Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
América do SulDestinos

O que fazer em Curaçao: roteiro de sete dias

por   Natalia Manczyk 26 de maio de 2019
por   Natalia Manczyk 26 de maio de 2019 0 Comentários
O que fazer em Curaçao: roteiro de sete dias

Eu já tinha passado um dia em Curaçao em uma parada de cruzeiro, e querem saber? Voltei e vale muito a pena ficar sete dias porque tem muito o que fazer em Curaçao.

Só assim para conseguir conhecer e aproveitar o país sem correria, com descanso total, como manda Curaçao.

A ilha é uma das mais bonitas do Caribe. Fica do lado de Aruba e Bonaire (é  o “C do” ABC das Antilhas holandesas) e para a sorte dos viajantes não está na rota dos furacões (que podem atingir o Caribe de junho a setembro), o que quer dizer que é possível ir o ano todo para lá.

Seja janeiro seja julho, vejam tudo o que fazer na ilha de Curaçao com este roteiro de sete dias aproveitável o ano todo.

Dia 1 em Curaçao

O dia da chegada em Curaçao envolve carregar malas, encontrar o transfer, alugar carro, fazer check in no hotel, etc.

Mesmo com um voo curto, todos esse trâmites levam tempo e é bem provável que você não queira aproveitar só um restinho de sol na praia.

A maioria dos hotéis de Curaçao são de frente para a praia ou têm boas piscinas. Então, o melhor é tirar esse dia para isso: curtir o hotel.

 Oferta de hotéis em Curaçao

Praia de Curacao_

Dia 2 em Curaçao

O passeio imperdível de Curaçao é para a ilhota Klein Curaçao (“pequena Curaçao”, em papiamento, o idioma da ilha), que tem aquele mar azul absurdamente fosforescente, de um tom quase inacreditável. Se você é do tipo ansioso e já quer ver o melhor logo no início, então esse é o dia.

Como é o passeio?

São cerca de duas horas a Klein Curacao, a bordo de um catamarã à vela que sai da Jan Thiel Beach às segundas, terças, quartas, quintas e sábados.

O barco, da Bluefinn Charters, é grande (tem 75 pés), com capacidade para algumas dezenas de pessoas, e muito bem equipado. Conta com bar, dois banheiros e aquelas redes instagramáveis na proa.

A impressão é de que a viagem será calma, inofensiva, e de contemplação com um drinque nas mãos, deitado na rede. Mas é só impressão.

Veja mais: 

  • Compare o preço dos seguros de viagem e escolha o melhor para você

No trecho de ida para Klein Curaçao o barco segue contra o vento e vai batendo nas ondas, em um balanço digno de colocar o Dramin à prova.

As ondas vão molhando a galera que insiste em ficar na frente do barco (vulgo eu), mas lá para o meio do caminho 100% dos turistas desistem de ficar ao ar livre e já estão quietinhos sentados no banco.

Catamara_Klein Curacao_O que fazer em Curacao

Mas, tudo bem. Porque quando a lancha vai se aproximando de Klein Curaçao, ninguém mais lembra do enjoo. O mar de repente ganha um azul daqueles tons que só parecem feitos em Photoshop.

Fica todo mundo meio embasbacado por um tempo até enfim desembarcar para a ilhota. Klein Curaçao é pequena, sem moradores, sem estrutura alguma, e por isso com todo o jeito de paradisíaca.

KleinCuracao3-Oque fazer em Curacao

A ilha

Mede só 1,7 km e não tem vendedores, guarda-sóis, cadeiras, bares ou qualquer outra coisa que estrague a paisagem.

A única construção é um farol que enfeita o meio da ilha e só. Ainda bem. O negócio ali tirar muitas fotos daquela água azul que deixa impressionado, nadar naquele mar sem ondas e fazer snorkel (incluído no passeio de barco).

É área de tartarugas, então se você tiver sorte pode ser até que aviste algumas ali deixando o lugar ainda mais mágico.

KleinCuracao3-Oque fazer em Curacao

Siga o @portadeembarque no Instagram um subtitulo x px

É difícil enjoar daquele mar, mas para variar um pouco de cenário, faça uma caminhada até a outra costa da ilha.

Você vai passar por uma paisagem árida, um farol abandonado (onde é possível subir para ter uma vista fenomenal) e por um antigo navio encalhado.

Naquela costa, o mar já é bem diferente: é revolto e impossível entrar por conta da quantidade de pedras.

Forte em Klein Curacao _oque fazer em Curacao

Por volta das 12h30 é servido um gostoso churrasco a bordo do barco atracado (se você achava que churrasco bom era só o brasileiro, está aí a prova), junto com refrigerante à vontade.

O barco só volta para Curaçao às 3 da tarde, deixando tempo o suficiente para todo mundo curtir a ilha, sem aquela correria de muitos tours.

Na volta, música holandesa, latina e brasileira, bebidas alcoólicas a bordo e um mar mansinho fazem desse retorno uma festa agradável: com todo mundo dançando, bebendo, descansando ou tomando o resto de sol que ainda ilumina o céu.

Dia 3 em Curaçao

É preciso tirar um dia para conhecer o centrinho de Curaçao. A capital, Willemstad, é tão gracinha que foi inclusive eleita Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Naquele trecho não tem praia (é uma baía), mas o mar está sempre ali deixando a área mais bonita. As construções, em estilo holandês e tons pasteis, foram erguidas em 1634, e, muito bem preservadas, abrigam vários bares, restaurantes e lojas.

O lugar mais animado para ver as lojas é a área de Punda.  Cheguem até a loja Penha, um casarão de 1708 que foi moradia de famílias judias e hoje abriga uma loja de maquiagem.

Willemstaad_o que fazer em Curacao

Willemstaad-O que fazer em Curacao

A sinagoga mais antiga da América

É em Punda também que está a sinagoga mais antiga da América em funcionamento continuo: a sinagoga Mikvé Israel-Emanuel.

É típica sefaradita (dos judeus da península ibérica) e foi construída em 1732. O piso é de areia e está muito bem conservada. Judeus, como eu, vão lembrar das tradições, ver objetos judaicos centenários importantes no museu (como uma torá de 1455 e uma mezuza de 1740) e saber mais da comunidade.

Algumas curiosidades: mesmo durante a Segunda Guerra o serviço religioso não foi paralisado, o órgão é o mais antigo do Caribe e até 1875 o serviço era em português.

Isso porque a sinagoga tem tudo a ver com o Brasil e expõe a relação entre o nosso país e Curaçao: quem fundou a sinagoga foram os brasileiros que, quando os holandeses foram expulsos do Brasil, seguiram para Curaçao com medo de serem perseguidos pela Inquisição.

Sinagoga de Curacao-O que fazer em Curacao

Sinagoga de Curacao_o que fazer em Curacao

A ponte Queen Emma

Da sinagoga, passe na famosa ponte de Curaçao: a Queen Emma. Parece estranho pensar que uma ponte é atração turística, mas é.

Primeiro, porque conecta a duas principais regiões: Punda a Otrobanda ( o nome do bairro significa outro lado). Segundo, porque tem vista para as casas coloridas do centrinho, e terceiro porque é uma ponte móvel que se abre para os barcos passarem.

Pode ser que vocês estejam ali em cima e toque um alarme para para sair pouco antes de a ponte abrir. É divertido ser rebelde e ficar na ponte mesmo assim, fingindo que não ouviu o alarme.

Ela abre lateralmente (e não para cima como outras pontes móveis), e você vira o centro das atenções, parado no meio da ponte  no meio do mar.

Só tem que ficar atento à cor dos sinais na ponte: se uma luz laranja acender, quer dizer que ela ficará aberta por dez minutos.

Agora, se for uma luz azul, a ponte vai ficar aberta por uma hora. Quem não sabe disso é obrigado a passar uma hora ali em cima.Ponte Queen Emma_O que fazer em Curacao Ponte Queen Emma_O que fazer em Curacao

Mais uma atividade próxima da ponte é o museu Kura Hulunda. Tudo bem que pouca gente vai a Curaçao para ver museu, mas esse é realmente interessante.

Tem um acervo imenso sobre a escravidão no país, mas mais que isso acaba tratando também da escravidão no mundo já que 15 milhões descravas vieram da África para a América.

É um pouco pesado, então depois uma boa ideia é jantar no restaurante integrar a um hotel ao lado do museu, no Village Kura Hulanda Hotel. Parece uma vila europeia, inclusive com música ao vivo.

Kura Hulunda Museum_curacao

Dia 4 em Curaçao

É impossível não lembrar do Curaçao Blue em Curaçao. A bebida é de lá mesmo. Então vale a pena ir conhecer a fábrica, a Chobolobo.

Fica em uma mansão histórica do século 19, e em um tour guiado por US$ 12.50 dá para aprender como é feita a bebida a base da fruta laranja.

Fabrica de Curacao Blue

Depois, um passeio imperdível é até o Parque Nacional Siete Bocas. É um terreno bem inóspito, cheio de plantas nativas, pedras e um mar bravo. Mas por isso mesmo é bonito: por ser diferente dos outros cenários.

O parque é o lugar onde dá para entender a origem de Curaçao. A ilha originalmente  estava abaixo do mar,  por isso, nesse parque intocado caminhamos em um terreno todo de corais.

Ele tem sete entradas, mas a mais mais turística é a Tabla. É ali uma atração impressionante: uma caverna , onde entramos por um lado, e pelo outro, vemos as ondas do mar entrarem na cova.

Parque Nacional Shete Boka_o que fazer em Curacao

Parque Nacional Shete Bokas_o que fazer em CuracaoDe lá, geralmente os tours passam pela Playa Piskado, uma praia de pescadores onde dá para nadar com tartarugas! elas ficam soltas pelo mar e é só mergulhar para nadar com várias delas.

Tartarugas na Playa Piscado_O que fazer em Curacao

NOITE EM CURAÇAO:

Às quintas-feiras rola em Willemstaad o Punda Vibes, um evento com música e dança típica nas ruas e fogos de artifício. Vale a pena sair para beber nos bares do centrinho nessa noite animada na ilha

Uma boa balada é a Mambo Beach: é em quiosques pé na areia, na beira da praia, com muita gente animada

Jantar no restaurante De Gouverneur: bem em frente à ponte, é o melhor restaurante de Curaçao. Serve cozinha internacional, mas com toques caribenhos. Alguns pratos: keshi yena, espécie de quiche, no restaurante recheado com frango, ameixa seca e cebola; carne em estilo das Antilhas, e vegetais ao curry.  

Dia 5 em Curaçao

O dia foi dedicado a escolher uma praia para ficar. Aluguei um carro e rodei pela ilha atrás das praias mais bonitas.

Sem enrolação: para mim, a praia mais linda de Curaçao é a Kenepa Beach, com uma cor azul fosforescente que nem uma piscina consegue ter.

Parece até que alguém colocou corante naquela água. É uma das praias mais buscadas, por isso cheguem o mais cedo possível. Foi assim que consegui nadar sozinha naquele mar inacreditável.

a praia de Kenepa Beach_O que fazer em Curacao a praia de Kenepa Beach_O que fazer em Curacao a praia de Kenepa Beach_O que fazer em Curacao

Depois, segui para a Kokomo Beach, uma praia com faixa de areia maior, daquelas ideais para ir com os amigos e ficar ali batendo papo. É disputado um balanço no meio do mar para tirar foto, mas com a maré alta não é fácil subir.

Kokomo Beach-o que fazer em Curacao

Dia 6 em Curaçao

Mais um dia para ficar de boa na praia. A minha escolhida foi a Cas Abao, praia ótima para fazer snorkel e para não pensar em nada.

A Cas Abao é uma praia privada (pois é, em Curaçao algumas praias são privadas), mas o preço é baixo e a estrutura é boa: custa cerca de US$ 3, mas tem bar, massagem, boias, cadeiras…(tudo à parte, claro).

Depois, fui até a Port Marie, outra praia linda, boa para snorkel e privada: custa US$ 3 para entrar e US$ 3 a cadeira.

praia Cas Abao - O que fazer em Curacao

Spa à parte na praia Cas Abou

praia Cas Abao - O que fazer em Curacao

A praia Cas abou tem bastante estrutura

A praia Port Mari

A praia Port Mari: é ótima para fazer snorkel

Dia 7 em Curaçao

Dia de voltar para o Brasil e de já sentir saudade dos dias vividos em Curaçao.

 

*Viagem a convite do VisiteCuracao. O conteúdo do post é independente, baseado na opinião livre da repórter.

Gostou do conteúdo que você leu? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

AméricaCuraçao
0 Comentários
10
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
Mundi bar: novo bar em SP serve drinques do mundo e até carimba “passaporte”
Próximo post
Armários no Busch Gardens: onde guardar as mochilas

Você também pode gostar de

Qual é o melhor Seguro Viagem para Europa?...

24 de fevereiro de 2025

O que fazer em Clearwater: dicas dos melhores...

29 de dezembro de 2023

O que fazer em Tampa: as melhores atrações...

28 de dezembro de 2023

O que fazer em St Augustine, na Flórida

26 de dezembro de 2023

trem Bernina Express: guia completo para você viajar

21 de dezembro de 2023

Encontre aqui

Novidades

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Casamento em Trancoso: hotel oferece estrutura para a festa

Tem mais no Instagram

O passeio mais bonito dos Lençóis Maranhenses é O passeio mais bonito dos Lençóis Maranhenses é esse: o circuito da Lagoa Azul! 

Fiz com a agência @trip.lencois , que preparou toda a minha viagem. É na verdade um passeio de dia inteiro e esse é o gran finale. Depois de rodar em 4x4 pelas dunas, parar em duas lagoas e uma pausa para almoço, o passeio chega nesse ponto. O 4x4 para na beira de um riacho, todo mundo sobe a duna e a maior surpresa é encontrar esse visual. Depois, é só escolher em qual lagoa nadar.

*viagem com o apoio da GOL

#lencoismaranhenses #lençoismaranhenses #maranhao #barreirinhas #atinsmaranhão #atins #maranhão #viajantesbrasileiros #mulheresviajantes #dicasdeviagem
QUAL FOTO DOS LENÇÓIS MARANHENSES VOCÊ PREFERE? QUAL FOTO DOS LENÇÓIS MARANHENSES VOCÊ PREFERE? 1,2 ou 3?

A gente vê a vida toda fotos e vídeos dos Lençóis Maranhenses, mas elas não conseguem representar o que é esse lugar ao vivo. Aqui fica escancarado até onde a Natureza pode chegar, e na verdade se descobre que ela não tem limites. Forma e reforma as dunas, as lagoas a mata e a praia. Tudo junto.

Estou fazendo todos os passeios com a @trip.lencois , e recomendo! Tem transfer de São Luis, os circuitos da dunas e lagoas, passeio em Atins, nascer do sol nas dunas e muito mais passeios e momentos especiais que se vive por aqui! 

#lencoismaranhenses #lençoismaranhenses #maranhãodeencantos #maranhao #visitbrasil #visitbrazil  #mulheresviajantes #viajantesbrasileiros #viajantes #barreirinhas
VOCÊ PODE CONHECER IBIZA EM UM VELEIRO! ⁣ ⁣ O VOCÊ PODE CONHECER IBIZA EM UM VELEIRO! ⁣
⁣
O jeito mais gostoso de conhecer Ibiza é assim: a bordo do veleiro @homeonesail . E nesse video estou provando para vocês que Ibiza não é só balada, e tem algumas das praias mais bonitas da Europa.⁣
⁣
O veleiro passa pela região de Ibiza e Formentera, e a cada dia você vai dormir em uma praia diferente. Além disso, é claro que você vai descendo para conhecer as cidades, os restaurantes, beach clubs… aliás, o centro histórico de Ibiza e todo fortificado e uma graça. ⁣
⁣
Você pode fazer a cotação direto com o @homeonesail e aproveitar essa viagem que pode ter certeza que vai ser especial!! ⁣
⁣
⁣
⁣
#ibizastyle #ibizalife #ibiza❤️ #formenteralovers #eupraiana #brasileirosnaeuropa #viajantesbrasileiros #mulheresviajantes #viagememcasal #brasileirosnaespanha #veleiro
UMA RUA CHEIA DE CASINHAS COLORIDAS COM MAIS DE 30 UMA RUA CHEIA DE CASINHAS COLORIDAS COM MAIS DE 300 ANOS DE HISTÓRIA!

Esse é um dos lugares mais fotografados dos EUA, em uma cidade onde a beleza é escancarada. 

⚡️ @PortaDeEmbarque faz parte do #SquadNossa, o time de criadores de @nossa_uol, canal de lifestyle do UOL! Se você ama cozinha, viagem e decoração, vem com a gente! Fique de olho para não perder os próximos conteúdos!

#SquadNossa #NossaUOL #NossaVIaja #Viagem #EUA #RainbowRow #Charleston #ViagemEUA
ESSA É UMA DAS BIBLIOTECAS MAIS BONITAS DO MUNDO! ESSA É UMA DAS BIBLIOTECAS MAIS BONITAS DO MUNDO! 

É a biblioteca de Dublin, na faculdade Trinity College! A visita custa 19 euros e inclui tanto a biblioteca quanto a exposição do Livro de Kells, um dos livros mais antigos do mundo, escrito com pena de ganso pelos monges celtas no ano 800! 

#dublin #brasileirosemdublin #brasileirosnairlanda #i̇rlanda #brasileirosnaeuropa #viajantesbrasileiros #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes #dicasdeviagem
VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR NESSA PRAIA A SÓ UMA VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR NESSA PRAIA A SÓ UMA HORA DE ORLANDO?

Essa é New Smyrna Beach, que parece feita para oassar dias bem relaxantes! O gostoso é que dá para fazer tudo a pé: você sai da praia e já encontra vários bares,cafés, restaurantes e lojas praianas. New Smyrna Beach ainda é um centro artístico e tem trechos da praia cheios de dunas protegidas!

* Viagem a convite do Visit Florida

#LoveNSB #LoveFL #AmoFlorida #newsmyrnabeach  #newsmyrnabeachfl #brasileirosnaflorida #brasileirosemorlando #brasileirosnoseua #mulheresviajantes #viajantesindependentes
AGORA FAÇO PARTE DO TIME DE CONTEÚDO DO UOL! É AGORA FAÇO PARTE DO TIME DE CONTEÚDO DO UOL!

É o Squad Nossa, do @nossa_uol , o canal de lifestyle do UOL! 

Vou continuar trazendo para vocês muita informação,  hotéis e destinos de sonhos, e os lugares mais interessantes do mundo para conhecer! 

Esse é o nosso time que vai apresentar muitas dicas e entretenimento para quem ama cozinhar, viajar e decorar a casa.

▪️ @portadeembarque: Natália nos mostra hotéis incríveis e alguns dos lugares mais interessantes do mundo 

▪️ @rakun.p: Com receitas deliciosas, Pedro estourou no TikTok e atualmente apresenta o programa ‘Cozinha Por Aí’, de Nossa

▪️ @chefalineguedes: Pesquisadora de gastronomia, a chef traz as melhores receitas e dicas para quem ama cozinhar

▪️ @paulobiacchi: Em ‘Será Que Vira?’, o creator sai para garimpar e encontrar itens que podem ganhar vida nova na decoração

▪️ @lierson: O chef está ‘Em Busca do Melhor Podrão’, conhecendo lugares que vão do dogão da kombi ao sushi de rua

▪️ @lauraomiranda: Apaixonada por gastronomia e viagens, ela sempre deixa a marca do seu lifestyle em suas receitas e nos lugares que frequenta

▪️ @orafaelnomade Rafael viaja o mundo conhecendo destinos completamente remotos, nos levando para uma imersão cultural

▪️ @marezans: De forma divertida, apresenta o ‘Senta Que Lá Vem História’, trazendo curiosidades e bastidores de destinos turísticos e do universo gastronômico

▪️ @comalaemcasa: Mari e Esdras comandam o ‘Coma Lá Em Casa’ e nos convidam para uma jam session culinária em sua casa no Cerrado 

▪️ @thiagosimpatia: No ‘Cozinha das Quebradas’, o apresentador traz belas histórias e sabores de pequenos empreendedores gastronômicos da periferia

▪️ @gabriellism: Autora da newsletter Bares e Restaurantes, de Nossa, nos introduz aos pontos mais legais de São Paulo, além de viajar para trazer informações e curiosidades

▪️ @destinosimperdiveis: Andy e Dea nos levam para conhecer os lugares mais paradisíacos que existem no planeta

Não deixe de acompanhar a gente!

#SquadNossa #NossaUOL #NossaVIaja #NossaReceitas  #brasileirospelomundo #viajantesbrasileiros #dicasdeviagem #mulheresviajantes #viajantesindependentes #viagemdeluxo
VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR DESSA CIDADE NOS EUA? VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR DESSA CIDADE NOS EUA?

Savannah foi a primeira cidade planejada dos Estados Unidos, e é por isso que a cidade é tão bonita. É super arborizada, tem uma praça a cada três quadras, a beira do rio, e ainda é cidade histórica. Também é o lugar para provar a gastronomia do sul dos EUA e é ainda a cidade dos coquetéis! Convenci? Você vai amar!

*Viagem a convite da Travel South USA e do Visit Savannah

#travelsouthusa #savannah #georgia #brasileirosnoseua #brasileirosemorlando #brasileirosnaflorida #visitsavannah #dicasdeviagem #mulheresviajantes #viajantesbrasileiros
HOTEL HISTÓRICO LINDO E COM PREÇO JUSTO NA SUÍÇA⁣
⁣
O Kurhaus fica em Bergün, a só 15 minutos a pé da linha do trem panorâmico que faz uma das rotas mais bonitas da Europa! É um dos hoteis históricos da Suíça e, para fazer parte do grupo, o hotel não precisa ter luxo como é o caso do Kurhaus: precisa manter a história, ter pelo menos 30 anos e ser autêntico. Fica a dica de um hotel bem acessível para parar enquanto você faz a rota de trem panorâmico na Suíça! ⁣
⁣
*viagem a convite do Turismo da Suíça! ⁣
⁣
⁣
⁣
#ineedswitzerland #inLOVEwithSWITZERLAND #Suíça #brasileirosnasuiça #viagemromantica #hoteisincriveis #viagensincriveis #brasileirosnaeuropa #viagememcasal #viagemperfeita #suiça #zurique #berninaexpress #tremnasuica

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato