga o @portadeembarque no Instagram um subtitulo x px

De um lado, o pessoal mira os edifícios imponentes, planejados pelos competentes arquitetos vienenses, com pintura rosada, amarelada ou esverdeada, sempre em tons pastel. Do outro, as águas do rio que correm devagar, como se os bosques alaranjados nas montanhas ao fundo fizessem até a natureza amansar. A paisagem é tipicamente europeia, com a diferença de que o rio que corta Karlovy Vary corre com águas quentes. Durante o inverno, é um espetáculo. A neve cobre as calçadas e o vapor sai das águas lembrando-nos que essa cidade tem mesmo toques especiais.

kalovy Vary vista

Meu hotel de sempre fica localizado nessa que é a área mais famosa da cidade e deve ter sido planejado levando em consideração a vista privilegiada para o rio. Trata-se do Grandhotel Pupp, uma construção de mais de cem anos atrás, erguida em 1701, e tão imponente que mais parece um palácio. Conhecidos meus também costumam se hospedar no hotel quando vêm relaxar nas águas termais de Karlovy Vary: um grande amigo alemão, o escritor Johann Wolfgang von Goethe (ele prefere ser chamado simplesmente pelo sobrenome, Goethe), que já somou 13 visitas a Karlovy Vary, e o mestre Johann Sebastian Bach, que infelizmente morreu há alguns anos mas continua me inspirando.

Meus ouvidos já não têm o mesmo dom de antigamente, mas a vista capta o murmurinho formado pela gente sentada nas mesas ao ar livre do centro da cidade e pelos casais alegres ao descobrirem que qualquer curva leva a ruas charmosas, com imponentes edifícios de moradias e hotéis. Quem sabe em um futuro essas construções se tornem clássicas? É provável mesmo que essa arquitetura de Karlovy Vary atravesse gerações e continue sendo valorizada por séculos a fio.

O grande responsável por esta estância de termas foi o rei Carlos IV, que por volta de 1350 descobriu as águas quentes que nascem do Rio Teplá e decidiu construir na floresta um balneário, chamado de Balneário de Carlos, ou seja, Karlovy Vary. A descoberta foi bem por acaso. Ele estava caçando, o animal pulou pelo penhasco, e ao olhar para baixo, o rei ficou intrigado com a fumaça saindo do vale.

Karlovy Vary cavalos

Cada uma das 12 fontes espalhadas pela cidade é indicada para um tratamento específico, como problemas digestivos, de pele ou mesmo do metabolismo. A explicação para isso é que de cada fonte a água jorra a uma temperatura diferente e com uma quantidade diferente de dióxido de carbono. Geralmente, a temperatura gira em torno dos 40 ºC, mas o maior dos gêiseres, o chamado Vřídlo, expele água a uma temperatura de cerca de 73 °C, e a uma altura impressionante de 12 metros. Atrás, está a grandiosa Igreja de Santa Maria Madalena, erguida em 1736, quando este senhor aqui ainda nem era projeto.

E, em frente ao gêiser estão mais três fontes, com água a cerca de 50 ºC.  Ouvi dizer que daqui a alguns anos será construída uma colunata (um conjunto de colunas) sobre esse gêiser, a Market Colonnade, uma construção branca, que será feita por arquitetos vienenses em estilo suíço, e será inaugurada ainda neste século, em 1883. Não estarei vivo quando estiver pronta, mas aproveitem por mim. Aliás, também está sendo planejada uma colunata que promete ser a mais visitada de Karlovy Vary, a Mill Colonnade. A previsão é que seja inaugurada em 1881, formando um corredor de colunas que cobrem cinco fontes. Será uma maravilha.

mill colonnade in karlovy vary

A Mill Colonnade

Já para os banhos que prometem curar de tudo, é bom saber: não há banhos públicos. É preciso pagar uma hora de tratamento em um spa, se hospedar em hotéis com os banhos ou pagar por hora para usar a piscina de certos spas.

Todos, inclusive eu, contagiam-se de curiosidade para provar essa água milagrosa. É liberado beber, mas tem um certo gosto de enxofre. Para acabar com esse gosto na boca, a solução é um prazer: basta comer o Oplatly, um waflle doce que costuma ser vendido ao redor das fontes. Falando em doce, por aqui me delicio com os strudel – o folhado de maçã que costumo comer sempre na Alemanha e não consigo passar muito tempo sem ele. Para o almoço, em Karlovy Vary tenho o hábito de escolher o goulash, prato com carne, molho grosso temperado e o knedlík, pão cozido no vapor, servido em formato de rocambole, e adorado pelos tchecos (por mim também).

Para acompanhar, peço a cerveja 1795, lançada nesse ano na região da Bohemia, e com lúpulo de tanta qualidade que aposto que quando você estiver lendo esta carta ela ainda estará em produção e poderá ser provada. Outra das boas bebidas por aqui é a Becherovka, licor produzido desde 1805, com receita secreta, que mistura ervas exóticas e 38% de álcool. Não é porque sou compositor erudito que eu não possa aproveitar as boas bebidas da cidade de vez em quando.

Karlovy Vary me inspira. Enquanto olho o rio de águas quentes da varanda do Grandhotel Pupp, um carteiro toca uma melodia na trombeta para chamar a atenção dos moradores. E foi esta melodia que me levou a compor a Abertura em Dó Maior, sinfonia que apresentarei na Sala Tcheca do Hotel Pupp. Já toda a atmosfera radiante de Karlovy Vary me fez compor a Oitava Sinfonia, dia desses, aqui mesmo. Eis a minha obra com mais passagens alegres. Entenderam o motivo?

Gostou do conteúdo que você leu sobre Karlovy Vary? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

 

Summary
Karlovy Vary: conheça a cidade tcheca pelos olhos de Beethoven
Article Name
Karlovy Vary: conheça a cidade tcheca pelos olhos de Beethoven
Description
Karlovy Vary está pertinho de Praga, é cheia de fontes termais e casas clássicas. Saiba o que conhecer em um bate e volta
Author
Natália Mancztk
EuropaKarlovy VaryRepublica Tcheca
0 Comentários
3
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
Comida alemã: 20 pratos típicos para você provar
Próximo post
Lufthansa prevê retomar 90% das rotas até setembro

Você também pode gostar de

New Smyrna Beach: o que fazer na cidade...

30 de junho de 2025

O que fazer em Daytona Beach, na Flórida

16 de maio de 2025

Qual é o melhor Seguro Viagem para Europa?...

24 de fevereiro de 2025

O que fazer em Clearwater: dicas dos melhores...

29 de dezembro de 2023

O que fazer em Tampa: as melhores atrações...

28 de dezembro de 2023

Deixe um comentário

Salvar meu nome e email para a próxima vez em que eu comentar

Encontre aqui

Novidades

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Casamento em Trancoso: hotel oferece estrutura para a festa

Tem mais no Instagram

O MAIOR STARBUCKS DO MUNDO! Fica em Chicago e é O MAIOR STARBUCKS DO MUNDO!

Fica em Chicago e é o Starbucks Reserve Roastery. As lojas Starbucks Reserve são lojas conceito do Starbucks e tem 6 espalhadas pelo mundo. Mas o Starbucks de Chicago é ainda mais especial. Olha só como é! 

#choosechicago #chicago #brasileirosnoseua #mulheresviajantes #viajantesbrasileiros
Descansando no andar 103 de um dos prédios mais a Descansando no andar 103 de um dos prédios mais altos do mundo: a Willis Tower, em Chicago! 

Quem é das antigas (como eu) vai lembrar do nome anterior do prédio: a Sears Tower. Foi o prédio mais alto da América do Norte de 1974 a 2014, quando o One World Trade Center foi inaugurado em Nova York. 

Hoje em dia, a Willis Tower é o terceiro prédio mais alto do Ocidente e o 23° do mundo. A entrada  no Skydeck (o andar 103) custa a partir de US$ 32 ou você també pode comprar o CityPass e aproveitar que a atração está incluída.

#chicago  #visitchicago #choosechicago #ipw2025 #viajantesbrasileiros #brasileirosnoseua #mulheresviajantes #dicasdeviagem
LISBOA ALÉM DO ÓBVIO 🇵🇹 Se você gosta de LISBOA ALÉM DO ÓBVIO 🇵🇹

Se você gosta de viajar fugindo dos pontos turísticos mais clichês, esse vídeo é pra você!

⚡️ Natália Manczyk, do @PortaDeEmbarque, faz parte do #SquadNossa, o time de criadores de @nossa_uol, canal de lifestyle do UOL! Se você ama cozinha, viagem e decoração, vem com a gente! Fique de olho para não perder os próximos conteúdos!

#SquadNossa #NossaUOL #NossaVIaja #Viagem #Portugal #Lisboa
OI, CHICAGO!! Cheguei na cidade da arquitetura e OI, CHICAGO!!

Cheguei na cidade da arquitetura e precursora dos arranha-céus para a maior feira de turismo dos Estados Unidos, a @ustravelipw . 

Fiquem de olho nos stories porque vou compartilhando com vocês as atrações dessa cidade imponente e divertida, e as novidades no turismo dos Estados Unidos! 

Quem já veio para cá? 

#chicago #choosechicago #ustravelipw2025 #ustravel  #brasileirosnoseua #mulheresviajantes
CINCO COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS LENÇÓIS MARANHENSES
 
- Todo mundo fala que a melhor época é de junho a setembro. Mas em abril já tem lagoa, sim. É época de chuvas, mas é muito raro chover o dia todo. A chuva não atrapalha os passeios e você consegue pegar as lagoas sem tanta gente.

- Sabia que a @voegoloficial oferece voos diretos de várias cidades brasileiras para São Luís, a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses? De lá, dá para pegar um transfer até Barreirinhas, que é a principal base para explorar o parque
 
Tem mais dicas dos Lençóis Maranhenses no vídeo! Qual dessas você ainda não sabia? Salva para organizar a próxima viagem!
 
 
#VoeGOL #publi #lencoismaranhenses #viajantesbrasileiros #mulheresviajantes
O PAÍS MAIS SUBESTIMADO DA EUROPA: Está bem no O PAÍS MAIS SUBESTIMADO DA EUROPA:
 
Está bem no centro do continente, tem trem e voo low cost para todo lado, é um dos mais baratos e seguros da Europa e ainda é lindo e cheio de praças medievais: a Polônia.
 
E aqui vai a dica essencial para buscar passagens para a Polônia e outros países da Europa: pelo @skyscannerbrasil , você pode fazer a busca por país, e não por cidade. O site vai mostrar a cidade com o preço mais baixo e é só pegar um voo para lá. Como o trem é fácil e barato, depois é só pegar um trem para onde você quer ir. Manda para quem precisa saber disso!
 
 
*publi

#SkyscannerAdvocate #dicasdeviagem #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes
ESSA É UMA DAS ESTAÇÕES DE ESQUI MAIS BARATAS D ESSA É UMA DAS ESTAÇÕES DE ESQUI MAIS BARATAS DO MUNDO!

Na Zieleniec, que fica na Polônia, dá para esquiar gastando menos do que um final de semana no interior, mas também tem alguns perrengues.

⚡️ Natália Manczyk, do @PortaDeEmbarque, faz parte do #SquadNossa, o time de criadores de @nossa_uol, canal de lifestyle do UOL! Se você ama cozinha, viagem e decoração, vem com a gente! Fique de olho para não perder os próximos conteúdos!

#SquadNossa #NossaUOL #NossaVIaja #Viagem #Zieleniec #Polonia #Ski
Você comeria carne de tubarão podre? Esse é o Você comeria carne de tubarão podre?

Esse é o hákarl, comida tradicional da Islândia. É servido nos bares e mercados, assim em cubinhos ou em tiras.

O gosto é estranho mesmo e aí vai o motivo. O tubarão-da-Groenlândia, usado nesse prato, é um dos peixes mais venenosos. Em vez de filtrar toxinas, ele acumula ureia na carne. Tradicionalmente, os islandeses enterravam o bicho por semanas na areia para que essas toxinas escorressem. Hoje, o processo é feito em caixas de madeira, onde ele fica fermentando por até seis semanas.

Durante a fermentação, a ureia se transforma em amônia (o mesmo cheiro de produto de limpeza ou… xixi velho) Depois, a carne ainda seca por meses antes de ser servida.

Você teria coragem de provar?

#islandia #reykjavìk #islandia🇮🇸 #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes #viajantesbrasileiros #viagememcasal #viagemromantica #viajantes #dicasdeviagem
VOCÊ PRECISA CONHECER ESSA CIDADE NA EUROPA Já VOCÊ PRECISA CONHECER ESSA CIDADE NA EUROPA

Já ouviu falar de Alesund, na Noruega?

A cidade é toda espalhada por ilhas (inclusive com túneis embaixo da água para chegar em algumas delas!). Além disso, é famosa pela arquitetura Art Nouveau. Foi queimada e totalmente destruída por um incêndio em 1904, por isso o centro foi reconstruído no estilo da época. É também a porta de entrada para um dos fiordes mais bonitos da Noruega, o fiorde de Geiranger! 

#noruega #alesund #viajantesbrasileiros #brasileirosnaeuropa #dicasdeviagem #mulheresviajantes #viajandoando #brasileirosviajantes #viagemparamulheres #viageminesquecível

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato