Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
ÁfricaDestinos

O que vestir no Marrocos

por   Natalia Manczyk 9 de abril de 2018
por   Natalia Manczyk 9 de abril de 2018 0 Comentários
sahara-o-que-levar-na-mala-para-o-Marrocos1

Para saber o que vestir no Marrocos, é importante primeiro levar em consideração o clima. Se vocês forem no inverno, não se enganem: faz bastante frio (lembrem que o país está perto da Espanha e de Portugal), e não é só de madrugada.

o-que-levar-na-mala-para-o-Marrocos1

Até neve eu peguei (e no caminho para o deserto!) Não esqueçam do casaco na mochila mesmo indo para o Sahara)

De dezembro a março, quando é inverno no Marrocos, é a época mais fria, especialmente no norte do Marrocos, onde está Casablanca, Rabat e Fez. A temperatura mínima no Marrocos costuma ser de 7 graus e a máxima de 25 graus. Também chove bastante, então não esqueçam de guarda-chuva (aqueles bem pequenos são práticos para levar na bolsa ou na mochila durante os passeios), um casaco impermeável e sapatos fechados (que não sujem facilmente).

Eu levei aqueles casacos de nylon da Uniqlo e foram perfeitos. Como eles se transformam em um rolinho, são fáceis de guardar na bolsa quando esquenta ao longo do dia e me deixaram aquecida na medida certa (já que não faz um frio absurdo como na Europa).

Organize a sua viagem:

  • Oferta de hotéis no Marrocos

O verão, principalmente julho e agosto, é quente demais (chega a fazer 50 graus no deserto) e por isso é o período de baixa temporada – é tão quente que menos gente faz uma viagem para o Marrocos nesses meses. O clima é melhor, mais ameno, de abril a junho e de setembro a novembro.

Banner ()

O que vestir no Marrocos

O Marrocos é um dos países menos rígidos com vestimentas do mundo árabe. Você não vai ter problemas se usar short, mas mulher nenhuma lá mostra a perna, e se você mostrar vai acabar se sentindo desconfortável quanto à roupa no Marrocos.

sahara-o-que-levar-na-mala-para-o-Marrocos1

Os ombros devem estar sempre cobertos

Na mala para o Marrocos, eu levei um shorts só,  jeans, para o caso de precisar e não ter. Percebi que o único lugar onde eu usaria shorts (ou vestido acima do joelho) seria na piscina dos hotéis. Então, levem calças e saias longas ou vestidos longos para os dias mais frescos para compor o look Marrocos.

As mulheres também não mostram os ombros. Coloquem na mala para o Marrocos camisetas com manga ou, no caso de levar regatas, não esqueçam lenços e pashminas para cobrir o colo e os ombros. Detalhe: o Marrocos está cheio de lojas de pashminas maravilhosas, então não vale a pena levar muitas opções. Vocês vão acabar comprando algumas. Essas roupas vão servir tanto para as cidades quanto para o deserto (para quem está em dúvida que roupa usar no deserto do Saara).

Sapatos

o-que-levar-na-mala-para-o-Marrocos

Marrakech é mais liberal que as cidades do deserto, mas ainda assim é preciso usar calça comprida e ombros cobertos

Salto alto é desnecessário, mesmo para a noite (a não ser que você queira usar no restaurante do hotel, mas é um volume desnecessário na mala, né?). Eu levei plataforma achando que seria um jeito de ficar mais arrumada e que seria fácil de andar na rua, mas desisti no primeiro dia. Os pisos são irregulares, tem muito buraco, pedrinhas, degraus e areia. Nas medinas (cidade antiga) então, nem pensar em salto ou plataforma.

Dica de tour:

  • Tour de três dias no deserto com tudo incluído

O melhor é levar na mala para o Marrocos o sapato mais confortável possível, como tênis. Se você estiver no Marrocos de dezembro a março é a época das chuvas, então também planeje colocar na mala um sapato impermeável. Muitos hotéis têm carpetes, portanto, também é uma boa levar havaianas para usar no quarto.

No deserto, eu estava com dúvida se usava tênis ou chinelo. Cada um tem suas desvantagens: o tênis entra areia e o chinelo, se estiver muito calor, pode queimar o pé. Aí vai depender do desconforto que você prefere sentir e da época da sua viagem para o Marrocos.

o-que-levar-na-mala-para-o-Marrocos1

Para subir a fortaleza de Ouarzazate, é melhor estar de tênis e ir bem cedo, quando faz um friozinho

Mochila extra

Não esqueça uma mochila extra para guardar as roupas ao longo do dia e para as noites no deserto. Como a hospedagem é em tendas, geralmente as malonas ficam no carro/ônibus, e você deve separar uma muda de roupas para passar uma ou duas noites no deserto.  A tenda em que eu fiquei, da Xaluca, tinha toalha, mas é sempre bom se certificar antes, porque levar toalha é um detalhe que enche a mochila.

Dica de passeio:

Uma noite no deserto com jantar, café da manhã e passeio de camelo incluídos

Medicamentos:

Não sou médica, mas tenho uma farmacinha básica que indico. As estradas são boas e não são esburacadas, mas têm muitas curvas. Então, se você é do tipo que enjoa fácil, não esqueça de um remédio para prevenir, tipo Dramin.  E já que você vai comer temperos diferentes dos que a gente está acostumado no Brasil, é bom levar um digestivo e remédio para enjoo, diarréia e intestino preso.

o-que-levar-na-mala-para-o-Marrocos1
sahara-o-que-levar-na-mala-para-o-Marrocos1
sahara-o-que-levar-na-mala-para-o-Marrocos1

Veja mais:

  • Além de Marrakech: O que fazer em Meknès e Volubillis

Itens pessoais para levar para o Marrocos

Meninas, a maioria dos banheiros (especialmente nas estradas) não tem papel higiênico nem sabonete. Levem lencinhos de papel, alcool em gel e um sabonete sempre na bolsa. Eu pegava os sabonetes do hotel, porque assim não seria mais um peso para a mala (o do sabonete).

Principalmente no deserto, o clima é muito seco. Não esqueçam de colocar na mala para o Marrocos hidratante para o corpo e protetor labial.

[poll id=”3″]

Qual é a moeda do Marrocos e qual moeda levar: euro, dólar…

A moeda do Marrocos é o Dirham, e a dica é levar euros para trocar por dirhams. Isso porque como o Marrocos é muito perto da Europa, o euro circula bastante por lá. Caso seus dirhams tenham acabado, você consegue pagar alguma compras (restaurantes, compras na rua, etc) com euros. Para facilitar a conversão nas ruas, o pessoal arredonda o valor: 10 dirhams marroquinos vale 1 euro.

Gostou do conteúdo que você leu sobre o que vestir no Marrocos? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

 

 

ÁfricaMalaMarrocos
0 Comentários
13
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
Restaurante Astrid y Gastón, em Lima: como é, quanto custa…
Próximo post
Promoção de seguro viagem da Assist Card: compre um e ganhe outro

Você também pode gostar de

Qual é o melhor eSIM para viajar pela...

3 de outubro de 2026

Quatro países e um mar: uma viagem pela...

31 de agosto de 2026

Chicago, um set de filmagem a céu aberto:...

11 de abril de 2026

Para onde viajar nos feriados de 2026

18 de janeiro de 2026

O melhor cartão para viagem internacional

8 de janeiro de 2026

Encontre aqui

Novidades

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Tem mais no Instagram

A MELHOR CÂMERA PARA VIAJAR SOZINHA! A Luna Ultr A MELHOR CÂMERA PARA VIAJAR SOZINHA!
 
A Luna Ultra, da Insta360, é para gravar sem depender de ninguém: tem tela destacável que funciona como monitor e microfone. A câmera ainda te segue durante a gravação e mantém o que você precisa no enquadramento. Além disso, são duas lentes Leica, a imagem é estabilizada por gimbal e com resultado cinematográfico. Tem ido comigo em todas as minhas viagens. 

#Insta360 #Insta360BR #Insta360LunaUltra
A cidade instagramável na Bahia aonde os influenci A cidade instagramável na Bahia aonde os influenciadores ainda não chegaram:

Essa é Mucugê, uma das principais bases para explorar a Chapada Diamantina. A cidade faz parte do roteiro na Chapada com tudo incluído oferecido pela @venturasviagens . O roteiro é com todo o conforto possível e hospedagem nos melhores hotéis da Chapada Diamantina.

*Viagem a convite da Venturas

#chapadadiamantina #bahia❤️ #mucugê #lençóis
A VERDADE POR TRÁS DA VIAGEM PERFEITA Tenho que e A VERDADE POR TRÁS DA VIAGEM PERFEITA

Tenho que estar o tempo todo no celular na viagem e uso o eSIM da @holafly_pt que tem muitas vantagens! Com o cupom PORTADEEMBARQUE você ganha 5% de desconto no eSIM da Holafly e 10% de desconto nos Holafly Plans nos primeiros 12 meses. Aproveita! 

P u b l i

#HolaflyTraveller #eSIM
Ainda assim dá para ver como as piscinas naturais Ainda assim dá para ver como as piscinas naturais do Roncador são lindas, né? O Rio Roncador molda as pedras e forma um complexo quase sem fim de piscinas naturais e cachoeiras. 

Estou fazendo o roteiro Full Experience da @venturasviagens na Chapada Diamantina. São dias com conforto, em passeios e horários sem multidão e com tudo incluído.

#chapadadiamantinabahia #chapadadiamantinanationalpark #bahia❤️ #mulheresviajantes
Dica para viajantes frequentes que muita gente aca Dica para viajantes frequentes que muita gente acaba não se dando conta: ter um seguro viagem anual. Quem viaja muito está sempre sujeito a ter um problema depois que a viagem acontece, como uma alergia, gripe forte, etc. 

Eu uso o seguro viagem anual da @corisbrasil , que cobre todos os destinos do mundo e tem um ótimo atendimento. Com o meu cupom de desconto PORTA20 vocês têm 20% de desconto no seguro viagem e mais 25% para os acompanhantes. Aproveitem! 

P u b l i

#viajantesbrasileiros #mulheresviajantes  #dicasdeviagem #seguroviagem
CRUZEIRO NA AMAZÔNIA SEM PERRENGUE Existe uma man CRUZEIRO NA AMAZÔNIA SEM PERRENGUE

Existe uma maneira de viajar pela Amazônia com o maior conforto e sem perder o contato com as nossas tradições, comidas, paisagens e pessoas da Amazônia: é a @expedicaokaterre , que faz viagens pelos rios da Amazônia em barcos com toda a estrutura. 

Apesar da ótima estrutura, o grande destaque são os passeios, que incluem a observação das árvores, dos botos, macacos e outros animais, trilhas para entender a cultura da floresta e a visita a comunidades, escolas e a centros de artesanato apoiados pela própria Katerre. 

Os cruzeiros têm duração de a partir de três noites e podem ser nos barcos Jacaré-Açu, Jacaré-Tinga ou La Jangada (com menos saídas regulares).

*Viagem a convite da Expedição Katerre

#amazonia #amazônia #manausamazonasbrasil #florestaamazonica
O grafite que ainda vai viralizar na Europa (mas e O grafite que ainda vai viralizar na Europa (mas espero que não)

Foi feito em abril de 2026 na Chmielna 21, em Varsóvia, no prédio histórico da loja Jabłkowski Brothers. Essa chegou a ser a maior loja de departamentos da Europa Central e ocupa um prédio de 1914. 

Já está enchendo de turistas e é uma obra que merece ser apreciada! 

#varsovia #polonia #polônia #brasileirosnapolonia
Como se vestir para esquiar e fazer atividades na Como se vestir para esquiar e fazer atividades na neve

Você não precisa de mais de três camadas ou mesmo usar duas meias e roupas grossas. O importante é ter roupas com o material ideal e respirável. Tenho usado nas minhas viagens de esqui as roupas da @columbiabrasil e aqui vão os destaques que mais gostei e que fazem a diferença:
A tecnologia Omni-Heat nos casacos, nas luvas e até no gorro; a bota impermeável com zíper que facilita muito para tirar e colocar por cima da meia-calça ou da segunda pele, a luva quentinha e touch screen (essencial para não passar frio tirando foto), o fleece com bolsos para guardar os acessórios, o casaco de neve com cinto que deixa o look elegante, entre muitos outros. 

#columbiabrasil #esqui #viagemdeneve #viagemdeinverno
Você já conheceu a nova sala vip do aeroporto de G Você já conheceu a nova sala vip do aeroporto de Guarulhos? É a sala Pedra Preta, lançada pelo Itaú. 

As obras de arte espalhadas são todas da coleção do Itaú Cultural e um grande diferencial. Além disso, faltava uma sala vip 24h com esse conforto e essa elegância: bons chuveiros, gastronomia assinada pelo Luiz Filipe Souza, massagem, e salas de trabalho também com obras de arte são mais alguns diferenciais. Vale a pena esperar o voo por lá.

#salavip #aeroportodeguarulhos #terminal3 #brasileirospelomundo

Desconto no eSIM para a sua viagem


eSIM Holafly USE O CUPOM PORTADEEMBARQUE 5% DE DESCONTO NO eSIM E 10% NO HOLAFLY PLANS

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato