O que fazer em Meknès e Volubillis

por   Natalia Manczyk
0 Comentários

O Marrocos não é só Marrakech e o deserto. Sendo assim, fiz um roteiro completo pelo Marrocos, conheci cerca de dez cidades, e entre elas fui a Meknès  (onde está o incrível sítio arqueológico de Volubillis). Vale a pena ir, então saibam o que fazer em Meknès:

O sultão Moulay Ismail, megalomaníaco fundador de Meknés, ficaria bem desapontado hoje em dia ao ver que Meknés não tem mais a fama que ele almejou. Entretanto, Meknnès, que está a 150 km de Rabat e  no caminho para a vizinha Fez, é um baita ponto de parada. Afinal, ela já foi capital do país, planejada por Ismail para ser uma toda poderosa do mundo. 

Veja mais:

Ismail queria muito. E não só para a cidade de Meknès. Dizem que ele teve 500 esposas e 888 filhos – os  800 mil habitantes de Meknès hoje em dia devem jurar que são parentes do sultão.

Desse modo, deixou a (grande) família, e foi buscar escravos e ouro no sul da África para construir a imensa medina (cidade antiga) de Meknès, erguida no século 17.

A medina de Fez pode até ser mais conhecida, mas a de Meknés é mais extensa: tem 44 km de muralhas de adobe enquanto a vizinha conta com 26 km.

Veja mais:

A porta mais bonita para a cidade antiga é a Bab Mansur – construída por Ismail como homenagem a… ele mesmo, mas também aos muçulmanos da dinastia. É inclusive Patrimônio da Humanidade pela Unesco e descrita como uma das mais belas portas do mundo. Por ser tão especial, é só para ser olhada e não tem como passar por ela. 

Meknes-o-que-fazer-em-meknes.jpg

 

Entre na medina por algum outro portão e vá até as ruínas do estábulo onde Ismail guardava os 12 mil cavalos de puro sangue árabe e todas as comidas para alimentar essa tropa. Paredes grossas, canais de água sob o piso, portas de cortiça e as abóbodas por onde entra a luz na escuridão são dignos de um cenário de Abre-te Sésamo.

Meknes-o-que-fazer-em-meknes4

Volubillis

Mais um motivo para ir a Meknés: só assim você vai conhecer o sítio arqueológico de Volubillis. É uma das regiões mais incríveis do Marrocos, tanto que é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Volubillis esta a 28 km da medina de Meknès, trajeto que leva cerca de 35 minutos. Dessa maneira, quando os campos verdinhos pareciam não levar a lugar algum – a não ser a algum posto de estrada – o ônibus parou na entrada de Volubillis. Ali, colunas romanas fincam o horizonte mostrando que lá no século 3 a vizinhança era super valorizada.

Os romanos construíram naquela época uma cidade de frente para as colinas e dificultaram a nossa vida hoje em dia: não se sabe se é para olhar os arcos, pedras e monumentos, os campos verdes à frente ou as alegres flores selvagens que pintam o chão de amarelo.  

Meknes-oque-fazer-em-meknes-volubillis

Meknes-o-que-fazer-em-meknes2-volubillis Meknes-o-que-fazer-em-meknes2-volubillis

Como fui em março, durante o inverno, fazia bastante frio e o céu estava nublado. Se Volubillis já era bonita assim, fiquei imaginando com sol.

Sendo assim, um pequeno museu no início do sítio arqueológico mostra os objetos usados pelos romanos em Volubillis no século 3.

Gostou do conteúdo que você leu? Então planeje aqui a sua viagem

Você não paga a mais por isso, tem direito a descontos e ajuda o Porta de Embarque a produzir ainda mais conteúdo

Seguro viagem com o melhor preço. Compare o preço de todos os seguros viagem, escolha o seu e ainda ganhe 5% de desconto

Reserve seu hotel no Booking.com. Você encontra ofertas de hospedagem e ainda pode cancelar quando quiser

Alugue seu carro comparando o preço em mais de 100 locadoras. E o que é melhor: sem IOF e com parcelas de até 12 vezes sem juros.

Viaje conectado. Tenha chip de internet no celular funcionando sempre bem e com desconto de 5%. É so digitar o cupom PORTADEEMBARQUE5.

0 Comentários
19

Você também pode gostar de