Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
Crônicas da estrada

Muito mais que uma simples mochila

por   Natalia Manczyk 1 de maio de 2016
por   Natalia Manczyk 1 de maio de 2016 0 Comentários

Ela não é bonita. Tam­bém não é de mar­ca conhecida, não custou uma fortuna nem veio equipada com fun­ciona­lidades de dar inveja. Foi com­prada às pressas, em uma terça-feira qual­quer de um shop­ping qualquer de São Paulo. Inicialmente, o que essa mo­chilinha preta tinha de especial eram só as rodinhas, de modo que pu­desse ser puxada, além de co­lo­cada nas costas. Mas, aos pou­cos, ela foi se mostrando sin­gular. E acabou sendo tra­tada com muito mais atenção do que me­rece uma simples mala. Motivo: ter me acom­pa­nhado por quase três me­ses durante uma estada na Ale­manha.


No quarto que foi meu por aqueles 80 dias, ela não foi guardada e esquecida em um armário como ocorria com a coitada no Brasil. Lá, tinha lugar certo: em frente à cama, debaixo da fria ja­nela, mas jun­to de um poten­te aquecedor. Estava sempre pron­ta para a sexta-feira, quando era o dia de mudar de ares para me acompanhar nas viagens de fim de semana pela Europa.

Lá íamos nós a pé por exa­tos dois minutos até o ponto de ônibus e por mais 11 mi­nutos até a estação cen­tral de trem. A mochili­nha pre­ta de rodinhas era pu­xada então por horas e horas, até o cair da noite, em lugares como Berlim, Colônia, Frankfurt, Bru­­ges, Bruxelas, Lu­xem­burgo e até em meio à mul­tidão, à cantoria e à bebedeira da Ok­toberfest em Stut­tgart. Depois, a pequena mo­chila aguentou firme ser entulhada de roupas só para continuar como minha acom­panhan­te numa via­gem a Bar­celona. E, todo domingo à noite, de­pois de muitos e muitos trens, era colocada de volta em frente à cama, bem vi­sível, pronta para mais uma nova jornada.

Eu não queria que aquela mala mudasse de ares, agindo como uma pré-adolescente que não lava o rosto quando recebe um beijo na bo­checha do primeiro amor.

Durante a semana, entretanto, a mochila preta ficava quieta no cantinho reservado a ela no quarto. Estava ali, me observando, enquanto eu me enfiava decabeça nos estudos de alemão, enquanto os novos amigos iam visitar a “nova” casa e enquanto sa­colas e mais sa­colas de com­pras iam ocupando o dormi­tó­rio.

mulher viajante estilosaMas chegou a hora de a pequena grande mochila voltar ao Brasil. Era preciso tirá-la do seu lugar de conforto e fazer com que ne­la coubesse muito mais do que o dicionário de ale­mão e o guia sobre a Alema­nha que ela carregava no voo da ida. A tal da malinha foi obri­gada a voltar ao seu devido espaço em São Paulo. Meio relegada de novo: den­tro de um armário, esquecida até que viesse a viagem se­guinte. E veio

Era preciso tirá-la do seu lugar de conforto e fazer com que ne­la coubesse muito mais do que o dicionário de ale­mão e o guia sobre a Alema­nha que ela carregava no voo da ida.

Ela foi o pri­meiro item a ser separado para ir a Aruba. Contudo, eu não queria que aquela mala mudasse de ares, agindo como uma pré-adolescente que não lava o rosto quando recebe um beijo na bo­checha do primeiro amor. Queria que, mesmo de­pois de ter sido limpa, a mo­chila continuasse com a poeira, um certo rasgo e todas as marcas daquelas boas e mais recentes andan­ças. Mas eu devia dei­xar de lado o egoís­mo. Ela já havia expe­ri­men­tado a sensação de ser o centro das atençõ­es e me olhava, insaciável, co­mo que perguntando: “E aí, qual será a nossa próxima viagem?”.

AlemanhaCrônica
0 Comentários
4
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
Lugares mais incríveis do mundo
Próximo post
Como é viajar sozinha: Mulher, solteira e viajante

Você também pode gostar de

Salvem os rinocerontes!

26 de julho de 2019

Be, o quê? Belize!

30 de junho de 2016

Viagem sem estresse

8 de maio de 2016

Viagem de férias X Viagem a trabalho

7 de maio de 2016

Como é viajar sozinha: Mulher, solteira e viajante

2 de maio de 2016

Deixe um comentário

Salvar meu nome e email para a próxima vez em que eu comentar

Encontre aqui

Novidades

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Casamento em Trancoso: hotel oferece estrutura para a festa

Tem mais no Instagram

O MAIOR STARBUCKS DO MUNDO! Fica em Chicago e é O MAIOR STARBUCKS DO MUNDO!

Fica em Chicago e é o Starbucks Reserve Roastery. As lojas Starbucks Reserve são lojas conceito do Starbucks e tem 6 espalhadas pelo mundo. Mas o Starbucks de Chicago é ainda mais especial. Olha só como é! 

#choosechicago #chicago #brasileirosnoseua #mulheresviajantes #viajantesbrasileiros
Descansando no andar 103 de um dos prédios mais a Descansando no andar 103 de um dos prédios mais altos do mundo: a Willis Tower, em Chicago! 

Quem é das antigas (como eu) vai lembrar do nome anterior do prédio: a Sears Tower. Foi o prédio mais alto da América do Norte de 1974 a 2014, quando o One World Trade Center foi inaugurado em Nova York. 

Hoje em dia, a Willis Tower é o terceiro prédio mais alto do Ocidente e o 23° do mundo. A entrada  no Skydeck (o andar 103) custa a partir de US$ 32 ou você també pode comprar o CityPass e aproveitar que a atração está incluída.

#chicago  #visitchicago #choosechicago #ipw2025 #viajantesbrasileiros #brasileirosnoseua #mulheresviajantes #dicasdeviagem
LISBOA ALÉM DO ÓBVIO 🇵🇹 Se você gosta de LISBOA ALÉM DO ÓBVIO 🇵🇹

Se você gosta de viajar fugindo dos pontos turísticos mais clichês, esse vídeo é pra você!

⚡️ Natália Manczyk, do @PortaDeEmbarque, faz parte do #SquadNossa, o time de criadores de @nossa_uol, canal de lifestyle do UOL! Se você ama cozinha, viagem e decoração, vem com a gente! Fique de olho para não perder os próximos conteúdos!

#SquadNossa #NossaUOL #NossaVIaja #Viagem #Portugal #Lisboa
OI, CHICAGO!! Cheguei na cidade da arquitetura e OI, CHICAGO!!

Cheguei na cidade da arquitetura e precursora dos arranha-céus para a maior feira de turismo dos Estados Unidos, a @ustravelipw . 

Fiquem de olho nos stories porque vou compartilhando com vocês as atrações dessa cidade imponente e divertida, e as novidades no turismo dos Estados Unidos! 

Quem já veio para cá? 

#chicago #choosechicago #ustravelipw2025 #ustravel  #brasileirosnoseua #mulheresviajantes
CINCO COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS LENÇÓIS MARANHENSES
 
- Todo mundo fala que a melhor época é de junho a setembro. Mas em abril já tem lagoa, sim. É época de chuvas, mas é muito raro chover o dia todo. A chuva não atrapalha os passeios e você consegue pegar as lagoas sem tanta gente.

- Sabia que a @voegoloficial oferece voos diretos de várias cidades brasileiras para São Luís, a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses? De lá, dá para pegar um transfer até Barreirinhas, que é a principal base para explorar o parque
 
Tem mais dicas dos Lençóis Maranhenses no vídeo! Qual dessas você ainda não sabia? Salva para organizar a próxima viagem!
 
 
#VoeGOL #publi #lencoismaranhenses #viajantesbrasileiros #mulheresviajantes
O PAÍS MAIS SUBESTIMADO DA EUROPA: Está bem no O PAÍS MAIS SUBESTIMADO DA EUROPA:
 
Está bem no centro do continente, tem trem e voo low cost para todo lado, é um dos mais baratos e seguros da Europa e ainda é lindo e cheio de praças medievais: a Polônia.
 
E aqui vai a dica essencial para buscar passagens para a Polônia e outros países da Europa: pelo @skyscannerbrasil , você pode fazer a busca por país, e não por cidade. O site vai mostrar a cidade com o preço mais baixo e é só pegar um voo para lá. Como o trem é fácil e barato, depois é só pegar um trem para onde você quer ir. Manda para quem precisa saber disso!
 
 
*publi

#SkyscannerAdvocate #dicasdeviagem #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes
ESSA É UMA DAS ESTAÇÕES DE ESQUI MAIS BARATAS D ESSA É UMA DAS ESTAÇÕES DE ESQUI MAIS BARATAS DO MUNDO!

Na Zieleniec, que fica na Polônia, dá para esquiar gastando menos do que um final de semana no interior, mas também tem alguns perrengues.

⚡️ Natália Manczyk, do @PortaDeEmbarque, faz parte do #SquadNossa, o time de criadores de @nossa_uol, canal de lifestyle do UOL! Se você ama cozinha, viagem e decoração, vem com a gente! Fique de olho para não perder os próximos conteúdos!

#SquadNossa #NossaUOL #NossaVIaja #Viagem #Zieleniec #Polonia #Ski
Você comeria carne de tubarão podre? Esse é o Você comeria carne de tubarão podre?

Esse é o hákarl, comida tradicional da Islândia. É servido nos bares e mercados, assim em cubinhos ou em tiras.

O gosto é estranho mesmo e aí vai o motivo. O tubarão-da-Groenlândia, usado nesse prato, é um dos peixes mais venenosos. Em vez de filtrar toxinas, ele acumula ureia na carne. Tradicionalmente, os islandeses enterravam o bicho por semanas na areia para que essas toxinas escorressem. Hoje, o processo é feito em caixas de madeira, onde ele fica fermentando por até seis semanas.

Durante a fermentação, a ureia se transforma em amônia (o mesmo cheiro de produto de limpeza ou… xixi velho) Depois, a carne ainda seca por meses antes de ser servida.

Você teria coragem de provar?

#islandia #reykjavìk #islandia🇮🇸 #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes #viajantesbrasileiros #viagememcasal #viagemromantica #viajantes #dicasdeviagem
VOCÊ PRECISA CONHECER ESSA CIDADE NA EUROPA Já VOCÊ PRECISA CONHECER ESSA CIDADE NA EUROPA

Já ouviu falar de Alesund, na Noruega?

A cidade é toda espalhada por ilhas (inclusive com túneis embaixo da água para chegar em algumas delas!). Além disso, é famosa pela arquitetura Art Nouveau. Foi queimada e totalmente destruída por um incêndio em 1904, por isso o centro foi reconstruído no estilo da época. É também a porta de entrada para um dos fiordes mais bonitos da Noruega, o fiorde de Geiranger! 

#noruega #alesund #viajantesbrasileiros #brasileirosnaeuropa #dicasdeviagem #mulheresviajantes #viajandoando #brasileirosviajantes #viagemparamulheres #viageminesquecível

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato