Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato

Porta de Embarque

  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato
Crônicas da estrada

Como é viajar sozinha: Mulher, solteira e viajante

por   Natalia Manczyk 2 de maio de 2016
por   Natalia Manczyk 2 de maio de 2016 0 Comentários

viajar sozinha

 

Dia desses, na mesa de bar, uma amiga da minha idade, beirando os 30, lançou que estava com medo de viajar sozinha pela primeira vez.

Como iria caminhar por Bogotá? Conseguiria fazer o passeio no ônibus turístico sem o namorado ao lado? E na hora de entrar em um restaurante? Seria só sentar à mesa e pedir o prato?

Com tantas apreensões por coisas tão “complexas”, eu estava certa de que ela passaria semanas solitária e isolada na capital colombiana.

Mas não. “O pessoal da empresa onde eu trabalho chega só no dia seguinte.  Vou ter que ficar um dia inteiro sozinha lá”, reclamou ela.

Minha amiga, coitada, seria obrigada a viver longas e duradouras 24 horas forçada a ser independente e a conhecer a si mesma.

Minha experiência em viajar sozinha

Não sou como ela. A primeira vez que viajei para outro país completamente sozinha, sem que qualquer familiar me acompanhasse e sem que eu conhecesse uma pessoa sequer no destino, foi aos 11 anos.

Concorrendo com adultos em provas de conhecimentos gerais e redação, eu havia ganhado o prêmio Cidadão do Mundo da escola de inglês, e por duas semanas dormiria em um alojamento, estudaria o idioma e passearia nos Estados Unidos.

A Natália que sozinha pegava um avião rumo à Flórida era mirradinha, magricela, a mais baixinha dviajar sozinhaa turma, de cabelo chanel, franja e aparelho fixo. Chorou de medo só até chegar ao aeroporto. Depois disso, viciou.

A Natália dos 28 anos continua baixinha, e não espera os amigos ou o namorado para tirar férias.

Compra a passagem e vai. Simples assim. Aprendeu que o melhor jeito é abrir mão do conforto e ficar em um hostel.

Já fez isso em Quebec, Barcelona, San Andrés e Colônia e assim descobriu que há muita gente que, como ela, arruma a mala e  parte.

Também sabe que pode agendar um curso qualquer em um país qualquer. Inventou de fazer aulas de alemão por três semanas em Berlim e voltou para o Brasil com assuntos que se alongaram por anos com os novos amigos: a jornalista ucraniana, o cozinheiro espanhol, a enfermeira italiana, a administradora chilena…

Viajar sozinha é minha profissão

Por ossos do ofício como repórter de turismo, também viaja muito sozinha. E, voilá, tem que admitir: não é sempre um mar de rosas. Em Las Vegas, ouviu xavecos desaforados do segurança da balada por estar na fila arrumada e sem a galera.

Em Sydney, teve de responder grosso ao homem que quis sentar-se junto no restaurante só porque a cadeira da frente estava desocupada.

E na Colômbia simplesmente relevou a cantada à beira-mar, virou as costas e foi fazer algo mais agradável: mergulhar no Mar do Caribe.
 

Mas não importa. Foi como lonely traveller que pôde caminhar numa ilhota autraliana ouvindo sviajar sozinhaó o rugido do vento e das ondas, abrir um livro e nem ver a tarde cair entretida em um gramado de Berlim e se dar ao luxo de ficar das 9 da manhã às 9 da noite em um outlet de Seattle experimentando e comprando sem que ninguém a apressasse. Agora, mandaria o recado para a Natália dos 11 anos e para a amiga receosa dos quase 30 anos: vá. Viajar sozinha vai lhe fazer muito bem.

 

Crônica
0 Comentários
15
FacebookTwitterPinterestEmail
Natalia Manczyk

Trabalhou como repórter de viagem por 11 anos em uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e ama essa vida de descobrir (e divulgar) cantos pouco conhecidos.

Post anterior
Muito mais que uma simples mochila
Próximo post
Viagem de férias X Viagem a trabalho

Você também pode gostar de

Salvem os rinocerontes!

26 de julho de 2019

Be, o quê? Belize!

30 de junho de 2016

Viagem sem estresse

8 de maio de 2016

Viagem de férias X Viagem a trabalho

7 de maio de 2016

Muito mais que uma simples mochila

1 de maio de 2016

Deixe um comentário

Salvar meu nome e email para a próxima vez em que eu comentar

Encontre aqui

Novidades

Macáya: novo restaurante latino-americano em São Paulo

Stopover em Portugal: TAP muda o programa e agora tem mais vantagens

Novos shows da Broadway chegam a Nova York

Tem mais no Instagram

O que a cultura pode fazer por uma cidade? 
Na P O que a cultura pode fazer por uma cidade?

Na Polônia, Łódź é a prova de que é possível renascer. Foi de “patinho feio” com passado industrial a Cidade Criativa da UNESCO. Transformou fábricas abandonadas em centros culturais com cinema, lojas e shows; trouxe arte para os muros, revitalizou ruas históricas e criou festivais para todos os gostos celebrando a diversidade de culturas (até carnaval brasileiro tem espaço por aqui).

Hoje, recebe 2,5 milhões de visitantes por ano, é cidade segura e símbolo de como uma cidade pode se transformar valorizando a inovação, a memória e a cultura.

#lodz #polonia #viajantesbrasileiros #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes #polônia #dicasdeviagem
ROTEIRO PELA EUROPA FORA DO ÓBVIO Esse roteiro c ROTEIRO PELA EUROPA FORA DO ÓBVIO

Esse roteiro conecta países, arquiteturas e culturas em uma viagem só: pela Letônia, Estônia, Finlândia e Suécia. 

Pegando ônibus, barco, avião e trens dos aeroportos para o centro essa rota inclui muralhas medievais, arquitetura nórdica e a vida em cidades banhadas pelo mar, com mercados de peixes na beira da água e orlas bem animadas que formam a cara da Europa. 

Manda para quem também vai gostar de um roteiro fora do óbvio conhecendo culturas tão ricas a cada fronteira. 

#brasileirosnaeuropa #viagempelaeuropa #tallinnoldtown #estocolmo #mulheresviajantes #helsinki #finlandia #viajantesbrasileiros
UMA DAS ESTRADAS MAIS BONITAS DA EUROPA! ⁣ ⁣ A UMA DAS ESTRADAS MAIS BONITAS DA EUROPA! ⁣
⁣
A Atlantic Ocean Road é uma das estradas mais famosas da Noruega e já foi considerada por jornais e revistas como a melhor road trip do mundo. Tem 8,2 km que conectam uma série de ilhotas desabitadas ao longo da County Road 64. 

Ganhou o título de construção norueguesa do século, é considerada patrimônio cultural e classificada como Rota Turística Nacional. Mais uma vantagem: é gratuito percorrer essa que é considerada uma das estradas mais bonitas da Europa.

⁣
⁣
⁣
⁣
#noruega #noruega🇳🇴 #norway🇳🇴 #viajantesbrasileiros #mulheresviajantes #brasileirosnaeuropa #escandinavia #viagemperfeita #roadtripeurope #oslo🇳🇴
VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR DE SAINT AUGUSTINE?⁣ ⁣ 

A cidade foi fundada em 1565 e é a mais antiga dos Estados Unidos continental. Você pode passar dias bem gostosos aqui: passeando entre as construções históricas, comendo bons frutos do mar e olhando para o mar em uma viagem bem romântica! ⁣ 

⁣ *viagem a convite do Visit Florida ⁣ ⁣

 #adv #visitflorida #floridahistoriccoast #LoveFL #AmoFlorida #saintaugustine #staugustinefl #staugustine #brasileirosnaflorida #brasileirosemorlando #viajantesbrasileiros #viagememcasal #viagemromantica #brasileirosnosestadosunidos
QUANTO CUSTA O TREM NA SUÍÇA BERNINA EXPRESS:⁣ QUANTO CUSTA O TREM NA SUÍÇA BERNINA EXPRESS:⁣
⁣
Aviso 1:Lembrando que os preços variam conforme a época do ano (no verão os preços são um pouco mais altos). ⁣

Aviso número 2: as imagens do vídeo são da primeira classe porque eu tinha o Swiss Travel Pass para a primeira classe - mas as duas são bem confortáveis! ⁣
 
Aviso 3: a rota nos trens convencionais não tem a janelona de vidro, mas tem uma vantagem: a janela abre e você pode fazer imagens sem o reflexo.⁣
⁣
Aviso 4: viagem a convite do Turismo da Suíça (@myswitzerlandbr )⁣
⁣
O que mais você gostaria de saber? ⁣
⁣
⁣
⁣ 
#ineedswitzerland #inLOVEwithSWITZERLAND #Suíça #brasileirosnasuiça #viagemromantica #viagemdetrem #berninaexpress #brasileirosnaeuropa #viagememcasal #viagemperfeita #suiça #zurique
Você já sabia que o Wisconsin é assim? Esss e Você já sabia que o Wisconsin é assim? 

Esss estado dos EUA surpreende. No verão tem toda essa vida de mar mas sem o mar: com passeios de barco, peixes na beira do lago, praia e hotéis na beira do lago. 

Além disso, dá para aproveitar a gastronomia com queijos e frutas vermelhas, os muitos museus com arquitetura que é uma atração por si só e cidades bem animadas! Tudo isso a só uma hora e meia de Chicago.

*Viagem a convite do Travel Wisconsin e Brand USA.

#travelWI #VisiteosUSA #wisconsin #visitlakegeneva #lakegeneva #visitmilwaukee #milwaukee #destinationkohler #kohler #brasileirosnoseua
CINCO COISAS INCRÍVEIS SOBRE A ISLÂNDIA!⁣ ⁣ CINCO COISAS INCRÍVEIS SOBRE A ISLÂNDIA!⁣ ⁣ Você já sabia de alguma delas? ⁣ 

⁣ Estou dando a volta pela Islândia em um cruzeiro de nove dias da Swan Hellenic Cruises e ainda vêm muito mais curiosidades e cenários por aí!⁣ ⁣ 

⁣ ⁣ #Islandia #islândia #swanhellenic #reykjavikiceland #reykjavik #brasileirosnaeuropa #viajantesbrasileiros #mulheresviajantes #viajenaviagem #apaixonadosporviagem #cruzeirosmaritimos
VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR NAS VILAS DE COTSWOLD VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR NAS VILAS DE COTSWOLDS? ⁣ ⁣ 

Para não precisar alugar carro e conhecer várias vilas da Inglaterra fiz um passeio de dia inteiro para Cotswolds com a @getyourguide . Foi um ótimo esquema porque temos o transporte entre uma vila e outra, as informações durante o trajeto e, em cada cidade, ficávamos livres para explorar por conta própria. As cidades que eu visitei e estão no vídeo são: ⁣ 
⁣ -Burford⁣ 
- Bibury⁣ 
-Bourton-on-the-water⁣ 
-Stow-on-the-wold⁣ ⁣ 

Manda para quem também vai gostar de conhecer! ⁣ ⁣ ⁣ 

#Getyourguide #getyourguidecommunity #cotswolds #brasileirosnainglaterra #brasileirosemlondres #brasileirosnaeuropa #mulheresviajantes #viajenaviagem #dicasdeviagem #viagemperfeita
UMA DAS ROTAS DE TREM MAIS BONITAS DA EUROPA! ⁣ UMA DAS ROTAS DE TREM MAIS BONITAS DA EUROPA! ⁣ ⁣ 

É assim a viagem no trem Bernina Express, na Suíça! A rota vai de Chur a Tirano, na Itália, e são 122 km que poderiam ser feitos em 4 horas. Eu fiz em três dias porque o negócio é parar no caminho e dormir nas cidadezinhas em meio aos Alpes. 

Se você tiver o Swiss Travel Pass tem direito a pegar qualquer trem na Suíça, e então é só pegar o trem no próximo dia. 

Atenção: apenas o vagão panorâmico é preciso reservar por uma média de 32 francos suíços (o preço varia conforme o mês). ⁣ ⁣ 

* Viagem a convite do Turismo da Suíça (@myswitzerlandbr )⁣ ⁣ ⁣ ⁣

 #ineedswitzerland #inLOVEwithSWITZERLAND #Suíça #brasileirosnasuiça #viagemromantica #viagemdetrem #berninaexpress #brasileirosnaeuropa #viagememcasal #viagemperfeita #suiça #zurique #tremnasuiça

Sobre o Porta de Embarque

Sobre o Porta de Embarque

Quem faz o Porta de Embarque?

Natalia Manczyk tem o trabalho dos sonhos: é jornalista de turismo. Foi repórter por onze anos de uma das maiores revistas de viagem do Brasil. Viaja todo mês mundo afora e conhece mais de 60 países. Leia mais sobre a autora.

Reserve já o seu hotel e a sua passagem!

booking

Quer ficar sabendo das novidades do mundo? A gente te avisa!

  • Promoções
    • Brasil
    • Mundo
    • Serviços
    • Voos
  • Destinos
    • África
    • América do Norte
    • América Central
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Hospedagem
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Crônicas da estrada
  • contato
  • Sobre
  • Dicas de viagem
  • Consultoria de viagem personalizada

*A responsabilidade pela comercialização dos produtos é da empresa de turismo. O blog Porta de Embarque somente faz a divulgação. Todos os direitos de texto e imagem são reservados.

Desenvolvido e otimizado por Estúdio Sunday by Sundaycooks.


Back To Top
Porta de Embarque
  • Home
  • Destinos
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • Dicas de hotéis
  • Consultoria de viagem personalizada
  • Histórias de viagem
  • Sobre
  • contato