Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
Crônicas da estrada

Muito mais que uma simples mochila

por   Natalia Manczyk 1 de maio de 2016
por   Natalia Manczyk 1 de maio de 2016 0 Comentários

Ela não é bonita. Tam­bém não é de mar­ca conhecida, não custou uma fortuna nem veio equipada com fun­ciona­lidades de dar inveja. Foi com­prada às pressas, em uma terça-feira qual­quer de um shop­ping qualquer de São Paulo. Inicialmente, o que essa mo­chilinha preta tinha de especial eram só as rodinhas, de modo que pu­desse ser puxada, além de co­lo­cada nas costas. Mas, aos pou­cos, ela foi se mostrando sin­gular. E acabou sendo tra­tada com muito mais atenção do que me­rece uma simples mala. Motivo: ter me acom­pa­nhado por quase três me­ses durante uma estada na Ale­manha.


No quarto que foi meu por aqueles 80 dias, ela não foi guardada e esquecida em um armário como ocorria com a coitada no Brasil. Lá, tinha lugar certo: em frente à cama, debaixo da fria ja­nela, mas jun­to de um poten­te aquecedor. Estava sempre pron­ta para a sexta-feira, quando era o dia de mudar de ares para me acompanhar nas viagens de fim de semana pela Europa.

Lá íamos nós a pé por exa­tos dois minutos até o ponto de ônibus e por mais 11 mi­nutos até a estação cen­tral de trem. A mochili­nha pre­ta de rodinhas era pu­xada então por horas e horas, até o cair da noite, em lugares como Berlim, Colônia, Frankfurt, Bru­­ges, Bruxelas, Lu­xem­burgo e até em meio à mul­tidão, à cantoria e à bebedeira da Ok­toberfest em Stut­tgart. Depois, a pequena mo­chila aguentou firme ser entulhada de roupas só para continuar como minha acom­panhan­te numa via­gem a Bar­celona. E, todo domingo à noite, de­pois de muitos e muitos trens, era colocada de volta em frente à cama, bem vi­sível, pronta para mais uma nova jornada.

Eu não queria que aquela mala mudasse de ares, agindo como uma pré-adolescente que não lava o rosto quando recebe um beijo na bo­checha do primeiro amor.

Durante a semana, entretanto, a mochila preta ficava quieta no cantinho reservado a ela no quarto. Estava ali, me observando, enquanto eu me enfiava decabeça nos estudos de alemão, enquanto os novos amigos iam visitar a “nova” casa e enquanto sa­colas e mais sa­colas de com­pras iam ocupando o dormi­tó­rio.

mulher viajante estilosaMas chegou a hora de a pequena grande mochila voltar ao Brasil. Era preciso tirá-la do seu lugar de conforto e fazer com que ne­la coubesse muito mais do que o dicionário de ale­mão e o guia sobre a Alema­nha que ela carregava no voo da ida. A tal da malinha foi obri­gada a voltar ao seu devido espaço em São Paulo. Meio relegada de novo: den­tro de um armário, esquecida até que viesse a viagem se­guinte. E veio

Era preciso tirá-la do seu lugar de conforto e fazer com que ne­la coubesse muito mais do que o dicionário de ale­mão e o guia sobre a Alema­nha que ela carregava no voo da ida.

Ela foi o pri­meiro item a ser separado para ir a Aruba. Contudo, eu não queria que aquela mala mudasse de ares, agindo como uma pré-adolescente que não lava o rosto quando recebe um beijo na bo­checha do primeiro amor. Queria que, mesmo de­pois de ter sido limpa, a mo­chila continuasse com a poeira, um certo rasgo e todas as marcas daquelas boas e mais recentes andan­ças. Mas eu devia dei­xar de lado o egoís­mo. Ela já havia expe­ri­men­tado a sensação de ser o centro das atençõ­es e me olhava, insaciável, co­mo que perguntando: “E aí, qual será a nossa próxima viagem?”.

AlemanhaCrônica
0 Comentários
4
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
Lugares mais incríveis do mundo
Próximo post
Como é viajar sozinha: Mulher, solteira e viajante

Você também pode gostar de

Salvem os rinocerontes!

26 de julho de 2019

Be, o quê? Belize!

30 de junho de 2016

Viagem sem estresse

8 de maio de 2016

Viagem de férias X Viagem a trabalho

7 de maio de 2016

Como é viajar sozinha: Mulher, solteira e viajante

2 de maio de 2016

Deixe um comentário

Salvar meu nome e email para a próxima vez em que eu comentar

Encontre aqui

Novidades

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Tem mais no Instagram

Você já tinha ouvido falar no Festival Gastronômic Você já tinha ouvido falar no Festival Gastronômico do Zé Maria?

Deu para ver no vídeo que grande parte do show é por conta do Zé Maria, um figura! Mas além da sempre divertida apresentação, é a oportunidade de provar peixes frescos da ilha. Só lembre que a ideia do festival é ser uma bagunça: sem fila nem ordem para se servir. Mas é iso que faz esse festival de Noronha ser único.

*viagem a convite do Turismo de Noronha 

#fernandodenoronha #noronhese #noronhalovers #noronhando #noronha
UM LUGAR QUE VOCÊ NÃO CONHECE NO BRASIL E precisa UM LUGAR QUE VOCÊ NÃO CONHECE NO BRASIL

E precisa conhecer! Esse é o Cânion do Rio Salobra, em Bonito. E, para entrar nessas águas verdinhas na maior tranquilidade, é só fazer o passeio no @ecoserranapark . 

É uma trilha de 7 km ida e volta com caminhadas pela água ao lado de paredões de 80 metros de altura e várias paradas para banho nesse paraíso que poucas pessoas ainda conhecem! Na volta, com o rio cheio, existe a opção de voltar pela trilha ou de um jeito bem aventureiro mas também divertido: boiando pela correnteza.

Como todos os passeios em Bonito, é preciso reservar com antecedência com uma agência. Estou fazendo todos os passeios com a @bonitoway, e recomendo!

*Viagem com o apoio do turismo de Bonito e do Mato Grosso do Sul
Pode até dar a impressão que você está acordando e Pode até dar a impressão que você está acordando em um navio, mas esse é um dos hotéis mais luxuosos da Riviera Maya, no México: o Waldorf Astoria Riviera Maya. 

Todos os quartos têm varanda de frente para o mar e banheira privativa na própria varanda. É para quem quer descansar, ter privacidade e aquela sensação de que nada é capaz de atrapalhar o seu momento. É bem possível passar o dia só aproveitando a vista do próprio quarto ou descansar na piscina de borda infinita de frente para a praia praticamente privativa.

Viagem a convite da Hilton Hotels

#viajantesbrasileiros  #rivieramaya #hoteisdeluxo #brasileirosnomexico #mulhereaviajantes
Sabia que dá para fazer a unha de graça no aeropor Sabia que dá para fazer a unha de graça no aeroporto de Congonhas?

E só usar um dos seus acessos à sala vip. E, além do aeroporto de Congonhas, é possível fazer pé e mão em muitos outros aeroportos do Brasil. Você já sabia de todas essas informações?

#aeroporto #congonhas #mulheresviajantes  #dicasdeviagem #dicadeviagem
Já estava na hora de vocês saberem que eu não to m Já estava na hora de vocês saberem que eu não to mais viajando sozinha: o cartão da Picnic é meu novo companheiro de viagem. Viajando tanto, eu já testei todos e não tem taxa de conversão melhor que na Picnic. Você pode comparar com as outras plataformas e vai ver que economiza muito. 

A bandeira é Visa, o que quer dizer que o cartão é aceito em praticamente todos os países do mundo: você carrega em dólar por PIX e pode usar em mais de 180 países.

E… você ainda ganha US$ 10 gastando os primeiros US$ 50 na @usepicnicbr . É só usar o meu cupom PORTADEEMBARQUE. Aproveitem! 

P u b l i
 
#dicasdeviagem #dicadeviagem #mulheresviajantes
Faça um passeio de bugue pela região de São Miguel Faça um passeio de bugue pela região de São Miguel dos Milagres com a @luckreceptivo e ganhe um book! 

Essa promoção não está montada nem divulgada, mas bem que poderia. O passeio privativo de dia inteiro é tão completo que passa pelas praias mais bonitas do Brasil (a Praia de Lajes, de Milagres e do Patacho) e com tempo o suficiente para aproveitar cada uma, afinal ninguém quer só dar uma olhadinha. 

Inclui ainda uma parada no manguezal à beira do Rio Tatuamunha para mostrar que a região vai além das praias, parada para almoço no beach club Patacho Praia, e tudo o que você tiver de perguntas sobre a cultura, a geografia e a história de Milagres. Os guias sabem tudo e ainda são ótimos fotógrafos, né?

Ps: Me conta qual é a sua foto preferida porque foi difícil escolher

#saomigueldosmilagres #praiadopatacho #patacho #alagoasbrasil #alagoastefazfeliz #patachobeach #sãomigueldosmilagres
ONDE COMER EM ORLANDO ALÉM DOS PARQUES: Esse rest ONDE COMER EM ORLANDO ALÉM DOS PARQUES:

Esse restaurantes de Orlando são bem locais e é aonde vão os moradores. Já salva:

First Watch: para brunch e café da manhã
Sofrito Latin Café: para almoço
Foxtail: para café à tarde ou de manhã
The Stubborn Mule: para o janta e um drink no fim do dia

Viagem a convite do @visitorlando 

#brasileirosnaflorida #viajantesbrasileiros #brasileirosemorlando #dicasdeorlando #dicadeorlando #mulheresviajantes
E DE REPENTE… 38! 🎉🎂 Me sinto tão grata por poder E DE REPENTE… 38! 🎉🎂

Me sinto tão grata por poder ver, viver, inspirar e dividir com vocês o tanto que existe nesse mundo. Sempre senti que o que eu via e o que eu aprendia não deveria ficar guardado só comigo. 

Dizem que se impressionam com o fato de que mesmo viajando tanto eu ainda me encanto com cada lugar. E se eu rio, sorrio e gargalho por aí encantada com tantos cenários, culturas e momentos é por essa alegria de, não só vivenciar, como de querer sempre transmitir o que tem de mais interessante nessa terra.

Selecionei só algumas fotos das muitas viagens desse ano. Sem tratamento, sem pensar muito e que me trazem boas energias e boas memórias. Como deve ser a vida, né? Obrigada por estarem comigo em tantos momentos! ❤️
O que eu achei de mais curioso no Mercado Ver-o-Pe O que eu achei de mais curioso no Mercado Ver-o-Peso, em Belém! 

Todas as tradições que envolvem o açaí com peixe, aprender mais da arte marajoara, as muitas polpas de frutas, os muitos aromas… e tanto que não coube aqui

O que faltou? 

#belem #para #cop30 #mercadoveropeso #belemdopará  #veropeso #visitbrasil #visitbrazil

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato