Era 8 da manhã quando, depois de uma noite de chuva, o sol voltava a brilhar na ilha grega de Astypalea. Da sacada do meu quarto, eu via as cores que sempre pintam a Grécia: o azul royal do céu e do mar vibrantes, o branco ofuscante das casinhas esparramadas pelo morro e um castelo de pedras feito no ano de 1400 no topo.
Na estrada, entretanto, circulava uma minivan verde-limão que talvez não combinasse com as cores que se espera de outras ilhas gregas, mas em Astypalea o carro colorido combina muito bem. É o ônibus elétrico Astybus, que, junto com tantos outros carros elétricos modernosos, já viraram parte do cenário da ilha. É que Astypalea vem sendo usada como ilha-modelo da Europa e laboratório para a mobilidade inteligente e sustentável no mundo.
O projeto de a ilha ser um teste para a mobilidade na Europa é um acordo entre o governo grego, a prefeitura e a Volkswagen, que vêm desde 2021 trazendo veículos elétricos, apps de mobilidade inovadores e ações de energia sustentável para Astypalea.
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São apenas 1300 moradores nessa ilha a nove horas de barco de Atenas (ou, mais fácil, uma hora de voo), mas todo verão, a população vê chegar 10.000 turistas interessados nas praias, na gastronomia grega e na autenticidade da ilha ainda não tão conhecida quanto Santorini e Mykonos. É uma pequena amostra do que é possível criar em sustentabilidade, e, independentemente do tamanho da ilha, o prefeito Nikolaos Komineas explica que Astypalea quer mostrar na prática, e não na teoria, que é possível ser sustentável.
A ilha dos carros elétricos
Uma das ações do projeto é incentivar os veículos elétricos na ilha: táxis e carros do governo, como polícias e ambulâncias, já são elétricos. Mas para incentivar os moradores, eles têm direito a um desconto de cerca de 30% para a compra dos veículos elétricos da Volkswagen, e então mais cerca de 30% de desconto com o subsídio do governo grego dado para a compra de carros elétricos de qualquer montadora.
Com isso, a população tem o livre arbítrio para escolher carros de qualquer marca, mas são os da Volkswagen os mais vistos na ilha por conta da vantagem ainda maior no preço. O e-Up!, por exemplo, à venda na Europa por um preço de tabela de € 27.200, pode ser comprado pelos moradores por € 13.147. Agora, a Volkswagen prepara o lançamento do ID.1, que promete dar continuidade à expansão da mobilidade elétrica em Astypalea.
As empresas de aluguel de carro também têm direito ao desconto, o que significa que os turistas também ganham a chance de dirigir por Astypalea com os carros elétricos, e experimentar a sensação de circular por uma ilha grega no maior silêncio, ouvindo só o barulho do mar e dos miados dos inúmeros gatinhos.
E não é preciso ser morador para ter facilidade em carregar os carros elétricos: há pontos de recarga por toda a ilha. “Como participante do programa, a prefeitura concordou em fazer a infraestrutura necessária para a recarga elétrica. Colocamos carregadores públicos em vagas de estacionamentos, incluindo o centro, o porto e o aeroporto”, conta o prefeito.

o prefeito Nikolaos Komineas, idealizador do projeto
O preço do “combustível” é tão baixo que nem entra no orçamento da viagem: a carga completa do carro elétrico custa € 0,40 nos pontos do porto e € 0,50 no centro. Leva cerca de uma hora para carregar completamente os modelos elétricos nos pontos de recarga oficiais, mas turistas raramente precisam recarregar os veículos.
Isso porque a ilha tem apenas 18 km de comprimento por 13 km de largura e os carros elétricos usados no projeto têm autonomia média de 200 km. Ainda assim, esperar a carga em Astypalea não é um problema. Afinal, os pontos de recarga costumam ter uma vista agradável. Na cidade de Chora, por exemplo, eles são com vista para o mar e para os moinhos que enfeitam a cidade.

A cidade principal, Chora, tem diversos pontos de carregamento
Em Astypalea, é possível carregar até 20 carros elétricos simultaneamente (sem contar os plugs nas tomadas das casas, claro), uma proporção de pontos de carregamento por quantidade de moradores que só Astypalea tem. E não são só os carros elétricos que entraram no programa. E-scooters também têm subsídios e passaram a fazer parte do cenário da ilha sustentável.
No entanto, apesar do incentivo em Astypalea, ainda faltam pontos de recarga no continente. Por isso, há quem tenha um carro convencional só para viajar para Atenas e há quem ainda não tenha os substituído pelos carros com a tecnologia: até o momento são cerca de 84 carros elétricos na ilha.
Ônibus inovador
Ainda que os carros elétricos venham aos poucos tomando a ilha, o que dá a cara de “smart island” a Astypalea são os ônibus Astybus. Foi com eles, aliás, que nasceu todo o projeto. Era dezembro de 2019, e Nikolaos, o atual prefeito, havia sido eleito havia dois meses. O engenheiro civil e morador há 40 anos de Astypalea estava descontente com os ônibus tradicionais que rodavam pela ilha, ocupando espaço nas ruas estreitas. “Os ônibus criavam problemas. Eles eram muito grandes, tinham que parar em todos os pontos e geravam trânsito. Além disso, o verão aqui é quente, e as pessoas tinham que esperar no sol”, descreve Nikolaos.
Interessado em criar um novo sistema de ônibus, ele foi a Atenas conversar com o Ministro dos Transportes, e descobriu que a Volkswagen já estava em conversação com o ministro das Relações Exteriores para encontrar um prefeito interessado em abraçar a ideia de uma região-modelo para a mobilidade na Europa. Ele diz que poderia ser conspiração do universo, mas foi aquela história velha conhecida de estar na hora certa com a pessoa certa.
Em colaboração com a montadora então, foi criado o Astybus, a minivan verde-limão que se tornou ônibus on demand. Paradas de ônibus físicas não existem mais: elas são virtuais e estão indicadas na ilha por QR Codes. Basta entrar no app AstyMOVE, e escolher o horário e para qual ponto o turista ou o morador vai. Um sistema, também idealizado pela Volkswagen para o projeto, organiza as sete minivans de Astypalea para levar quem vai para a mesma direção.

Os pontos de ônibus virtuais identificados por QR codes
Para turistas, a passagem custa de € 3,50 a € 5 dependendo da zona a que vão. “Isso colaborou muito com o trânsito na ilha e a ter mais vagas de estacionamento. Os turistas não precisam vir de carro a Astypalea, e mesmo que venham, podem deixar o carro no hotel e chamar o Astybus para poderem comer e beber sem preocupação”, conta Nikolaos. Segundo o prefeito, o Astybus chegou a fazer 350 viagens em um dia em agosto, o pico da temporada, levando cerca de 700 pessoas. “Se essas 700 pessoas fossem pegar os ônibus, a ilha teria muito trânsito”, analisa.
Junto com os ônibus, também foi criado o sistema de car sharing, o que significa que pelo mesmo app, turistas e moradores podem aproveitar um dos seis pontos disponíveis para pegar carros, bicicletas elétricas e e-scooters, aproveitar as praias praticamente virgens da ilha e então deixar o veículo em um dos pontos.
Mas, de nada adiantaria para Astypalea trazer tantos carros elétricos, e parar o exemplo de sustentabilidade por aí. O projeto visa ainda tornar a ilha até 2026 um local carbono zero, produzindo a energia elétrica por meios alternativos. Um sistema híbrido de energia com um parque solar está sendo montado para abastecer toda a frota de carros elétricos e gerar 60% da energia da ilha. A reutilização da água que iria para o oceano e até mesmo a inclusão de carros autônomos em Astypalea estão também nos objetivos para garantir que de 80 a 90% dos recursos da ilha sejam sustentáveis até 2026.
A União Europeia, as empresas e a população estão acompanhando as ações, que já atravessaram o oceano. O prefeito foi inclusive convidado por um governo dos Emirados Árabes para criar uma vila sustentável por lá. São os efeitos das ações nessa ilha grega até então pouco conhecida.