Mala para o Atacama: o que levar no inverno, no verão…

por   Natalia Manczyk
0 Comentários
salar de tara, atacama, chile

Fazer a mala para o Atacama foi complexo. Eu nunca fui de separar as coisas com antecedência, aliás, arrumo tudo algumas horas antes de embarcar, já que tenho aquelas roupas que vão quase sozinhas para a mala. Quer dizer, com exceção da mala para o Atacama.

Comecei a pensar nela umas três semanas antes da viagem e assumo: é algo complexo. Fui no fim de junho e vi que a temperatura seria de 2 a 20 graus. Como é deserto, lá é assim: bem frio à noite e quente durante o dia. Bateu o desespero! Quais seriam as roupas mais práticas para passar o dia caminhando no deserto e em um mesmo dia viver o inverno e o verão? Os atacamenhos dizem toda hora para usar a “técnica da cebolla”, ou seja, vestir-se em camadas, com uma blusa leve embaixo, uma malha e um casaco. Mas tem algumas particularidades.

Organize a sua viagem:

Mala para o Atacama: o que levar

  • Um casaco daqueles quentes, mas ao mesmo tempo finos e bem leves de nylon, preferencialmente que enrolem e virem um rolinho. Levei o meu da Uniqlo e foi super útil. É bem quentinho e muito prático para tirar perto do meio-dia (quando esquenta), colocar na mochila e passar o dia carregando sem levar peso. Seria bem chato ficar o dia inteiro andando com um casacão na mão, mais a câmera, garrafa de água e etc. Vi que a Decathlon vende desses. Onde eu errei: o meu é branco, então passar o dia no deserto com ele, já viu né? Como grande parte do solo é de origem vulcânica, a areia é escura, o que quer dizer que todas as suas roupas vão voltar quase pretas. Enfim, melhor levar um escuro.

 

  • Malha de fleece: O bom é que essas malhas esquentam na medida. Elas são boas para usar de manhã, quando está frio, e na hora que esquenta durante o dia elas são leves para guardar na mochila.

 

  • Legging: Até pode ser qualquer uma, mas a que foi ótima para mim foi uma que custei a achar: uma segunda pele que pudesse ser usada como legging, sem aquelas costuras feias das calças segunda pele que só podem ser usadas embaixo de outra calça. Foi uma boa porque de manhã, quando está frio, ela é mais quentinha que as leggings normais e à tarde ela não esquenta demais. Tinha levado só uma dessa e me arrependi. Melhor levar mais, porque as roupas sujam muito no Atacama.

Veja mais: 

geiseres de tatio no amanhecer com muita fumaça no Atacama. Chile

A gente tem que chegar no amanhecer aos gêiseres para ver melhor a fumaça. Por isso é muito frio

  • Calça de tactel: Não é das mais bonitas, eu sei, e só comprei a minha para ir ao Atacama. Mas é ótima para as caminhadas, especialmente nos passeios com muita planta, porque elas protegem mais que as leggings quanto aos rasgos  — e cactos não faltam lá, né? No passeio para o Salar de Atacama paramos em um povoado no meio de um oásis, então esse é um dos lugares com bastante verde e onde vale usar a calça. Outro é o trekking pelo Guatin, uma caminhada que não é das mais conhecidas, mas é linda: é pelas pedras ao longo do rio  e em meio a um monte de cactos gigantes.
trekking no Guatin_o que levar na mala para o atacama

Para o trekking no Guatin é essencial o tênis de caminhada, calça de tactel e a inseparável mochila

  • Mochila: Não costumo usar mochila, mas não tem como ficar sem ela no Atacama. Você vai ter que ir tirando as blusas durante o dia e claro que o mais prático é guardar na mochila. Eu estava em dúvida entre uma pequena, de 10 litros (para ser mais prática para as caminhadas) e uma maior, de 20 litros. Por fim, decidi pela de 20 litros: foi perfeita e indico o tamanho. Na pequena não caberiam as malhas mais a câmera e a água.
Seguro Viagem: América do Sul
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*
GTA 12 BRONZE AMÉR. LATINA COVID-19 PREMIUM30 GTA 12 BRONZE AMÉR. LATINA COVID-19 PREMIUM30 Assistência médica USD 12.000 Bagagem extraviada USD 450 (SUPLEMENTAR) R$ 49/dia*
  • Roupas de inverno para ir ao gêiser: Além daquele casaco levinho de nylon para as caminhadas, separe um casacão bem quente para aguentar o frio ao redor dos gêiseres (no inverno, lá faz uma média de -15 graus mas pode chegar a -30; no verão já faz 6 graus) Como eu estava vindo de uma estação de esqui, fui com uma calça segunda pele mais a minha calça de esqui (claro que você não precisa ocupar a mala com uma calça de esqui só para isso, mas leve a sua calça mais quente), meias grossonas, gorro, luva e cachecol. É esse o kit básico para esse dia.

 

  • Calcule pelo menos três meias por dia: muitos passeios são das 9h ao meio-dia e das 15h às 19h. Isso significa que em vários dias você vai fazer um tour de manhã e outro à tarde e vai voltar com a meia preta (por causa da areia escura) do passeio da manhã.

 

  • Meia de tecido leve que cubra a canela: isso fez falta na minha mala para o Atacama. Como estava vindo de uma estação de esqui, minhas meias mais altas eram grossas (e à tarde eu passaria calor demais se usasse elas) e as normais não cobriam a canela (aí passava frio de manhã e no fim da tarde). Deveria ter levado algumas meias pretas finas para usar com a legging preta e cobrir a canela.
Mala-atacama-flamingos

Flamingos no Salar de Atacama: ver o pôr do sol lá é especial. Então, leve casacos para aguentar o frio da noite

  • Tênis: isso é básico, mas pense em tênis (um ou dois) bons para caminhar na areia (o que quer dizer que é melhor não ter muitos furinhos) e em pedras (as trilhas são tranquilas, mas tem algumas com descidas cheias de pedrinhas) e que sejam quentes. Eu levei um normal, de andar na cidade, e um Timberland impermeável para uma trilha mais complicada (como a do Guatin, onde eu tinha que andar pelas pedras ao longo do rio) e para o passeio aos gêiseres. Separe o sapato quente para ir até lá.

 

  • Garrafa de água: é essencial na mala para o Atacama. Como é deserto, o Atacama é uma secura só. Dá vontade de beber água a cada minuto e, para não sentir o mal da altitude, o remédio é beber bastante água. Prefira as térmicas para que a água continue geladinha a partir do meio-dia, a hora que começa o calor.

 

  • Protetor solar: Parece estranho passar protetor solar no corpo antes de colocar malhas e casacos. Mas como durante o dia esquenta e você ficará só de regata ou camiseta, é essencial na mala para o Atacama. O sol lá queima bastante também porque reflete na areia.

 

  • Protetor labial e hidratante pequeno e leve: o clima seco faz com que a gente sinta necessidade de passar um creme toda hora. Homens: vocês também. Não é frescura.

 

  • Colirio, soro fisiológico ou Rinossoro: Os olhos e o nariz também ficam secos e levar essas coisinhas alivia.

 

  • Importante: Não vá com a ideia de comprar o que faltar em San Pedro de Atacama. O centrinho é uma graça, mas é minúsculo (em meia hora você já anda por todas as ruas) e a única loja de roupas que tem é a da North Face, que muitas vezes estoura o orçamento da viagem.
Geiseres de Tatio: Atacama

Gêiseres de Tatio: com esse dia lindo não parece, mas lá geralmente faz abaixo de zero grau

Mala-Atacama

O Salar de Tara é um dos lugares mais altos: chegamos a 4.870 metros. Então, prepare-se para o frio

 

Gostou do conteúdo que você leu sobre a mala para o Atacama e o que levar? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Faça seu seguro viagem e evite pagar caro em caso de acidentes ou perda da mala. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

 

Summary
Lista definitiva da mala para o Atacama: o que levar
Article Name
Lista definitiva da mala para o Atacama: o que levar
Description
Faça seu checklista e conheça TUDO o que levar na mala para o Atacama
Author
0 Comentários
11

Você também pode gostar de