Brasileiros precisam de visto para o Japão. Então para vocês conseguirem se organizar, vejam aqui quais são os documentos necessários, quanto custa, quanto tempo demora para tirar o visto e, além disso, como foi a minha experiência para conseguir o visto de turista para o Japão: o que perguntam na entrevista no consulado, como pagar…
Quem precisa tirar o visto de turista?
Brasileiros precisam de visto para o Japão, mas os cidadãos destes países estão isentos do processo. Assim sendo, se você tem cidadania de algum deles, pode usar o seu passaporte para entrar no Japão e não precisará do visto.
Atenção: o passaporte deve ter validade mínima de três meses e a partir da emissão de visto, desse modo o viajante tem até 3 meses para entrar no Japão.
Minha experiência: Apesar de eu ter passaporte europeu, escolhi tirar o visto para o Japão só para ter toda a documentação certinha. Imaginem viajar 24 horas, dar algum problema e ter que voltar para casa?
Outro fator que me fez escolher tirar o visto: a pessoa que viajaria comigo não tem passaporte europeu. Dessa maneira, preferi não deixar a minha acompanhante sozinha conversando com os oficiais japoneses enquanto eu passaria pela imigração sem grandes burocracias. É uma escolha pessoal.
Vejam mais:
- Reserve seu hotel em Tóquio com os melhores preços
- Lojas de 100 ienes em Tóquio: uma perdição
- O melhor jeito de rodar pelo Japão é com o Japan Rail Pass, passe que dá direito a praticamente todos os trens do país. O site para comprá-lo é o Rail Pass Brasil
Documentos necessários
Apesar de ser preciso apresentar muitos documentos para tirar o visto para o Japão, a única parte demorada é separar a documentação. O consulado é organizado, não há filas e o processo é rápido.
- O primeiro passo é entrar no site da Embaixada do Japão e escolher se você vai fazer o visto de uma entrada, dupla entrada ou múltiplas entradas.
- Preencha à mão ou no computador o Formulário da Solicitação de Visto para Entrada no Japão
- Preencha à mão ou no computador o Cronograma de Viagem
Separe os documentos:
- Passaporte (original)
- Formulário de Solicitação de Visto (original)
- Uma foto 4,5 X 4,5cm ou 3X4 cm nítida e recente
- Carteira de Identidade RG ou RNE (cópia simples)
- Passagem de ida e volta ou print de reserva de todos os trechos (original e cópia simples)
- Cronograma de viagem (original)
- Comprovante de renda (original e cópia simples)
• Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega) E extratos bancários dos 3 últimos meses (ex.: extrato de aplicações, poupança, investimentos)
• Outros comprovantes de renda
•Dependente de pais, filhos ou cônjuge: apresentar Comprovante de renda do financiador da viagem e documento que comprove a relação familiar (cópia simples)
Minha experiência: Caso vocês ainda não tenham hotel, tudo bem apresentar no Cronograma de Viagem só uma prévia. No consulado, não há checagem se o hotel já foi reservado.
O importante é mostrar que você não vai trabalhar no Japão, tem trabalho e meios de se manter no Brasil e que a viagem é apenas de turismo (por isso os hotéis, a passagem de ida e volta, etc.).
Eu tinha levado todos os documentos acima (não levei o original do Imposto de Renda, e só a cópia foi suficiente), mas ainda assim a atendente me pediu extrato das minhas aplicações financeiras.
Tive que correr no banco e voltar ao consulado. A dica é realmente levar todos os documentos pedidos e chegar com antecedência para dar tempo de buscar um documento que faltou e para que você não precise voltar ao consulado outro dia só para isso).
Qual é o horário de funcionamento do Consulado do Japão em São Paulo?
O Consulado Geral do Japão fica no Shopping Top Center: Av. Paulista, 854 (a 5 minutos a pé da Estação Brigadeiro e da Estação Masp)
Atenção: para fazer o visto para o Japão, o horário de funcionamento do Consulado é das 9h às 12, às segundas, quartas e sextas-feiras. Às terças e quintas, a solicitação de visto é só para agências.
Também se programem para a retirada do visto: o horário é só das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira, e pode ser feito só pelos solicitantes ou parentes de primeiro grau.
Minha experiência: esta informação não está tão escancarada no site do consulado, e deveria estar. Fui uma das muitas que chega na quinta-feira e parou nas catracas.
O atendimento é conforme a ordem de chegada, e segundo as atendentes a maioria das pessoas chega no horário da abertura.
Nesse horário, provavelmente você vai esperar bastante para ser atendido (todos esperam em uma salinha com cadeiras e revistas, pelo menos). Cheguei às 11h e levei cerca de meia hora para ser chamada.
Quais são as perguntas na entrevista do Consulado?
Algumas perguntas que costumam fazer no consulado quando você for tirar o visto para o Japão: “A foto é recente?”, “É a sua primeira vez no Japão?”, “Você é autônomo?” .
Minha experiência: Não são perguntas assustadoras, né? Então, é só levar a documentação exatamente como é pedida e você não vai ter problemas.
Foto recente (mesmo que você ache que não envelheceu tanto) e se você for autônomo leve comprovantes de renda como autônomo ou de quem está pagando a viagem.
Quanto custa o visto para o Japão?
Visto de uma entrada: R$ 86
Visto de múltiplas entradas: R$ 171 (para um período máximo de permanência de até 90 dias e validade de até 3 anos)
O pagamento da taxa deve ser feito no momento da retirada, em dinheiro, no guichê do Setor de Visto.
Atenção: Quem for a Okinawa e às regiões afetadas pelo terremoto (províncias de Fukushima, Iwate e Miyagi) serão isentos da taxa consular. Desse modo, é só apresentar um comprovante, como a passagem aérea ou reserva de hotel.
Quanto tempo leva para o visto japonês ficar pronto?
Se a documentação estiver certinha, o visto para o Japão sai bem rápido: desse modo, o tempo médio é de dois dias úteis.
Minha experiência: Foi assim mesmo. Deixei o passaporte na sexta-feira, e na quarta-feira seguinte, o visto já estava pronto para ser buscado.
*Viagem com o apoio do Japan Rail Pass Brasil. O conteúdo do post é independente, baseado na opinião livre da repórter
Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo
Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros. Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.