Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
DestinosEuropa

Karlovy Vary: conheça a cidade tcheca pelos olhos de Beethoven

por   Natalia Manczyk 2 de julho de 2020
por   Natalia Manczyk 2 de julho de 2020 0 Comentários
karlovy_vary, na Republica Tcheca, panoramica

Estive em Karlovy Vary em um passeio bate e volta de Praga durante o inverno, quando a cidade fica ainda mais bonita por conta do rio de água quente que corre entre as ruas nevadas. Mas, desta vez, resolvi fazer um texto diferente, com as informações da cidade contada por quem esteve lá mais vezes que eu, é muito mais famoso e importante: Beethoven.

Leia mais:

  • De trem na República Tcheca
  • Dicas para uma viagem com Alemanha e República Tcheca

Karlovy Vary, 20 de setembro de 1812

Sou um velho senhor que compõe sinfonias, e embora tocar piano pareça uma atividade relaxante, visito Karlovy Vary, na República Tcheca, para descansar nas águas termais com poderes curativos que brotam de 12 fontes pela cidade. Dizem por aqui que eu ainda estarei conhecido nos próximos 300 anos ou mesmo 500 anos. Caso você esteja lendo esta minha carta no futuro, lá pelo ano 2020, e bem provavelmente não saberá quem sou, me chamo Ludwig von Beethoven. Escrevo no ano de 1812, em minha segunda vez nesta cidade a só 130 km de Praga, sentado em um banco, olhando o movimento de gente para lá e para cá no calçadão Stará Louka que segue ao longo do Rio Teplá.

Siga o @portadeembarque no Instagram um subtitulo x px

De um lado, o pessoal mira os edifícios imponentes, planejados pelos competentes arquitetos vienenses, com pintura rosada, amarelada ou esverdeada, sempre em tons pastel. Do outro, as águas do rio que correm devagar, como se os bosques alaranjados nas montanhas ao fundo fizessem até a natureza amansar. A paisagem é tipicamente europeia, com a diferença de que o rio que corta Karlovy Vary corre com águas quentes. Durante o inverno, é um espetáculo. A neve cobre as calçadas e o vapor sai das águas lembrando-nos que essa cidade tem mesmo toques especiais.

kalovy Vary vista

Meu hotel de sempre fica localizado nessa que é a área mais famosa da cidade e deve ter sido planejado levando em consideração a vista privilegiada para o rio. Trata-se do Grandhotel Pupp, uma construção de mais de cem anos atrás, erguida em 1701, e tão imponente que mais parece um palácio. Conhecidos meus também costumam se hospedar no hotel quando vêm relaxar nas águas termais de Karlovy Vary: um grande amigo alemão, o escritor Johann Wolfgang von Goethe (ele prefere ser chamado simplesmente pelo sobrenome, Goethe), que já somou 13 visitas a Karlovy Vary, e o mestre Johann Sebastian Bach, que infelizmente morreu há alguns anos mas continua me inspirando.

Meus ouvidos já não têm o mesmo dom de antigamente, mas a vista capta o murmurinho formado pela gente sentada nas mesas ao ar livre do centro da cidade e pelos casais alegres ao descobrirem que qualquer curva leva a ruas charmosas, com imponentes edifícios de moradias e hotéis. Quem sabe em um futuro essas construções se tornem clássicas? É provável mesmo que essa arquitetura de Karlovy Vary atravesse gerações e continue sendo valorizada por séculos a fio.

O grande responsável por esta estância de termas foi o rei Carlos IV, que por volta de 1350 descobriu as águas quentes que nascem do Rio Teplá e decidiu construir na floresta um balneário, chamado de Balneário de Carlos, ou seja, Karlovy Vary. A descoberta foi bem por acaso. Ele estava caçando, o animal pulou pelo penhasco, e ao olhar para baixo, o rei ficou intrigado com a fumaça saindo do vale.

Karlovy Vary cavalos

Cada uma das 12 fontes espalhadas pela cidade é indicada para um tratamento específico, como problemas digestivos, de pele ou mesmo do metabolismo. A explicação para isso é que de cada fonte a água jorra a uma temperatura diferente e com uma quantidade diferente de dióxido de carbono. Geralmente, a temperatura gira em torno dos 40 ºC, mas o maior dos gêiseres, o chamado Vřídlo, expele água a uma temperatura de cerca de 73 °C, e a uma altura impressionante de 12 metros. Atrás, está a grandiosa Igreja de Santa Maria Madalena, erguida em 1736, quando este senhor aqui ainda nem era projeto.

E, em frente ao gêiser estão mais três fontes, com água a cerca de 50 ºC.  Ouvi dizer que daqui a alguns anos será construída uma colunata (um conjunto de colunas) sobre esse gêiser, a Market Colonnade, uma construção branca, que será feita por arquitetos vienenses em estilo suíço, e será inaugurada ainda neste século, em 1883. Não estarei vivo quando estiver pronta, mas aproveitem por mim. Aliás, também está sendo planejada uma colunata que promete ser a mais visitada de Karlovy Vary, a Mill Colonnade. A previsão é que seja inaugurada em 1881, formando um corredor de colunas que cobrem cinco fontes. Será uma maravilha.

mill colonnade in karlovy vary

A Mill Colonnade

Já para os banhos que prometem curar de tudo, é bom saber: não há banhos públicos. É preciso pagar uma hora de tratamento em um spa, se hospedar em hotéis com os banhos ou pagar por hora para usar a piscina de certos spas.

Todos, inclusive eu, contagiam-se de curiosidade para provar essa água milagrosa. É liberado beber, mas tem um certo gosto de enxofre. Para acabar com esse gosto na boca, a solução é um prazer: basta comer o Oplatly, um waflle doce que costuma ser vendido ao redor das fontes. Falando em doce, por aqui me delicio com os strudel – o folhado de maçã que costumo comer sempre na Alemanha e não consigo passar muito tempo sem ele. Para o almoço, em Karlovy Vary tenho o hábito de escolher o goulash, prato com carne, molho grosso temperado e o knedlík, pão cozido no vapor, servido em formato de rocambole, e adorado pelos tchecos (por mim também).

Para acompanhar, peço a cerveja 1795, lançada nesse ano na região da Bohemia, e com lúpulo de tanta qualidade que aposto que quando você estiver lendo esta carta ela ainda estará em produção e poderá ser provada. Outra das boas bebidas por aqui é a Becherovka, licor produzido desde 1805, com receita secreta, que mistura ervas exóticas e 38% de álcool. Não é porque sou compositor erudito que eu não possa aproveitar as boas bebidas da cidade de vez em quando.

Karlovy Vary me inspira. Enquanto olho o rio de águas quentes da varanda do Grandhotel Pupp, um carteiro toca uma melodia na trombeta para chamar a atenção dos moradores. E foi esta melodia que me levou a compor a Abertura em Dó Maior, sinfonia que apresentarei na Sala Tcheca do Hotel Pupp. Já toda a atmosfera radiante de Karlovy Vary me fez compor a Oitava Sinfonia, dia desses, aqui mesmo. Eis a minha obra com mais passagens alegres. Entenderam o motivo?

Gostou do conteúdo que você leu sobre Karlovy Vary? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

 

Summary
Karlovy Vary: conheça a cidade tcheca pelos olhos de Beethoven
Article Name
Karlovy Vary: conheça a cidade tcheca pelos olhos de Beethoven
Description
Karlovy Vary está pertinho de Praga, é cheia de fontes termais e casas clássicas. Saiba o que conhecer em um bate e volta
Author
Natália Mancztk
EuropaKarlovy VaryRepublica Tcheca
0 Comentários
3
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
Comida alemã: 20 pratos típicos para você provar
Próximo post
Lufthansa prevê retomar 90% das rotas até setembro

Você também pode gostar de

O melhor cartão para viagem internacional

8 de janeiro de 2026

Astypalea: a ilha grega que virou laboratório de...

25 de agosto de 2025

Vero Beach, a praia perto de Orlando que...

8 de agosto de 2025

New Smyrna Beach: o que fazer na cidade...

30 de junho de 2025

O que fazer em Daytona Beach, na Flórida

16 de maio de 2025

Deixe um comentário

Salvar meu nome e email para a próxima vez em que eu comentar

Encontre aqui

Novidades

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Tem mais no Instagram

COMO É VIAJAR NO BRASIL SEGUNDO A MINHA AMIGA ALEM COMO É VIAJAR NO BRASIL SEGUNDO A MINHA AMIGA ALEMÃ QUE VEIO PARA O BRASIL

Qual dessas curiosidades você achou mais interessante?

#brasileirospelomundo🇧🇷 #mulheresviajantes #viagempelobrasil #dicasdeviagem
Feliz 2026 do melhor ano novo do mundo! Você pod Feliz 2026 do melhor ano novo do mundo! 

Você pode passar em Copacabana, em qualquer outra praia do Brasil ou em festas fechadas: não tem energia melhor que a nossa no ano novo! Que essa energia da entrada de 2026 te acompanhe sempre! 

#viajantesbrasileiros  #copacabana #réveillon #anonovo #feliz2026
PASSEIO NA CIDADE DO PANAMÁ QUE VOCÊ NÃO CONHECE PASSEIO NA CIDADE DO PANAMÁ QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Sabia que você pode fazer um passeio de barco pelo lago que forma o Canal do Panamá e ver os navios cargueiros passando? Me conta se você já sabia desse! 

#cidadedopanama #mulheresviajantes #panama  #canaldopanama
Depois de morar 4 anos na Polônia, Cracóvia virou Depois de morar 4 anos na Polônia, Cracóvia virou uma das minhas cidades preferidas da Europa. Tem como não ser?

Se você ainda não foi, vá!

#cracovia #polonia #brasileirosnaeuropa #cracóvia #mulheresviajantes
Você já tinha ouvido falar no Festival Gastronômic Você já tinha ouvido falar no Festival Gastronômico do Zé Maria?

Deu para ver no vídeo que grande parte do show é por conta do Zé Maria, um figura! Mas além da sempre divertida apresentação, é a oportunidade de provar peixes frescos da ilha. Só lembre que a ideia do festival é ser uma bagunça: sem fila nem ordem para se servir. Mas é iso que faz esse festival de Noronha ser único.

*viagem a convite do Turismo de Noronha 

#fernandodenoronha #noronhese #noronhalovers #noronhando #noronha
UM LUGAR QUE VOCÊ NÃO CONHECE NO BRASIL E precisa UM LUGAR QUE VOCÊ NÃO CONHECE NO BRASIL

E precisa conhecer! Esse é o Cânion do Rio Salobra, em Bonito. E, para entrar nessas águas verdinhas na maior tranquilidade, é só fazer o passeio no @ecoserranapark . 

É uma trilha de 7 km ida e volta com caminhadas pela água ao lado de paredões de 80 metros de altura e várias paradas para banho nesse paraíso que poucas pessoas ainda conhecem! Na volta, com o rio cheio, existe a opção de voltar pela trilha ou de um jeito bem aventureiro mas também divertido: boiando pela correnteza.

Como todos os passeios em Bonito, é preciso reservar com antecedência com uma agência. Estou fazendo todos os passeios com a @bonitoway, e recomendo!

*Viagem com o apoio do turismo de Bonito e do Mato Grosso do Sul
Pode até dar a impressão que você está acordando e Pode até dar a impressão que você está acordando em um navio, mas esse é um dos hotéis mais luxuosos da Riviera Maya, no México: o Waldorf Astoria Riviera Maya. 

Todos os quartos têm varanda de frente para o mar e banheira privativa na própria varanda. É para quem quer descansar, ter privacidade e aquela sensação de que nada é capaz de atrapalhar o seu momento. É bem possível passar o dia só aproveitando a vista do próprio quarto ou descansar na piscina de borda infinita de frente para a praia praticamente privativa.

Viagem a convite da Hilton Hotels

#viajantesbrasileiros  #rivieramaya #hoteisdeluxo #brasileirosnomexico #mulhereaviajantes
Sabia que dá para fazer a unha de graça no aeropor Sabia que dá para fazer a unha de graça no aeroporto de Congonhas?

E só usar um dos seus acessos à sala vip. E, além do aeroporto de Congonhas, é possível fazer pé e mão em muitos outros aeroportos do Brasil. Você já sabia de todas essas informações?

#aeroporto #congonhas #mulheresviajantes  #dicasdeviagem #dicadeviagem
Já estava na hora de vocês saberem que eu não to m Já estava na hora de vocês saberem que eu não to mais viajando sozinha: o cartão da Picnic é meu novo companheiro de viagem. Viajando tanto, eu já testei todos e não tem taxa de conversão melhor que na Picnic. Você pode comparar com as outras plataformas e vai ver que economiza muito. 

A bandeira é Visa, o que quer dizer que o cartão é aceito em praticamente todos os países do mundo: você carrega em dólar por PIX e pode usar em mais de 180 países.

E… você ainda ganha US$ 10 gastando os primeiros US$ 50 na @usepicnicbr . É só usar o meu cupom PORTADEEMBARQUE. Aproveitem! 

P u b l i
 
#dicasdeviagem #dicadeviagem #mulheresviajantes

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato