Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
Novidades

Airbnb lança experiências oferecidas por refugiados e imigrantes

por   Natalia Manczyk 18 de julho de 2019
por   Natalia Manczyk 18 de julho de 2019 0 Comentários
Airbnb-experiencias-refugiados

Experimentar doces e salgados típicos feitos por uma venezuelana, aprender a fazer pão sírio com uma síria e ter uma aula de dança e turbantes africanos com uma ex-miss Congo. Essas são só algumas das muitas experiências oferecidas por refugiados e imigrantes, que o Airbnb está disponibilizando em São Paulo.

As chamadas Experiências de Impacto Social podem ser feitas tanto por turistas quanto por paulistanos, e o bacana é que além da culinária e das tradições, dá para aprender bastante sobre a cultura de cada país, as histórias de vida – ou o que mais você quiser saber – batendo papo com os refugiados enquanto prova uma sopa haitiana ou um doce venezuelano.

São 20 experiências, oferecidas por anfitriões da África do Sul, Bolívia, Colômbia, Guiana Inglesa, Haiti, México, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela. É a oportunidade de aprender técnicas de culinária e artes, mas mais que isso, conversar com gente que tem tanta história: um trabalhava como professor, outro como arqueólogo, outro tinha uma marca de roupas… e por aí vai.

comidas sírias - refugiada siria - airbnb

Comidas de Damasco servidas pela sóror Yamam Saad

Organizadas pelo Airbnb em parceria com a ONG Migrafix, as experiências têm um preço bem acessível: custam de R$ 40 a R$ 130 e toda a renda é revertida diretamente para o refugiado ou ao imigrante.

Como são as experiências oferecidas pelos refugiados e imigrantes

Em um evento em São Paulo, tive a chance de conhecer alguns  anfitriões, conversar, saber mais sobre a história deles e sobre as experiências.

Uma viagem a Damasco

A síria Yama Saad trabalhava como arqueóloga em Damasco. Ela leva para uma visita virtual, mostrando Damasco antes e depois da guerra, e oferece um almoço árabe e café. Além disso, os visitantes podem fazer uma tatuagem de hena e ganham como lembrança um quadro com o nome em caligrafia árabe.

Experiencia oferecida pela refugiada siria Yamam Saad

Alimente seu sonho com a sopa do Haiti

Manier Sael era professor no Haiti. Ele convida para a cozinha dele para mostrar o preparo da sopa típica, a Sopa da Independência. Para comemorar a liberdade, os haitianos tomam todo dia 1 de janeiro, desde 1804, a sopa feita com abóbora e diversos condimentos. É a chance de conhecer a sopa e conhecer mais a vida no Haiti conversando com Manier.

Experiencia oferecida por refugiado haitiano-airbnb Experiencia oferecida por refugiado haitiano-airbnb

Brunch venezuelano “Cultura de um país”

Se fala tanto da Venezuela no Brasil, mas nada sobre a comida. Para conhecer a culinária do país, é uma boa fazer a experiência com Yilmary de Perdomo. Os doces, salgados, minipasteis e bolos feitos por ela são deliciosos. No brunch com degustação, há, por exemplo, a sobremesa típica de bolo de cacau com recheio de manga, o bolo de natal, o chá de rapadura com limão e a cachapa, uma espécie de arepa feita com milho e queijo coalho.

airbnb-experiencia-refugiada-venezuelana

airbnb-experiencia-refugiada-venezuelana

Descubra o design dos tecidos africanos

Duchelier Mahonza, do Congo, ensina sobre a história e a expressão dos tecidos africanos. Os visitantes aprendem técnicas para fazer uma estampa em um papel sulfite formato A3, com guache e pincel.

Airbnb-experiencia-refugiados Uma das experiencias oferecidas por refugiados pelo airbnb

Dança Zulu Too

A sul-africana Nduduzo Siba é animada. Ela ensina língua Zulu, dança e canto, com o sorriso estampado no rosto e muita malemolência. Alegra o dia.

Arte do bordado boliviano Cholita

Marcia Elizabeth faz bordados bem coloridos e ensina em uma oficina o bordado que é aplicado nos trajes dos dançarinos das danças folclóricas bolivianas

Teatroterapia do Tambor Venezuelano

Os venezuelanos Raul e Elvira Escalona são aquele típico casal fofo de senhores: quando se senta para conversar com  eles,não dá mais vontade de ir embora. Raul, que foi vice-presidente de um canal de TV na Venezuela, conta as dificuldades de ser jornalista negro no país, e Elvira faz um doce de banana, melaço e coco, originário de uma receita dos escravos. Os dois estão no Brasil há só nove meses e contam a história dos escravos por meio da música afro-venezuelana.

AirBnb-refugiados-experiencias

Aprenda a fazer pão caseiro da Síria   

Na experiência de Fátima Ismail os visitantes colocam a mão na massa para fazer o pão folha, típico da Síria. Ele é servido com outras delícias como Hommus, Babaganuch, doces e esfias de carne e vegetariana.

Uma das experiencias oferecidas por refugiados pelo airbnb airbnb-experiencias-refugiados

Dança e moda africana com Miss Congo

Prudence Kalambay é daquelas mlheronas tão lindas, que chama a atenção por onde passa. A ex-Miss Congo ensina a amarrar turbantes africanos que você pode levar par a casa. Ela também ensina uma dança típica do Congo.

Uma das experiencias oferecidas por refugiados pelo airbnb

O Haiti está aqui

Quem faz essa experiência tem a sorte de ver uma apresentação da banda Ewoyin, da qual o haitiano Charles Arche faz parte. Ao som dos tambores, você vai poder aprender sobre a cultura a haitiana, a culinária, a história do Haiti e a jornada de vida dele.

Veja todas as experiências oferecidas por refugiados e imigrantes

0 Comentários
1
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
O que fazer na Patagônia Norte do Chile
Próximo post
Onde ficar em Curaçao: dica de hotéis

Você também pode gostar de

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

17 de julho de 2025

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e...

10 de fevereiro de 2023

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

6 de setembro de 2022

Casamento em Trancoso: hotel oferece estrutura para a...

1 de setembro de 2022

Qatar Airways oferece pacotes de viagem para a...

4 de maio de 2022

Encontre aqui

Novidades

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Tem mais no Instagram

ONDE PASSAR O CARNAVAL PERTO DE SÃO PAULO NA NATUR ONDE PASSAR O CARNAVAL PERTO DE SÃO PAULO NA NATUREZA

No Almenat Embu das Artes, a só 30 minutos de São Paulo, você conhece o outro lado do Carnaval. É um refúgio no meio da Mata Atlântica, e, no feriado, você aproveita ainda mais: a hospedagem de 13 a 17 de fevereiro será all inclusive. 

Os dias serão com café da manhã sem pressa, almoço, chá da tarde, jantar, petiscos e drinks ao longo do dia e uma programação que mistura Carnaval com bem-estar. Tem oficina de abadá, caipirinha, samba e recreação para adultos e crianças. Até concurso de fantasia para pets entra na agenda.

Entre uma piscina climatizada e uma caminhada pela trilha ecológica, você vai lembrar que importa, sim, onde você se hospeda.

Carnaval não precisa ser barulho. Ele pode ser também silêncio, muito verde e um feriado que realmente recarrega.

#CarnavalNoAlmenat #AllInclusive #AlmenatByHilton #TapestryCollection #ForTheStay
Amsterdã com chuva pode ser bonita também! Aliás, Amsterdã com chuva pode ser bonita também! Aliás, Amsterdã e chuva combinam muito bem, ne?

Siga @portadeembarque para mais inspirações de viagens

#amsterdã  #holanda #dicasdeviagem #brasileirosnaeuropa
⁣Como chegar em Auschwitz, na Polônia Auschwitz e ⁣Como chegar em Auschwitz, na Polônia

Auschwitz está a 68 km de Cracóvia. Foi transformado em museu (o mais pesado e triste entre todos desse mundo), e como diz a frase estampada por lá, é preciso que todos conheçam a história para não repeti-la. 

Não só para não repeti-la, como também para perceber que NADA se compara a uma fábrica de mortes. Eu visitei esse lugar muitas vezes e muitos outros campos de concentração na Polônia. Se há críticas por ter virado museu e “atração turística”, por outro lado isso também tem a sua importância. ⁣
⁣
Esse reels é apenas informativo já que há muitas dúvidas sobre como chegar. E, em respeito à história (e ao futuro da Humanidade) as pessoas não devem deixar de conhecer essa história por não ter conseguido chegar.⁣
⁣
⁣”AQUELES QUE NÃO LEMBRAM O PASSADO ESTÃO CONDENADOS A REPETI-LO⁣”

⁣
#Cracovia #polonia #brasileirosnaeuropa #judaismo auschwitz
Sabia que essa é a única plantação de chá na Europ Sabia que essa é a única plantação de chá na Europa e a fábrica mais antiga do continente?

É o Chá Gorreana, que fica em São Miguel, nos Açores (as ilhas de Portugal), lá no meio do Atlântico! 

*viagem a convite do @visitazores 

#açores #brasileirosemportugal #mulheresviajantes #dicasdeviagem
Consegue entender o que ele está falando em… portu Consegue entender o que ele está falando em… português?

Esse é o português dos Açores, na Ilha de Santa Maria!

#saomiguel #portugal #açores #brasileirosemportugal #brasileirosnaeuropa
5 passeios em Bonito que mostram por que Bonito é 5 passeios em Bonito que mostram por que Bonito é cidade imperdível no Brasil.

Seria fácil fazer 50 motivos, mas o carrossel ficaria interminável. Então aqui vão cinco atrações de Bonito para você ir. Fiz todos com a agência Bonito Way e recomendo

Viagem a convite do Turismo de Bonito e do Turismo do Mato Grosso do Sul. 

#matogrossodosul🐦  #bonitomsoficial #viagemnobrasil #dicasdeviagem #bonitoms
Cidade imperdível na Suíça! Essa é Bergün, que es Cidade imperdível na Suíça!

Essa é Bergün, que está na rota do Bernina Express e merece uma parada no seu roteiro com o trem panorâmico na Suíça! Segue o @portadeembarque para todas as dicas sobre o Bernina Express

#berninaexpress #trempanoramico #suiça #brasileirosnasuiça #dicasdeviagem
Em 2016 eu vi a cena que nunca mais sairia da minh Em 2016 eu vi a cena que nunca mais sairia da minha mente: a migração dos animais na Tanzânia. (Se a ideia é postar memórias daquele ano, nada tira isso da minha cabeça)

Eu esperei quieta, do outro lado do rio, por horas. Leva um tempo até o primeiro gnu tomar a liderança e atravessar o rio: existe o medo dos crocodilos e das pedras. Quando o primeiro gnu dá o primeiro passo (geralmente o mais velho do grupo), todos o seguem nesse mar sem fim de animais.

Vi gnus sendo pegos por crocodilos e gnus ficando pelo caminho por machucarem as patas nas pedras. E aprendi com o meu guia: “this is the way life is”. Inesquecível! 

#2016 #tanzania #serengueti #serengeti #brasileiros pelomundo
Uma estrada comum na Noruega! Qualquer parada é as Uma estrada comum na Noruega! Qualquer parada é assim! Segue o @portadeembarque para mais dicas de viagem! 

#noruega #escandinavia #dicadeviagem #mulheresviajantes

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato