Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
Novidades

8 livros de viagem (ou não) para escrever bem sobre viagem

por   Natalia Manczyk 20 de março de 2020
por   Natalia Manczyk 20 de março de 2020 0 Comentários
livros para uma viagem

Sou jornalista de turismo desde 2007 e, para escrever bem de viagem, a dica é ler muito: sejam livros de viagem ou não. Trabalhei 11 anos em uma das maiores revistas de turismo do Brasil, escrevendo textos sobre os destinos e editando textos enviados pelos freelancers.

Se você quer escrever de viagem, é importante ler bons textos para aumentar o seu vocabulário. Em um texto de turismo é inaceitável, por exemplo, escrever que algo “é indescritível”. Conte ao leitor como é o lugar, o som, o cheiro, as pessoas que transitam por ele e as sensações de estar nesse lugar. Para isso, recomendo, especialmente, autores que usam muito bem as palavras para descrever cenários, personagens e sensações. Aí vai então a lista de livros que li e indico para vocês se inspirarem, treinarem muito, e terem mais ferramentas para escrever bem sobre viagem.

 

Morangos Mofados, de Caio Fernando AbreuLivros de viagem Morangos Mofados

O livro de contos é uma boa publicação para entrar no universo de Caio Fernando Abreu. Na minha opinião, esse autor brasileiro consegue descrever sensações como poucos autores no mundo. Caio Fernando Abreu brinca com o ritmo das frases, com as palavras e as pontuações para descrever agonia, medo, dor, solidão, desespero, amor, desamor, tristeza e felicidade – sentimentos tão difíceis de serem explicados com uma combinação de letras. Morangos Mofados hoje em dia é um livro raro. Caso você não encontre, indico também O Ovo Apunhalado e as coletâneas de contos e cartas de Caio Fernando Abreu.

Usavam palavras grandes – ninguém, mundo, sempre”

Travessuras da Menina Má, de Mario Vargas Llosa

Enquanto Caio Fernando Abreu é um mestre para descrever sensações, Mario Vargas Llosa é um mestre para descrever lugares e personagens. Nesse livro envolvente, ele narra a história de amor entre Ricardo e Lily (a menina má). O interessante é que o peruano Ricardo a conhece em Lima na década de 50 e anos depois viaja para a França, onde consegue um emprego de tradutor da Unesco.  Ricardito, como Lily o chama, viaja tembém para Londres, Tóquio e Madri, e vive encontros e desencontros com Lily. Enquanto isso, o leitor lê descrições da Lima da década de 50, de Paris dos anos 60, da Londres hippie na década de 70,  da Tóquio dos mafiósos na década de 80 e da Madri com as lutas libertárias na transição política dos anos 90.

Cem dias entre céu e mar, de Amyr KlinkLivros de viagem cem dias entre ceu e mar

O livro de viagem é o relato de Amyr Klink sobre a travessia que fez da África a Paraty em um barco a remo, sozinho. O navegador brasileiro descreve as ondas do mar, o vento, a relação com o barco e com os objetos a bordo, um baleia que aparece à noite, a forma de ver e contar o tempo, os dourados que lhe fazem companhia na travessia e a relação com a natureza ao redor. Cem dias de um homem no mar poderiam formar um livro cansativo não fosse a forma como Amyr Klink descreve as sensações, os animais e as paisagens com as quais conviveu.

Leia mais:

  • Jornalista de viagem: viajar a trabalho x viajar de férias
  • Status: Mulher, solteira e viajante
  • Muito mais que uma simples mochila de viagem

A arte de viajarlivros de viagem a arte de viajar

O filósofo francês Alain de Botton faz uma análise das emoções positivas e negativas de viajar enquanto relata viagens por Barbados, Amsterdã, Madri, Provence e o deserto do Sinai. No livro de viagem, ele faz uma reflexão, por exemplo, da busca da felicidade que envolve viajar, do quão aceitável é a solidão em aeroportos comparando com restaurantes e o que nos leva a deixar o conforto de casa e fazer as malas.

Fama e anonimato, de Gay Talese

Escrever bem de viagem significa usar e abusar do jornalismo literário, ou seja, escrever reportagens mostrando a realidade, mas misturando técnicas da literatura e dos romances. O mestre nesse estilo é o jornalista norte-americano Gay Talese, que publicou no livro diversas reportagens descrevendo o estilo urbano de Nova York,  a construção da ponte Verrazzano-Narrows e perfis de artistas e esportistas americanos. O perfil mais importante do livro, em um texto que virou o mais emblemático do jornalismo literário, é “Frank Sinatra está resfriado”. Gay Talese fez um retrato do cantor, com todas as suas preocupações, sem entrevistá-lo. É um primor.

Frank Sinatra, segurando um copo de bourbon numa mão e um cigarro na outra, estava num canto escuro do balcão entre duas loiras atraentes, mas já um tanto passadas, que esperavam ouvir alguma palavra dele. Mas ele não dizia nada; passara boa parte da noite calado; só que agora, naquele clube particular em Beverly Hills, parecia ainda mais distante, fitando, através da fumaça e da meia-luz, um largo salão depois do balcão, onde dezenas de  jovens casais se espremiam em volta de pequenas mesas ou dançavam no meio da pista ao som trepidante do folk rock que vinha do estéreo.

A poeira dos outros, de Ivan MarsigliaLivros de viagem a poeira dos outros

Esse é mais um livro de reportagens contadas com muitos toques literários. É uma compilação de 20 reportagens publicadas pelo jornalista Ivan Marsiglia nas revistas Trip, Playboy e no Caderno Aliás, escritas todas com muita criatividade. Ivan conta, por exemplo, uma madrugada em um pronto-socorro da periferia de São Paulo e traça um perfil do cabeleireiro Celso Kamura mostrando as celebridades e as frequentadoras do salão de São Paulo. Mas o texto mais criativo é a reportagem em que, para contar sobre a expansão imobiliária na beira das estradas e a migração dos animais, ele escreve em primeira pessoa na visão de uma onça suçuarana. É uma aula de criatividade.

Bem que meu tio Iauaretê me avisou: não vá praquelas bandas de lá, onde vive o Macaco Pelado, que é perigoso. Mas fazer o quê, se sou bicho criado solto, acostumado a zanzar em territórios de 65 km², 20 km² que seja, e nem isso me deixam? Ademais, se fiz foi por precisão, para buscar meu de-comer, corrido e revoado dali de onde moro, terra modesta, mas limpinha, e cada vez mais apertada. Cheguei assim chegado, sem pedir licença nem me apresentar. Então, perdoa a indelicadeza. Sou suçuarana, onça-parda, vermelha, puma, leão-baio. Nome certo, de ciência, diz que é puma concolor – mas o povo que me tirou da beira daquele rio de carros está me chamando é de Anhanguera mesmo.

As boas coisas da vida, de Rubem Braga

Ler Rubem Braga é imprescindível para quem quer escrever bem. O cronista descreve sensações que envolvem ver um passarinho, borboletas e cajueiros. Rubem Braga é um dos principais cronistas do Brasil, e escrever bem sobre lugares envolve, principalmente, saber contar uma boa crônica: selecionar fatos dentro de um contexto (de um destino, no caso), que se tornem envolventes e se tornem uma boa história.

Tomar um banho excelente num bom hotel, vestir uma roupa confortável e sair pela primeira vez pelas ruas de uma cidade estranha, achando que ali vão acontecer coisas surpreendentes e lindas. E acontecerem

 

Minhas histórias dos outros, de Zuenir Ventura

O título não poderia ser melhor: o jornalista Zuenir Ventura descreve no livro que escreveu aos 74 anos, sua memória com os outros. Os outros, no entanto, são personagens importantes da história do Brasil, como o cineasta Glauber Rocha, a apuração que fez da morte de Vladmir Herzog e a foto acidental que tirou de Jaqueline Kennedy. Além de dar uma aula de escrita (e de descrição de personagens), o livro mostra outro lado da história  recente do Brasil: de quem viveu de perto.

Gostou do conteúdo deste post com dicas de livros de viagem? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE

 

inspiraçãolivrosviagem
0 Comentários
1
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
Como cancelar passagens da TAP devido ao Coronavirus
Próximo post
Roda-gigante de Orlando: como é a The Wheel

Você também pode gostar de

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

17 de julho de 2025

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e...

10 de fevereiro de 2023

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

6 de setembro de 2022

Casamento em Trancoso: hotel oferece estrutura para a...

1 de setembro de 2022

Qatar Airways oferece pacotes de viagem para a...

4 de maio de 2022

Deixe um comentário

Salvar meu nome e email para a próxima vez em que eu comentar

Encontre aqui

Novidades

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Tem mais no Instagram

PASSEIO NA CIDADE DO PANAMÁ QUE VOCÊ NÃO CONHECE PASSEIO NA CIDADE DO PANAMÁ QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Sabia que você pode fazer um passeio de barco pelo lago que forma o Canal do Panamá e ver os navios cargueiros passando? Me conta se você já sabia desse! 

#cidadedopanama #mulheresviajantes #panama  #canaldopanama
Depois de morar 4 anos na Polônia, Cracóvia virou Depois de morar 4 anos na Polônia, Cracóvia virou uma das minhas cidades preferidas da Europa. Tem como não ser?

Se você ainda não foi, vá!

#cracovia #polonia #brasileirosnaeuropa #cracóvia #mulheresviajantes
Você já tinha ouvido falar no Festival Gastronômic Você já tinha ouvido falar no Festival Gastronômico do Zé Maria?

Deu para ver no vídeo que grande parte do show é por conta do Zé Maria, um figura! Mas além da sempre divertida apresentação, é a oportunidade de provar peixes frescos da ilha. Só lembre que a ideia do festival é ser uma bagunça: sem fila nem ordem para se servir. Mas é iso que faz esse festival de Noronha ser único.

*viagem a convite do Turismo de Noronha 

#fernandodenoronha #noronhese #noronhalovers #noronhando #noronha
UM LUGAR QUE VOCÊ NÃO CONHECE NO BRASIL E precisa UM LUGAR QUE VOCÊ NÃO CONHECE NO BRASIL

E precisa conhecer! Esse é o Cânion do Rio Salobra, em Bonito. E, para entrar nessas águas verdinhas na maior tranquilidade, é só fazer o passeio no @ecoserranapark . 

É uma trilha de 7 km ida e volta com caminhadas pela água ao lado de paredões de 80 metros de altura e várias paradas para banho nesse paraíso que poucas pessoas ainda conhecem! Na volta, com o rio cheio, existe a opção de voltar pela trilha ou de um jeito bem aventureiro mas também divertido: boiando pela correnteza.

Como todos os passeios em Bonito, é preciso reservar com antecedência com uma agência. Estou fazendo todos os passeios com a @bonitoway, e recomendo!

*Viagem com o apoio do turismo de Bonito e do Mato Grosso do Sul
Pode até dar a impressão que você está acordando e Pode até dar a impressão que você está acordando em um navio, mas esse é um dos hotéis mais luxuosos da Riviera Maya, no México: o Waldorf Astoria Riviera Maya. 

Todos os quartos têm varanda de frente para o mar e banheira privativa na própria varanda. É para quem quer descansar, ter privacidade e aquela sensação de que nada é capaz de atrapalhar o seu momento. É bem possível passar o dia só aproveitando a vista do próprio quarto ou descansar na piscina de borda infinita de frente para a praia praticamente privativa.

Viagem a convite da Hilton Hotels

#viajantesbrasileiros  #rivieramaya #hoteisdeluxo #brasileirosnomexico #mulhereaviajantes
Sabia que dá para fazer a unha de graça no aeropor Sabia que dá para fazer a unha de graça no aeroporto de Congonhas?

E só usar um dos seus acessos à sala vip. E, além do aeroporto de Congonhas, é possível fazer pé e mão em muitos outros aeroportos do Brasil. Você já sabia de todas essas informações?

#aeroporto #congonhas #mulheresviajantes  #dicasdeviagem #dicadeviagem
Já estava na hora de vocês saberem que eu não to m Já estava na hora de vocês saberem que eu não to mais viajando sozinha: o cartão da Picnic é meu novo companheiro de viagem. Viajando tanto, eu já testei todos e não tem taxa de conversão melhor que na Picnic. Você pode comparar com as outras plataformas e vai ver que economiza muito. 

A bandeira é Visa, o que quer dizer que o cartão é aceito em praticamente todos os países do mundo: você carrega em dólar por PIX e pode usar em mais de 180 países.

E… você ainda ganha US$ 10 gastando os primeiros US$ 50 na @usepicnicbr . É só usar o meu cupom PORTADEEMBARQUE. Aproveitem! 

P u b l i
 
#dicasdeviagem #dicadeviagem #mulheresviajantes
Faça um passeio de bugue pela região de São Miguel Faça um passeio de bugue pela região de São Miguel dos Milagres com a @luckreceptivo e ganhe um book! 

Essa promoção não está montada nem divulgada, mas bem que poderia. O passeio privativo de dia inteiro é tão completo que passa pelas praias mais bonitas do Brasil (a Praia de Lajes, de Milagres e do Patacho) e com tempo o suficiente para aproveitar cada uma, afinal ninguém quer só dar uma olhadinha. 

Inclui ainda uma parada no manguezal à beira do Rio Tatuamunha para mostrar que a região vai além das praias, parada para almoço no beach club Patacho Praia, e tudo o que você tiver de perguntas sobre a cultura, a geografia e a história de Milagres. Os guias sabem tudo e ainda são ótimos fotógrafos, né?

Ps: Me conta qual é a sua foto preferida porque foi difícil escolher

#saomigueldosmilagres #praiadopatacho #patacho #alagoasbrasil #alagoastefazfeliz #patachobeach #sãomigueldosmilagres
ONDE COMER EM ORLANDO ALÉM DOS PARQUES: Esse rest ONDE COMER EM ORLANDO ALÉM DOS PARQUES:

Esse restaurantes de Orlando são bem locais e é aonde vão os moradores. Já salva:

First Watch: para brunch e café da manhã
Sofrito Latin Café: para almoço
Foxtail: para café à tarde ou de manhã
The Stubborn Mule: para o janta e um drink no fim do dia

Viagem a convite do @visitorlando 

#brasileirosnaflorida #viajantesbrasileiros #brasileirosemorlando #dicasdeorlando #dicadeorlando #mulheresviajantes

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato