Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
Novidades

Airbnb lança experiências oferecidas por refugiados e imigrantes

por   Natalia Manczyk 18 de julho de 2019
por   Natalia Manczyk 18 de julho de 2019 0 Comentários
Airbnb-experiencias-refugiados

Experimentar doces e salgados típicos feitos por uma venezuelana, aprender a fazer pão sírio com uma síria e ter uma aula de dança e turbantes africanos com uma ex-miss Congo. Essas são só algumas das muitas experiências oferecidas por refugiados e imigrantes, que o Airbnb está disponibilizando em São Paulo.

As chamadas Experiências de Impacto Social podem ser feitas tanto por turistas quanto por paulistanos, e o bacana é que além da culinária e das tradições, dá para aprender bastante sobre a cultura de cada país, as histórias de vida – ou o que mais você quiser saber – batendo papo com os refugiados enquanto prova uma sopa haitiana ou um doce venezuelano.

São 20 experiências, oferecidas por anfitriões da África do Sul, Bolívia, Colômbia, Guiana Inglesa, Haiti, México, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela. É a oportunidade de aprender técnicas de culinária e artes, mas mais que isso, conversar com gente que tem tanta história: um trabalhava como professor, outro como arqueólogo, outro tinha uma marca de roupas… e por aí vai.

comidas sírias - refugiada siria - airbnb

Comidas de Damasco servidas pela sóror Yamam Saad

Organizadas pelo Airbnb em parceria com a ONG Migrafix, as experiências têm um preço bem acessível: custam de R$ 40 a R$ 130 e toda a renda é revertida diretamente para o refugiado ou ao imigrante.

Como são as experiências oferecidas pelos refugiados e imigrantes

Em um evento em São Paulo, tive a chance de conhecer alguns  anfitriões, conversar, saber mais sobre a história deles e sobre as experiências.

Uma viagem a Damasco

A síria Yama Saad trabalhava como arqueóloga em Damasco. Ela leva para uma visita virtual, mostrando Damasco antes e depois da guerra, e oferece um almoço árabe e café. Além disso, os visitantes podem fazer uma tatuagem de hena e ganham como lembrança um quadro com o nome em caligrafia árabe.

Experiencia oferecida pela refugiada siria Yamam Saad

Alimente seu sonho com a sopa do Haiti

Manier Sael era professor no Haiti. Ele convida para a cozinha dele para mostrar o preparo da sopa típica, a Sopa da Independência. Para comemorar a liberdade, os haitianos tomam todo dia 1 de janeiro, desde 1804, a sopa feita com abóbora e diversos condimentos. É a chance de conhecer a sopa e conhecer mais a vida no Haiti conversando com Manier.

Experiencia oferecida por refugiado haitiano-airbnb Experiencia oferecida por refugiado haitiano-airbnb

Brunch venezuelano “Cultura de um país”

Se fala tanto da Venezuela no Brasil, mas nada sobre a comida. Para conhecer a culinária do país, é uma boa fazer a experiência com Yilmary de Perdomo. Os doces, salgados, minipasteis e bolos feitos por ela são deliciosos. No brunch com degustação, há, por exemplo, a sobremesa típica de bolo de cacau com recheio de manga, o bolo de natal, o chá de rapadura com limão e a cachapa, uma espécie de arepa feita com milho e queijo coalho.

airbnb-experiencia-refugiada-venezuelana

airbnb-experiencia-refugiada-venezuelana

Descubra o design dos tecidos africanos

Duchelier Mahonza, do Congo, ensina sobre a história e a expressão dos tecidos africanos. Os visitantes aprendem técnicas para fazer uma estampa em um papel sulfite formato A3, com guache e pincel.

Airbnb-experiencia-refugiados Uma das experiencias oferecidas por refugiados pelo airbnb

Dança Zulu Too

A sul-africana Nduduzo Siba é animada. Ela ensina língua Zulu, dança e canto, com o sorriso estampado no rosto e muita malemolência. Alegra o dia.

Arte do bordado boliviano Cholita

Marcia Elizabeth faz bordados bem coloridos e ensina em uma oficina o bordado que é aplicado nos trajes dos dançarinos das danças folclóricas bolivianas

Teatroterapia do Tambor Venezuelano

Os venezuelanos Raul e Elvira Escalona são aquele típico casal fofo de senhores: quando se senta para conversar com  eles,não dá mais vontade de ir embora. Raul, que foi vice-presidente de um canal de TV na Venezuela, conta as dificuldades de ser jornalista negro no país, e Elvira faz um doce de banana, melaço e coco, originário de uma receita dos escravos. Os dois estão no Brasil há só nove meses e contam a história dos escravos por meio da música afro-venezuelana.

AirBnb-refugiados-experiencias

Aprenda a fazer pão caseiro da Síria   

Na experiência de Fátima Ismail os visitantes colocam a mão na massa para fazer o pão folha, típico da Síria. Ele é servido com outras delícias como Hommus, Babaganuch, doces e esfias de carne e vegetariana.

Uma das experiencias oferecidas por refugiados pelo airbnb airbnb-experiencias-refugiados

Dança e moda africana com Miss Congo

Prudence Kalambay é daquelas mlheronas tão lindas, que chama a atenção por onde passa. A ex-Miss Congo ensina a amarrar turbantes africanos que você pode levar par a casa. Ela também ensina uma dança típica do Congo.

Uma das experiencias oferecidas por refugiados pelo airbnb

O Haiti está aqui

Quem faz essa experiência tem a sorte de ver uma apresentação da banda Ewoyin, da qual o haitiano Charles Arche faz parte. Ao som dos tambores, você vai poder aprender sobre a cultura a haitiana, a culinária, a história do Haiti e a jornada de vida dele.

Veja todas as experiências oferecidas por refugiados e imigrantes

0 Comentários
1
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
O que fazer na Patagônia Norte do Chile
Próximo post
Onde ficar em Curaçao: dica de hotéis

Você também pode gostar de

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

17 de julho de 2025

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e...

10 de fevereiro de 2023

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

6 de setembro de 2022

Casamento em Trancoso: hotel oferece estrutura para a...

1 de setembro de 2022

Qatar Airways oferece pacotes de viagem para a...

4 de maio de 2022

Encontre aqui

Novidades

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Tem mais no Instagram

Em Copenhagen, é impressionante: os carros quase Em Copenhagen, é impressionante: os carros quase desaparecem mesmo das ruas. 

Ela é uma cidade anti-carros, no bom sentido, claro. Foi feita para as bicicletas, para pedestres e para andar de transporte público. Aliás, é uma das poucas capitais com metrô 24h. 

Com tanta gente de bicicleta e a calmaria sem trânsito, stress e buzinas, Copenhaguen mostra como uma cidade pode funcionar sem depender de carros. 

#dinamarca #copenhagen🇩🇰 #copenhagen #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes
Vai um drink assim? Essa é a bloody mary do est Vai um drink assim? 

Essa é a bloody mary do estado do Wisconsin, nos Estados Unidos. Só um coquetel bem levinho! Brincadeiras à parte, vem com os cheese curds, os queijos empanados super típicos desse estado famoso pelos queijos! Não deixe de provar no mercado de Milwaukee! 

*viagem a convite do Travel Wisconsin e do Brand USA

#viajantesbrasileiros  #viagemnoseua #wisconsin #brasileirosnoseua #travelWI #visiteosUSA
Você já ouviu falar nas Montanhas Tatras? A ca Você já ouviu falar nas Montanhas Tatras? 

A cadeia de montanhas está a duas horas de Cracóvia e a quatro horas de Varsóvia, bem na fronteira da Polônia com a Eslováquia.

É conhecida como mini Alpes, e são muitas as trilhas para fazer por aqui. São entre riachos, lagos e vales no pé das montanhas. 

Mas, um dos bons jeitos de ver essas montanhas é assim: pegando um bondinho em Zakopane até o alto da colina Gubałówka. Dá para passar o dia aí nessa colina já que é cheia de bares e restaurantes.

No inverno, o cenário é outro. As montanhas ficam cobertas de neve e viram estação de esqui. Manda para quem ia adorar esse lugar! 

#Zakopane #gubałówka #polonia #cracovia #varsovia #brasileirosnaeuropa #invernonaeuropa
Você precisa ir nessa atração de Daytona Beach! Você precisa ir nessa atração de Daytona Beach! ⁣ ⁣ 

Pois é.. o posto de gasolina Buc-ee’s merece ser visitado! Se a gente já fica louco em qualquer loja dos Estados Unidos, imagina só em uma das maiores lojas de conveniência do mundo? daytona Beach fica a só 1h15 minutos de Orlando e está cheia de outras atrações! ⁣ ⁣ ⁣ 

* Viagem a convite do Visit Florida⁣ ⁣ ⁣ 

⁣ #LoveFL #AmoFlorida #LoveDaytonaBeach #brasileirosnaflorida #brasileirosemorlando #brasileirosnosEUA #mulheresviajantes #daytonabeach #brasileirospelomundo #viajantesbrasileiros
Resort a duas horas da Cidade do Panamá! Se voc Resort a duas horas da Cidade do Panamá! 

Se você vai para o Panamá (seja como destino seja como conexão) vale muito a pena sair da capital, pegar duas horas de estrada e chegar em Buenaventura para passar uns dias no hotel The Buenaventura Golf & Beach Resort (@thebuenaventurahotel ). É daqueles hotéis para realmente descansar e se dividir entre ótimos restaurantes, as piscinas, a praia, os bares e o spa. Você vai sair de lá renovado! 

*Viagem a convite da Marriott Hotels

#cidadefopanama #panama #buenaventurapanama #buenaventura #dicasdeviagem #viajantesbrasileiros #mulheresviajantes
Ataque na Polônia? Hoje a Polônia, com o apoio Ataque na Polônia? 

Hoje a Polônia, com o apoio de caças da Otan, abateu drones militares russos. Quem vê nas notícias pode até imaginar que o país está em clima de guerra, mas não é bem assim. 

Olhem só as imagens de hoje, 10 de setembro. Todo mundo vivendo a vida normalmente. O aeroporto reabriu, e não tem sinal algum de guerra por aqui. 

#varsovia #polonia🇵🇱 #poloniatravel #mulheresviajantes #ataquerusso #brasileirosnaeuropa #dicasdeviagem
Você já tinha ouvido falar nesse lugar? É a na Você já tinha ouvido falar nesse lugar?

É a nascente de rio a 50 km de São Miguel do Gostoso e um dos muitos passeios por lá. E, para aproveitar, a dica é ir no Tao Paradise, que tem esse conceito bem interessante. 

É um day use, com direito a cabana, almoço completo delicioso e a passar o dia aproveitando essa água verdinha e transparente. E o melhor: com tranquilidade já que aceita o máximo de 30 pessoas. Custa R$ 290 para entrar e você deve fazer a reserva com antecedência.

*Viagem a convite do @visitgostoso 

#saomigueldogostoso #visitgostoso #riograndedonorte #taoparadise #viajantesbrasileiros  #dicasdeviagem
O QUE VOCÊ ACHOU DESSA AÇÃO?⁣ ⁣ No aeroport O QUE VOCÊ ACHOU DESSA AÇÃO?⁣
⁣
No aeroporto de Salt Lake City, a só meia hora da estação de esqui de Park City, é proibido vender produtos e comidas mais caros do que nas mesmas lojas na cidade. ⁣
⁣
É um alívio saber que caso a gente não tenha conseguido fazer compras na cidade ou queira comer algo nos restaurantes, não vai pagar mais caro. Mais aeroportos poderiam fazer isso, né? ⁣
⁣
⁣
*Viagem a convite do Turismo de Park City⁣
⁣
⁣
#visiteparkcity  #visitparkcity #parkcityutah #brasileirosnoseua #viajantesbrasileiros #brasileirosnosestadosunidos #mulheresviajantes #viajantespelomundo #viajenaviagem #brasileirosporai  #saltlakecity
O que a cultura pode fazer por uma cidade? 
Na P O que a cultura pode fazer por uma cidade?

Na Polônia, Łódź é a prova de que é possível renascer. Foi de “patinho feio” com passado industrial a Cidade Criativa da UNESCO. Transformou fábricas abandonadas em centros culturais com cinema, lojas e shows; trouxe arte para os muros, revitalizou ruas históricas e criou festivais para todos os gostos celebrando a diversidade de culturas (até carnaval brasileiro tem espaço por aqui).

Hoje, recebe 2,5 milhões de visitantes por ano, é cidade segura e símbolo de como uma cidade pode se transformar valorizando a inovação, a memória e a cultura.

#lodz #polonia #viajantesbrasileiros #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes #polônia #dicasdeviagem

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato